Uma Obra em Foco. Álbum de Gravuras Inglesas Setecentistas. Memória das Pinturas da Colecção Walpole

Iniciativa «Uma Obra de Arte em Foco»

Com o intuito de destacar e dar a conhecer novas obras de arte ao público, o Museu Calouste Gulbenkian decidiu implementar uma iniciativa denominada «Uma Obra de Arte em Foco», que, tal como está implícito no título, focava uma peça ou um conjunto de peças que, por razões de ordem vária, não foram incluídas na mostra permanente do Museu.
The Calouste Gulbenkian Museum launched the “A Work in Focus” initiative in order to showcase and introduce lesser-known artworks to the public. As the name suggests, the initiative focused on an artwork or a collection of works which, for whatever reason, had not been included in the museum’s original permanent exhibition.

A iniciativa denominada «Uma Obra de Arte em Foco», como o título sugere, põe em destaque uma peça ou um conjunto de peças da Coleção que, por razões de ordem diversa, não foram incluídas na mostra permanente do Museu Calouste Gulbenkian (MCG). Desta feita, o «foco» recaiu sobre um álbum de gravuras inglesas repartido em dois volumes, pertencente ao período de Setecentos. Esteve patente nas Galerias da Exposição Permanente do MCG, entre 20 de outubro de 2004 e 27 de janeiro de 2005.

Adquirido pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) aquando do leilão da Biblioteca Salema Garção, a 31 de maio de 2004, este álbum corresponde a uma coletânea das pinturas colecionadas por Sir Robert Walpole e vendidas, em 1779, a Catarina II da Rússia (Relatório, Balanço e Contas. FCG. 2004, 2005, p. 38).

Na obra apresentada colaboraram vários gravadores, entre os quais Richard Earlom (1743-1822), Robert Dunkarton (1744-c. 1817) e Valentine Green (1739-1813). Cada volume continha vinhetas gravadas por Francesco Bartolozzi (1725-1815) e um frontispício próprio: o primeiro volume apresentava a gravura da autoria da artista britânica Caroline Watson (1761-1814) do retrato de Catarina II, pintado pelo artista sueco Alexander Roslin (1718-1793); o segundo volume apresentava como folha de rosto uma gravura de James Watson, representando um retrato de Sir Robert Walpole, pintado por Van Loo.

Esta breve mostra foi complementada com a publicação de um folheto redigido por Manuela Fidalgo, coordenadora desta edição e conservadora do MCG (o qual não foi localizado até à data da presente investigação). O material fotográfico existente permite-nos recriar uma imagem do evento: o visitante era convidado a observar o álbum aberto, protegido por uma vitrina e acompanhado por breves textos de sala que elucidavam sobre a origem e a importância desta peça, bem como sobre outros aspetos referentes à Coleção Walpole e a Catarina II da Rússia, a quem Sir Robert Walpole vendeu, em 1779, parte da sua coleção de pintura.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A Set of prints engraved after the most capital paintings in the collection of Her imperial majesty the Empress of Russia, lately in the possession of the Earl of Orford at Houghton in Norfolk, with plans, elevations, sections, chimney pieces and ceilings.

John Boydell (1719-1804)

A Set of prints engraved after the most capital paintings in the collection of Her imperial majesty the Empress of Russia, lately in the possession of the Earl of Orford at Houghton in Norfolk, with plans, elevations, sections, chimney pieces and ceilings., 1788 / Inv. LA255A/B


Fotografias


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 24483

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2004


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