Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918)

50.º Aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França

Exposição individual de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), integrada nas comemorações do 60.º aniversário da FCG, no 50.º aniversário da Delegação em França e no «Printemps Culturel Portugais». A mostra surgiu da vontade trazer novamente o artista a Paris, cidade que contribuiu para o amadurecimento da sua obra.
Solo exhibition of work by artist Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918) included in the celebrations for 60years of the Calouste Gulbenkian Foundation, 50 years of the Délégation en France and the Printemps Culturel Portugais. The show was the result of the desire to welcome the artist back to Paris, a city which had helped Souza-Cardoso grow as an artist.

A exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)», inaugurada no dia 18 de abril de 2016 nas Galeries Nationales du Grand Palais, em Paris, e aberta ao público a 20 de abril, realizava-se uma década depois da grande exposição intitulada «Amadeo de Souza-Cardoso. Diálogo de Vanguardas», organizada na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa, programada no âmbito das comemorações do cinquentenário da FCG e do centenário da partida do artista para Paris e das suas duas últimas exposições, ainda em vida, realizadas nas cidades de Lisboa e Porto.

Em 2016, a exposição, numa parceria entre a FCG e a Réunion des Musées Nationaux-Grand Palais (RMN-Grand Palais), integrava as comemorações do 60.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian e o 50.º aniversário da Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France. Por outro lado, a celebração da obra de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), concretizada neste projeto expositivo, surgia também da vontade da FCG de apresentar Amadeo à cidade de Paris, uma cidade fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho e onde ele permanecia um artista pouco conhecido do grande público, com uma única exposição individual (em 1958), realizada na Casa de Portugal. De acordo com o comunicado de imprensa divulgado na Newsletter da FCG, «[esta] mostra, apresentada numa das salas mais emblemáticas e mais visitadas da capital parisiense, constitui uma grande oportunidade para revelar internacionalmente um dos segredos mais bem guardados da arte moderna, citando o historiador de arte norte-americano Robert Loescher» (Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 175, abr. 2016, p. 20).

Neste contexto, um dos grandes propósitos do projeto curatorial era devolver ao artista o seu legítimo lugar na história da arte internacional e pôr fim ao seu esquecimento, uma vez que a sua morte prematura interrompera também as aparições públicas do seu trabalho, deixando em suspenso «a sua integração na dinâmica artística da vanguarda internacional […] confirmada pelo percurso expositivo de grande notoriedade que desenvolveu [no] breve período [em que esteve vivo]» (Ibid., pp. 24-25).

Para tal, a curadora da exposição, Helena de Freitas, profundamente conhecedora da obra do artista, procurou conceber uma exposição multidisciplinar, a fim de demonstrar que Amadeo de Souza-Cardoso tinha sido um artista plural que usava diferentes linguagens plásticas, entre a tradição e a modernidade, sendo simultaneamente vanguardista e intérprete de iconografia popular, por exemplo. Esta perspetiva transparecia logo no início do percurso expositivo, na transcrição de uma frase que o artista confidenciara sobre si numa carta endereçada a Lucie de Souza-Cardoso: «J'ai plus de phases que la lune.»

Para conceber e realizar esta exposição, a curadora reuniu uma equipa versátil, constituída por elementos nacionais e estrangeiros, capaz de abranger áreas como a história de arte, a música, o cinema, a filosofia, as artes plásticas, a museografia e a arquitetura. O percurso expositivo resultou num circuito aberto «chrono-thématique», dividido em treze secções, não lineares, distribuídas pelos dois pisos do edifício. Pretendia-se que a museografia não se sobrepusesse às obras e aos circuitos temáticos e, simultaneamente, que a exposição fosse aberta, com uma visão ampla, definida por linhas diagonais e curvas, evitando as orientações ortogonais. Na primeira sala, ao nível do primeiro andar, reuniam-se trabalhos e diversa documentação relativa ao período em que Amadeo viveu em Paris, entre os anos de 1906 e 1914; na segunda, no piso térreo, encontravam-se as obras do seu período de regresso a Manhufe (Portugal), a partir de 1914, no início da Grande Guerra.

