Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea (Primeira Parte)

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Primeira exposição do «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea», uma iniciativa do Leal Senado de Macau, organizada em parceria com o Centro de Arte Moderna e o Serviço ACARTE. Foi reunida uma seleção das obras fotográficas de Eduardo Nery (1938-2013), Manuel Magalhães (1945) e Helena Almeida (1934).
First exhibition of the Contemporary Portuguese Photography Series, an initiative of the Municipal Council of Macau organised in partnership with the Modern Art Centre and the ACARTE department. The show featured a selection of photographic works by Eduardo Nery (1938-2013), Manuel Magalhães (1945) and Helena Almeida (1934).

No seguimento do ciclo de exposições «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», organizado pelo Centro de Arte Moderna (CAM) com a colaboração do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), António Conceição Júnior (conservador do Museu Luís de Camões – Leal Senado de Macau) manifestara o seu interesse em apresentar o ciclo em Macau, o qual constituiria, nas suas palavras, «um desvendar, para a população local, sobretudo para aquela que se dedica à fotografia, de outras linguagens, perceptivelmente mais herméticas do que o olhar naturalista a que estamos habituados» (Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea, 1988).

Enquanto no CAM os artistas selecionados tinham exposto o seu trabalho individualmente, na Galeria de Exposições do Leal Senado o ciclo desdobrou-se em dois momentos. Sob o título «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea (Primeira Parte)», foi reunida uma seleção das obras fotográficas de Eduardo Nery (1938-2013), Manuel Magalhães (1945) e Helena Almeida (1934-2018). A individualidade de cada uma destas propostas era salientada pela exposição das obras de cada artista em espaços distintos, ainda que contíguos. A Galeria de Exposições do Leal Senado era constituída por quatro salas, sendo neste caso a primeira, de maiores dimensões, ocupada pelas colagens fotográficas de Eduardo Nery, seguindo-se as imagens intervencionadas do nu feminino de Manuel Magalhães. Por último, o friso de Helena Almeida unificava as duas restantes salas.

Manuel Magalhães foi nomeado por José Sommer Ribeiro para comissário do ciclo, tendo viajado até Macau por ocasião da inauguração desta exposição. No seu relatório dá conta do seguinte: «[…] nos contactos que efectuei quer com os visitantes da exposição quer com os presentes à comunicação que proferi, pude testemunhar o grande interesse e aceitação que atribuíram a estas duas realizações relacionadas com a fotografia. As reacções foram francamente positivas e as obras apresentadas possibilitaram veicular diferentes aspectos da expressão fotográfica, constituindo uma grande novidade para o público.» (Relatório de Manuel Magalhães, 1988, Arquivos Gulbenkian, CAM 00150)

Mariana Roquette Teixeira, 2017

Following the cycle of exhibitions «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte» [Photography as Art/Photography as Media], organised by the Modern Art Centre (CAM) with the collaboration of the Department of Artistic Creation and Art Education (ACARTE), António Conceição Júnior (curator of the Luís de Camões Museum – Leal Senado of Macao) expressed his interest in displaying this cycle in Macao, which would be, in his own words, “(…) an unravelling for the local population, especially those devoted to photography, of other languages noticeably more hermetic than the naturalistic view we are accustomed to” (Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea, 1988).

At the CAM, the selected artists displayed their work individually, whereas at the Leal Senado Exhibition Gallery the cycle was divided into two moments. A selection of photographic works by Eduardo Nery (1938-2013), Manuel Magalhães (1945) and Helena Almeida (1934-2018) were brought together, under the title «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea» (Primeira Parte) ([Cycle of Contemporary Portuguese Photography (First Part)]). The individuality of each of these proposals was emphasized by the display of the works of each artist in separate, though contiguous, spaces. The Leal Senado Exhibition Gallery consisted of four rooms. The first, being the largest,  was occupied by Eduardo Nery's photographic collages, followed by Manuel Magalhães' intervened female nude images. Finally, the frieze of Helena Almeida unified the two remaining rooms.

Manuel Magalhães was appointed by José Sommer Ribeiro as commissioner of the cycle, having travelled to Macao on the occasion of the opening of this exhibition. His report reads as follows: “(...) in the contacts I made with the visitors of the exhibition and with those that attended the talk I gave, I was able to witness the great interest and acceptance granted to these two events related to photography. The reactions were frankly positive and the works presented allowed to convey different aspects of the photographic expression, establishing a great novelty for the public. "(Report by Manuel Magalhães, 1988, Gulbenkian Archives, CAM 00150)


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Axis Mundi

Eduardo Nery (1938-2013)

Axis Mundi, 1980 / Inv. 06FP472/1

Axis Mundi

Eduardo Nery (1938-2013)

Axis Mundi, 1980 / Inv. 06FP472/2

Duas Épocas

Eduardo Nery (1938-2013)

Duas Épocas, 1983 / Inv. 06FP474

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/2

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/1

Silente

Eduardo Nery (1938-2013)

Silente, 1983 / Inv. 06FP473

Axis Mundi

Eduardo Nery (1938-2013)

Axis Mundi, 1980 / Inv. 06FP472/1

Axis Mundi

Eduardo Nery (1938-2013)

Axis Mundi, 1980 / Inv. 06FP472/2

Duas Épocas

Eduardo Nery (1938-2013)

Duas Épocas, 1983 / Inv. 06FP474

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/2

Longos Caminhos

Eduardo Nery (1938-2013)

Longos Caminhos, 1980 / Inv. 84FP175/1

Silente

Eduardo Nery (1938-2013)

Silente, 1983 / Inv. 06FP473


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

A Imagem Fotográfica no Séc. XX

24 mai 1988
Edifício do Leal Senado
Macau, China

Publicações


Fotografias

Fotografias em álbum de aspetos de exposição

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00150

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, listagem de obras, relatório de Manuel Magalhães, recortes de imprensa. 1987 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S003-P0093

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.