Acontecimentos II

Ciclo «Acontecimentos»

Exposição de fotografia que reúne as séries «Auto de Floripes», de John Demos (1944) e de Paul den Hollander (1950), realizadas propositadamente para o ciclo «Acontecimentos», comissariado por Jorge Molder (CAM) e Pedro Miguel Frade (ACARTE), ao longo de três meses (outubro-dezembro de 1988).
Photographic event bringing together the Auto de Floripes series by John Demos (1944) and Paul den Hollander (1950), taken for the Events series curated by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade, held over three months from October to December 1988.

Exposição integrada no ciclo «Acontecimentos», um projeto comissariado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade. Acolhido pelo ACARTE e organizado em colaboração com o Centro de Arte Moderna (CAM), este ciclo dava continuidade a anteriores iniciativas dedicadas à fotografia contemporânea, como o ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte». Ao longo de três meses (outubro-dezembro de 1988) foram apresentadas três exposições, duas conferências e uma mesa-redonda.

O convite feito aos seis fotógrafos selecionados para expor na Sala de Exposições Temporárias do CAM implicava um desafio: fotografarem certos fenómenos ou acontecimentos que lhes eram propostos pelos comissários (e que os afastavam dos seus temas de eleição e do género fotográfico que definia o seu trabalho), ou que traziam novos desafios ao modo como faziam fotografia. A série fotográfica daí resultante, realizada em Portugal, seria exposta em confronto com trabalhos anteriores, de modo a detetarem-se ruturas e continuidades. Cada uma destas exposições dava o mote para uma conferência proferida por um crítico de referência. O critério para a seleção dos fotógrafos e conferencistas é explicado pelos comissários do seguinte modo: «Tais convites não devem ser entendidos como representando um qualquer “state of the art”, mas, tão-só, como manifestando afinidades de gosto e reflexão.» (Acontecimentos, 1988)

Esta iniciativa tinha igualmente como objetivo «dotar o acervo do CAM de colecções de fotografia de autores de grande reputação e expressamente elaboradas» (Projeto apresentado ao ACARTE por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, 20 mar. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00155), tendo sido posteriormente acordada a aquisição de três fotografias a cada um dos artistas convidados.

A segunda exposição do ciclo era subordinada ao tema Auto de Floripes, uma representação teatral popular realizada anualmente na Aldeia das Neves, no distrito de Viana do Castelo, e cuja tradição remonta à Idade Média. John Demos (1944) e Paul den Hollander (1950), que trabalhavam na linha da fotografia documental, foram convidados a deslocar-se ao norte de Portugal para fotografar uma tradição regional. O objetivo, como esclarecem os comissários, era observar o olhar de dois fotógrafos relativamente a «um mesmo acontecimento, cujas possibilidades de compreensão não passam pela linguagem falada» (Ibid.).

Enquanto o trabalho de John Demos era de forte natureza documental, Paul den Hollander combinava e cruzava o registo documental do quotidiano com a fotografia de paisagem. Os resultados alcançados vão ao encontro das suas linhas de trabalho. Assim, como aponta José Sousa Machado: «A série de fotografias que John Demos realizou a partir do “Auto de Floripes” incide muito especialmente sobre a intensidade dos sentimentos dos participantes. […] A maioria das fotografias que Demos realizou, incluídas nesta série, são retratos em que a interioridade dos personagens projecta para o exterior uma força expressiva muito forte. […] Paul den Hollander fotografou com maravilhosa mestria a cintilação dos rituais, [as] oferendas, os andores, [os] coros de crianças vestidos de anjos.» (Machado, Diário Popular, 18 nov. 1988)

Os fotógrafos selecionaram ainda alguns trabalhos anteriores, para serem expostos juntamente com as séries realizadas em Portugal. Paul den Hollander fez acompanhar as suas imagens do Auto de Floripes com imagens captadas em museus de história natural e em jardins. John Demos trouxe consigo outros exemplos de cultos e rituais do quotidiano popular na Grécia, muitos deles pertencentes à série Shadows of Silence. Para analisar esta exposição no âmbito da fotografia contemporânea e suas problemáticas, foi convidado o crítico de fotografia norte-americano André Rouillé.