Dividido em 14 núcleos, o percurso expositivo iniciava-se com um diversificado conjunto de documentação e de obras gráficas de Amadeo, propondo uma apresentação biográfica do artista. Os restantes núcleos, quase todos remetendo para títulos de obras de Amadeo, distribuíam-se por: «1. Saut du Lapin / Armory Show»; «2. D'Aprés Nature»; «3. Nature Vivante (Des Objets)»; «4. Femme – Mouvement»; «5. XX Dessins»; «6. La Légende de Saint Julien l'Hospitalier et les Héros de la Littérature»; «7. Tour d'Horizon»: «8. Chanson Populaire – Maison Poupée – Poéme en Couleur»; «9. Tête Nègre – Paysage Vert»; «10. Têtes Océan»; «11. Vie des Instruments»; «12. Zigzag – Arabesque Dynamique»; «13. Fraise Avant-garde». A exposição reunia um total de 220 obras, das quais 205 eram da autoria de Amadeo de Souza-Cardoso – entre pintura, desenho, aguarela, colagem ou cadernos de artista –, e as restantes pertenciam a Robert Delaunay (1885-1941), com dez obras; Constantin Brancusi (1876-1957), com três obras; Amedeo Modigliani (1884-1920) e Sonia Delaunay (1885-1979), com uma obra cada. Do conjunto faziam ainda parte três máscaras africanas, uma oriunda de uma coleção particular e as outras duas do Museu Nacional de Etnologia, e duas estampas japonesas, pertencentes ao British Museum.

A conceção do projeto expositivo e da museografia decorreu entre maio de 2014 e novembro de 2015. Findo este processo, a construção e montagem da exposição aconteceu entre meados de março e o início de abril de 2016.

Com o objetivo de enaltecer o caráter multifacetado do artista e o cruzamento de disciplinas, organizou-se um ciclo internacional de conferências, que tiveram lugar entre 20 de abril e 4 de junho de 2016, acompanhando a exposição no Grand Palais. Nestas conferências participaram a curadora Helena de Freitas, a historiadora de arte Catarina Alfaro, a professora Maria Filomena Molder, o professor Fernando Cabral Martins, o artista Pedro Cabrita Reis, o cineasta Christophe Fonseca e o historiador e gestor cultural Jean-François Chougnet. No âmbito da programação associada, realizou-se igualmente um ciclo de cinema português consagrado a Amadeo. Este ciclo, que decorreu entre 22 de abril e 3 de junho de 2016, exibiu os filmes Máscara de Aço contra Abismo Azul (1989) e Se eu fosse ladrão... roubava (2013), de Paulo Rocha; Voyage au Début du Monde (1997), de Manoel de Oliveira; e Ce Cher Mois d'Août (2008), de Miguel Gomes.

Ainda no domínio da programação complementar, o realizador luso-francês Christophe Fonseca, juntamente com Frédéric Wilner, produziu o documentário Amadeo de Souza-Cardoso. Le dernier secret de l'art moderne, que esteve em exibição no Grand Palais durante o período em que a exposição esteve patente. Reunindo um vasto conjunto de testemunhos – de especialistas, críticos e colecionadores – e cobrindo fases da investigação do projeto curatorial coordenado por Helena de Feitas, também consultora científica do filme, este documentário traçou o percurso artístico de Amadeo, devolvendo-lhe o seu legítimo lugar na geração do primeiro modernismo. O documentário teve uma antestreia no dia 13 de abril de 2016, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e foi exibido na RTP, a 20 de abril de 2016, e na France 5, a 8 de maio de 2016 («Documentário sobre Amadeo de Souza-Cardoso enche Gulbenkian», Diário de Notícias, 14 abr. 2016).

Numa fase inicial, os realizadores Edgar Pêra e Gabriel Abrantes também foram convidados pela FCG a fim de realizarem obras inspiradas no universo de Amadeo; todavia, estas obras, devido a diversos constrangimentos, não chegariam a ser realizadas para o Grand Palais. No entanto, o realizador Gabriel Abrantes, animado por este desafio, acabaria por realizar um filme, intitulado A Brief History of Princess X (2016), que se relaciona com o universo do artista e que estreou em 2016, em Londres.

O catálogo da exposição, em língua francesa, reuniu textos da curadora, Helena de Freitas, de Maria Filomena Molder, investigadora e professora de Estética na NOVA FCSH, de Catherine Grenier, diretora da Fondation Alberto et Annette Giacometti, em Paris, de Javier Arnaldo, historiador de arte e professor na Universidad Complutense de Madrid, de Christian Briend, conservador no Musée National d'Art Moderne, em Paris, e do investigador e historiador de arte Jean-Claude Marcadé. Juntamente com o catálogo, foi também publicado um outro volume, com textos de Raquel Henriques da Silva e de Leonor de Oliveira. Além destes, foram reeditados os catálogos antigos da exposição de 2006 sobre o artista, publicados pela FCG. Paralelamente, havia a intenção de realizar uma pequena tiragem dos XX Dessins, feita a partir das matrizes originais do artista, propriedade da FCG. O artista e técnico de gravura terá iniciado esse processo, mas devido a condições adversas das matrizes, este foi um projeto impossível de concluir.

