Eduardo Nery. A Verdade da Ilusão

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Exposição organizada no âmbito do ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte» e apresentada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste ciclo foram apresentados três fotógrafos e três pintores, incluindo o artista português Eduardo Nery (1938-2013), a quem foi dedicada uma vasta seleção de fotografias produzidas entre 1979 e 1987.
Exhibition forming part of the Photography as Art/Photography as Medium series held at the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The series featured three photographers and three painters, including Portuguese photographer Eduardo Nery (1938-2013), to whom a vast selection of photographs produced between 1979 and 1987 was dedicated.

Última exposição do ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», que decorreu no Centro de Arte Moderna (CAM) entre outubro de 1986 e maio de 1987, antecedida pelas mostras «Gérard Castello Lopes. Insignificâncias», «Cruz Filipe. Pintura» e «Fotografias de Jorge Molder», «Helena Almeida. Frisos» e «Fotografias de Manuel Magalhães».

Associados às diversas exposições, e respetivo programa de visitas guiadas, foram ainda organizados, com a colaboração do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), dois colóquios para reflexão e debate sobre questões levantadas pela prática da fotografia na contemporaneidade.

A complexidade e abrangência do tema é de imediato evidente se olharmos para os artistas selecionados: três fotógrafos – um do «momento decisivo», outro do nu feminino, e um outro de ficções –, aos quais se juntavam três pintores que faziam usos distintos da fotografia. Estes e aqueles não foram agrupados desta forma, mas sim apresentados alternadamente, como se pode verificar pela ordem das exposições.

Nesta exposição, Eduardo Nery (1938-2013) apresentava uma vasta seleção de trabalhos em fotografia produzidos entre 1979 e 1987, alguns dos quais inéditos. Nestes, destacavam-se duas linhas de ação: uma que vinha na continuidade das colagens da série O Museu Imaginário na Sociedade de Consumo, exposta em 1976 no Museu Nacional de Arte Antiga; e outra que assentava em variações de texturas, superfícies, formas, padrões.

Da primeira, fazia parte um conjunto de fotografias, produzidas entre 1981 e 1985, em que reproduções de obras de arte históricas – como Danae (1907), de Gustav Klimt, ou Retrato de Madame Récamier (1800), de Jacques-Louis David – eram sobrepostas a imagens banais (paisagens urbanas, rurais e marítimas, pavimentos e solos). Este jogo de colagens é retomado em 1986-87 com uma série de trabalhos em que ambientes siderais são atravessados por elementos terrenos. Visualmente, estas imagens fotográficas (como, por exemplo, Rompem-se as estrelas, Trajectória, Apocalipse Now) estão muito próximas das obtidas em experiências de navegação em realidades virtuais. Curiosamente, foi nesse mesmo ano que Jaron Lanier adotou e popularizou o termo «realidade virtual» e que um dos projetos pioneiros desta geração (o Star Tours) foi inaugurado.

Do período intermédio, foram ainda apresentadas experiências de desdobramento, desfocagem, duplicação, sobreposição e inversão de cores, com imagens de superfícies diversas e paisagens.

José Luís Porfírio, no seu texto para o catálogo da exposição, afirma: «Não se tendo optado por um contraponto sistemático com outras actividades plásticas no domínio da pintura ou da colagem, a exposição é simultaneamente um fragmento e um corte num percurso.» (Eduardo Nery. A Verdade da Ilusão, 1987)

Na ausência de contextualização ou de referências à obra pictórica desenvolvida pelo artista ao longo deste período, a sua prática fotográfica parecia surgir aqui como atividade paralela e autónoma, com objetivos próprios, dos quais se destacava a reflexão sobre o vasto poder ilusório da imagem.

Depois de ter sido apresentada na Sala de Exposições Temporárias do CAM, esta seleção de fotografias integrou, a par das de Manuel Magalhães (1945) e de Helena Almeida (1934-2018), o «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea (Primeira Parte)», no Museu Luís de Camões – Galeria de Exposições do Leal Senado (Macau), em 1988.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Axis Mundi

Eduardo Nery (1938-2013)

Axis Mundi, 1980 / Inv. 06FP472/1

Duas Épocas

Eduardo Nery (1938-2013)

Duas Épocas, 1983 / Inv. 06FP474

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/1

Silente

Eduardo Nery (1938-2013)

Silente, 1983 / Inv. 06FP473

Axis Mundi

Eduardo Nery (1938-2013)

Axis Mundi, 1980 / Inv. 06FP472/1

Duas Épocas

Eduardo Nery (1938-2013)

Duas Épocas, 1983 / Inv. 06FP474

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/1

Silente

Eduardo Nery (1938-2013)

Silente, 1983 / Inv. 06FP473


Eventos Paralelos

Colóquio

Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte

3 dez 1987 – 4 dez 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Eduardo Nery. A Verdade da Ilusão]

14 mai 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Mesa-redonda / Debate / Conversa

Mesa redonda sobre a obra do Pintor Eduardo Nery

7 mai 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com o processo referente à organização da mesa-redonda sobre a obra de Eduardo Nery e à visita guiada à exposição por Fernando Azevedo. Contém correspondência, notas de pagamento e lista de convidados de Eduardo Nery. 1986 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00132

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, lista de convidados de Eduardo Nery, correspondência interna e textos para o catálogo. 1986 – 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01103

Pasta referente à organização da mesa-redonda e da visita guiada. Contém ficha de evento. 1987 – 1987


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.