Da Califórnia a Bangalore: colaboração internacional e multidisciplinar revela novos dados sobre a formação dos centríolos

Investigadores desvendam a dinâmica de como os centríolos se formam sem um molde
19 mai 2021

Investigadores desvendam a dinâmica de como os centríolos (estruturas essenciais ao bom funcionamento das células) se formam sem um molde, observando-os a uma resolução em 4D sem precedentes. Por trás da descoberta está uma fortuita colaboração internacional que abrangeu uma longitude notável: Estados Unidos, Portugal e Índia. As experiências descritas na revista The Journal of Cell Biology mostram como se orquestra a montagem de um centríolo sem molde, e revelam novos dados para compreender a sua complexa regulação molecular.

Os centrossomas são organelos celulares que contêm dois centríolos rodeados por uma matriz de proteínas. Durante a divisão celular, interagem com o material genético e ajudam a distribuí-lo de forma igual pelas células-filha. Anomalias neste processo originam instabilidade do genoma, que leva à formação de tumores, infertilidade e microcefalias. A função dos centrossomas requer que as células tenham sempre o número certo de centríolos e isto implica que eles sejam duplicados antes da divisão celular. Tipicamente, fazem-no seguindo o molde que é dado pelos centríolos maduros. Mas nem sempre é assim. Em algumas circunstâncias, os centríolos conseguem montar-se de novo, sem necessidade de um molde, escapando assim ao controlo apertado que as células fazem normalmente ao seu número.

Uma equipa internacional coliderada pelos investigadores principais do IGC Ivo Telley e Mónica Bettencourt-Dias propôs-se a compreender melhor como se formam os centríolos de novo, um processo do qual pouco se sabe. Este ocorre naturalmente em muitos organismos, como algumas plantas, abelhas ou ratinhos, e é possível que também aconteça extemporaneamente no cancro, acelerando a cancerigénese. “No nosso laboratório, há já muito tempo tínhamos percebido que era possível induzir a formação de centríolos de novo, manipulando uma proteína que descobrimos em 2005 chamada PLK4. Esta controla a formação normal dos centríolos e está desregulada no cancro. No entanto, não tínhamos a resolução para observar este processo ao vivo, o que era muito frustrante” diz Mónica Bettencourt-Dias.