Na qualidade de material complementar à exposição, sete objetos multimédia/audiovisuais foram instalados no espaço expositivo (percurso museológico): um audio manifest, composto por um manifesto de Almada Negreiros que seria lido por um ator francês, possivelmente Hugues Quester, e audível pelo público através de auscultadores (foi proposto à France Culture que se gravassem estas leituras para posterior emissão); uma instalação sonora nas escadas, com música de Francesco Balilla Pratella, La Guerra, de 1913; uma obra de Nuno Cera intitulada Tour d'Horizon, que consistia numa instalação vídeo das paisagens e lugares das obras e do universo de Amadeo de Souza-Cardoso; uma projeção da Légende de Saint Julien l'Hospitalier, feita a partir do livro integral e em dois ecrãs, com alguns detalhes e sonorização do Ballet de George Antheil e remistura de Jimi Tenor de uma das Vexations de Erik Satie; um diagrama interativo de relações entre Amadeo de Souza-Cardoso e outros artistas; um mapa da Europa e de Paris mostrando as viagens e os ateliês, apartamentos e agentes de arte do artista; um livro eletrónico (ebook) de um caderno de esboços do artista (cedido para a exposição por um colecionador particular); e, por fim, um diaporama biográfico com fotos do artista do acervo dos Arquivos Gulbenkian.

Além de Amadeo, o único artista português presente na exposição foi Nuno Cera, cujo trabalho em filme, Tour d'Horizon (2016) (Inv. 17IM85), estava diretamente relacionado com Amadeo. Segundo a curadora, «a escolha de Nuno Cera justifica-se pela sua adequação ao universo de representação desses lugares do artista e também pela sua experiência de aproximação fotográfica e videográfica de referência paisagística rural ou urbana. Sendo um trabalho autónomo e autoral, será apresentado também como um espaço de recriação dos lugares onde Amadeo viveu e trabalhou» (Comunicado de imprensa, 23 dez. 2015, Arquivos Gulbenkian, ID: 128007). Apesar de ser exposto autonomamente numa das rotondes do Grand Palais, este trabalho estava em articulação visual com as restantes salas, e por isso integrado no espaço expositivo. A obra consistia numa instalação vídeo, constituída por três ecrãs, com intervalos de cerca de 25 centímetros entre cada um. Era uma criação original em vídeo HD, com três canais de vídeo sincronizados e com 14 minutos de duração (vídeo H264), e produzido a cores e com som. As imagens foram realizadas a partir da paisagem e dos lugares que pontuavam a obra e o universo de criação de Amadeo: Manhufe, a cozinha e ateliê da casa do artista, o rio Tâmega, Castelo de Keriolet, etc.

A convite da RMN-Grand Palais e da FCG, deslocou-se a Lisboa, no fim do mês de janeiro, um grupo de jornalistas, a fim de conhecerem a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, tanto a reunida nas reservas do Centro de Arte Moderna (CAM) e a apresentada na exposição, então patente no CAM, O Círculo Delaunay, como a do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). No Grand Palais, em Paris, nos dias 14 e 15 de abril de 2016, dias antes da inauguração da exposição, foram organizadas visitas para a comunicação social, uma para jornalistas portugueses e outra para a imprensa internacional.

Dados finais dizem que a exposição recebeu quase 74 mil visitantes, 96% dos quais ficaram satisfeitos e 44% disseram que a exposição superou as suas espectativas (Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 179, set. 2016, p. 12).

Ana Lúcia Luz, 2020


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

"à ma vie"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"à ma vie", Inv. DP378

"Clown, Cavalo, Salamandra"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"Clown, Cavalo, Salamandra", Inv. 77DP345

"Cosinha da Casa de Manhufe"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"Cosinha da Casa de Manhufe", Inv. 86P36

"L' Athlète"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"L' Athlète", Inv. DP3339

(Cavaleiros)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Cavaleiros), Inv. 92P208

(D. Quixote)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(D. Quixote), Inv. 86P26

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

(Janellas do pescador)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Janellas do pescador), Inv. 77P16

(Natureza viva dos objectos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Natureza viva dos objectos), Inv. 86P35

(Paysagem           figura negra)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Paysagem figura negra), Inv. 86P23

31 DRAGONS cavallerie

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

31 DRAGONS cavallerie, