Modelação de redes

Claudine Chaouiya

As redes de regulação que controlam os processos celulares estão a ser descobertas, graças aos avanços tecnológicos.

Os modelos matemáticos em conjunto com as abordagens experimentais permitem obter mais informações acerca do funcionamento destas redes complexas e formular hipóteses, como por exemplo na identificação de estratégias adequadas para reforçar determinadas propriedades.

Neste contexto, considerando a complexidade e a dimensão destas redes, o grupo de investigação baseia-se fundamentalmente no enquadramento lógico. Este enquadramento poderá evidenciar as características chave das dinâmicas destas extensas redes, como demonstra o número crescente de modelos publicados.

A sua atividade está organizada de acordo com três vertentes:

– Desenvolvimentos metodológicos para potenciar a análise de grandes redes de interação (propriedades no que toca a atratores, acessibilidade, etc.)

– Implementação de novos métodos sob a forma de ferramentas de software

– Desenvolvimento de modelos para resolver questões biológicas específicas, em estreita colaboração com experimentalistas.

Publicações