Acontecimentos I

Ciclo «Acontecimentos»

Exposição de fotografia que reúne as séries «Jardins de Lisboa», de Larry Clark (1943), e «A Costa Marítima dos Arredores de Lisboa», de Gilbert Fastenaekens (1955), realizadas propositadamente para o ciclo «Acontecimentos», comissariado por Jorge Molder (CAM) e Pedro Miguel Frade (ACARTE) ao longo de três meses (outubro-dezembro de 1988).
Photographic event bringing together the Lisbon Gardens series by Larry Clark (1943) and Sea Shore on the Outskirts of Lisbon by Gilbert Fastenaekens (1955), taken for the Events series curated by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade, held over three months from October to December 1988.

Exposição integrada no ciclo «Acontecimentos», um projeto comissariado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade. Acolhido pelo ACARTE e organizado em colaboração com o Centro de Arte Moderna (CAM), este ciclo dava continuidade a anteriores iniciativas dedicadas à fotografia contemporânea, como o ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte». Ao longo de três meses (outubro-dezembro de 1988), foram apresentadas três exposições, duas conferências e uma mesa-redonda.

O convite feito aos seis fotógrafos selecionados para expor na Sala de Exposições Temporárias do CAM implicava um desafio: fotografarem certos fenómenos ou acontecimentos que lhes eram propostos pelos comissários (e que os afastavam dos seus temas de eleição e do género fotográfico que definia o seu trabalho), ou que traziam novos desafios ao modo como faziam fotografia. A série fotográfica daí resultante, realizada em Portugal, seria exposta em confronto com trabalhos anteriores, de modo a detetarem-se ruturas e continuidades. Cada uma destas exposições dava o mote para uma conferência proferida por um crítico internacional. O critério para a seleção dos fotógrafos e conferencistas é explicado pelos comissários do seguinte modo: «Tais convites não devem ser entendidos como representando um qualquer “state of the art”, mas, tão-só, como manifestando afinidades de gosto e reflexão.» (Acontecimentos, 1988)

Esta iniciativa tinha igualmente como objetivo «dotar o acervo do CAM de colecções de fotografia de autores de grande reputação e expressamente elaboradas» (Projeto apresentado ao ACARTE por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, 20 mar. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00155), tendo sido posteriormente acordada a aquisição de três fotografias a cada um dos artistas convidados.

Larry Clark (1943) e Gilbert Fastenaekens (1955) abriram o ciclo. O primeiro, conhecido pelas suas imagens cruas sobre o desejo na juventude, os vícios, a violência, as situações-limite, foi desafiado a fotografar jardins de Lisboa, e o segundo, que revelava uma forte atração por paisagens noturnas, frias, maioritariamente de ruínas urbanas e industriais, foi convidado a captar o mar durante o dia. Fastenaekens mantém-se fiel às pesquisas que então o ocupavam, dirigindo o seu olhar para vestígios, detritos da passagem e de ações do homem na costa a sul de Lisboa. Também Clark encontra nos jardins certas situações ou particularidades que o transportam, de certo modo, para o seu universo, concentrando-se em vivências mais obscuras, do presente ou do passado, que tiveram lugar nesses espaços verdes.

Para analisar esta exposição, no âmbito da fotografia contemporânea e suas problemáticas, foi convidado o crítico de fotografia norte-americano Max Kozloff.

Mariana Roquette Teixeira, 2018

The exhibition was included in the Acontecimentos [Events] series, a project curated by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade. Hosted by Department of Artistic Creation and Art Education (ACARTE) and organised in cooperation with the Modern Art Centre (CAM), this series of events followed on from previous initiatives dedicated to contemporary photography, such as the Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte [Photography as Art/Photograph as Medium] series. Three exhibitions, two conferences and a round table were held over three months (October-December 1988).
The invitation made to the six photographers selected to exhibit at the CAM's Temporary Exhibitions Gallery involved a challenge: to photograph certain phenomena or events that were proposed to them by the curators and diverted them from the themes or genres of photography that had defined their work up to that point or introduced new challenges to the way they did photography. The series of photographs that were produced in Portugal as a result were exhibited and contrasted with previous works so that disconnects and continuities could be detected. Each of these exhibitions set the tone for a conference given by an international critic. The criteria used to select the photographers and conference speakers were explained by the curators as follows: These invitations should not be understood to represent any kind of 'state of the art' but are simply the result of taste and reflection (Acontecimentos, 1988).
The initiative also aimed to provide the CAM collection with photographs expressly made by highly renowned photographers (Plan submitted to ACARTE by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade, 20 Mar. 1987, Gulbenkian Archives, CAM 00155), and it was later agreed that three photographs would be acquired from each invited artist.
Larry Clark (1943) and Gilbert Fastenaekens (1955) opened the series. The former, known for his raw images of desire in youth, vices, violence, extreme situations, was challenged to photograph gardens of Lisbon and the latter, who demonstrated extensive attraction to cold, nocturnal landscapes, mostly urban and industrial ruins, was invited to capture the sea during the daytime. Fastenaekens remained faithful to the work he was doing at the time, turning his gaze to remains, casual detritus and people's actions on the coast south of Lisbon. Clark also found in certain situations or particularities in the gardens that transported him in a certain way to his own universe, focusing on more hidden experiences of the past or present that took place in those green spaces.
US photography critic Max Kozloff (1933) was invited to analyse this exhibition within the context of contemporary photography and its different issues.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

sem título

Gilbert Fastenackens (1955-)

sem título, Inv. FE23

Gardens of Lisbon (#3)

Larry Clark (1943-)

Gardens of Lisbon (#3), 1988 / Inv. FE19

Gardens of Lisbon (#4)

Larry Clark (1943-)

Gardens of Lisbon (#4), 1988 / Inv. FE18

Gardens of Lisbon (#6)

Larry Clark (1943-)

Gardens of Lisbon (#6), 1988 / Inv. FE17


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

[Ciclo Acontecimentos]

7 dez 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ciclo Acontecimentos]

13 out 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ciclo Acontecimentos]

10 out 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/001/02-D00269

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01129

Pasta com fichas de iniciativas, folheto e convite. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00155

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém correspondência, orçamentos, projeto apresentado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, convites, aquisições. 1987 – 1991

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00479

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém correspondência interna e orçamentos. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00957

Pasta com recortes de imprensa. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00298

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém projeto apresentado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, currículos dos comissários e fotógrafos participantes, correspondência, orçamentos, cronogramas, textos para o folheto, lista de convidados. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00478

Pasta com correspondência interna referente à produção da exposição. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00142

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém despesas e faturas. 1988 – 1990


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.