Mariana Roquette Teixeira, 2018

The exhibition was included in the Acontecimentos [Events] series, a project curated by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade. Hosted by Department of Artistic Creation and Art Education (ACARTE) and organised in cooperation with the Modern Art Centre (CAM), this series of events followed on from previous initiatives dedicated to contemporary photography, such as the Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte [Photography as Art/Photograph as Medium] series. Three exhibitions, two conferences and a round table were held over three months (October-December 1988). The invitation made to the six photographers selected to exhibit at the CAM's Temporary Exhibitions Gallery involved a challenge: to photograph certain phenomena or events that were proposed to them by the curators and diverted them from the themes or genres of photography that had defined their work up to that point or introduced new challenges to the way they did photography. The series of photographs that were produced in Portugal as a result were exhibited in contrast with previous works so that disconnects and continuities could be detected. Each of these exhibitions set the tone for a conference given by an international critic. The criteria used to select the photographers and conference speakers were explained by the curators as follows: These invitations should not be understood to represent any kind of 'state of the art' but simply the result of taste and reflection (Acontecimentos, 1988). The initiative also aimed to provide the CAM collection with photographs expressly made by highly renowned photographers (Plan submitted to ACARTE by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade, 20 Mar. 1987, Gulbenkian Archives, CAM 00155), and it was later agreed that three photographs would be acquired from each invited artist. The second exhibition in the series came under the theme Auto de Floripes, a folk performance held each year in the village of Neves, near Viana do Castelo, in a tradition dating back to the Middle Ages. John Demos (1944) and Paul den Hollander (1950), who worked with documentary photography, were invited to go to northern Portugal to photograph the regional tradition. The curators stated that that the goal was to observe the views of two photographers regarding the same event, their understanding of which does not involve the language spoken (ibid.).
While John Demos' work was highly documentary in nature, Paul den Hollander combined and intersected documentary records of everyday life with landscape photography. The results achieved match his lines of work. As José Sousa Machado says: The series of photographs made by John Demos based on 'Auto de Floripes' particularly deals with the intensity of the feelings of those taking part. (...) Most of the photographs made by Demos in this series are portraits in which the interior of the characters projects a very intense expressive force to the exterior. (...) Paul den Hollander showed great skill in his photographs of the scintillating rituals, offerings, platforms, choirs of children dressed as angels (Diário Popular, 18 Nov. 1988).
The photographers also selected some previous works to be exhibited together with the series made in Portugal. Paul den Hollander accompanied his images of the Auto de Floripes with images captured at museums of natural history and gardens. John Demos brought with him other examples of worship and rituals in people's everyday lives in Greece, many of which belonging to the Shadows of Silence series. French photography critic André Rouillé was invited to analyse this exhibition within the context of contemporary photography and its different issues.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Des Neues, Portugal, 1988

John Demos (1944-)

Des Neues, Portugal, 1988, 1988 / Inv. FE20

Des Neues, Portugal, 1988

John Demos (1944-)

Des Neues, Portugal, 1988, Inv. FE21

Fátima, Portugal, 1988

John Demos (1944-)

Fátima, Portugal, 1988, 1988 / Inv. FE22

Cap Roig

Paul den Hollander (1950-)

Cap Roig, 1982 / Inv. FE16

Untitled

Paul den Hollander (1950-)

Untitled, 1982 / Inv. FE14

Untitled

Paul den Hollander (1950-)

Untitled, 1982 / Inv. FE15

Des Neues, Portugal, 1988

John Demos (1944-)

Des Neues, Portugal, 1988, 1988 / Inv. FE20

Des Neues, Portugal, 1988

John Demos (1944-)

Des Neues, Portugal, 1988, Inv. FE21

Fátima, Portugal, 1988

John Demos (1944-)

Fátima, Portugal, 1988, 1988 / Inv. FE22

Cap Roig

Paul den Hollander (1950-)

Cap Roig, 1982 / Inv. FE16

Untitled

Paul den Hollander (1950-)

Untitled, 1982 / Inv. FE14

Untitled

Paul den Hollander (1950-)

Untitled, 1982 / Inv. FE15


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

[Ciclo Acontecimentos]

7 dez 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ciclo Acontecimentos]

13 out 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ciclo Acontecimentos]

10 out 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Madalena de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00488

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01129

Pasta com fichas de iniciativas, folheto e convite. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00155

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém correspondência, orçamentos, projeto apresentado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, convites, aquisições. 1987 – 1991

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00479

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém correspondência interna e orçamentos. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00957

Pasta com recortes de imprensa. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00298

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém projeto apresentado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, currículos dos comissários e fotógrafos participantes, correspondência, orçamentos, cronogramas, textos para o folheto, lista de convidados. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00478

Pasta com correspondência interna referente à produção da exposição. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00142

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém despesas e faturas. 1988 – 1990


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.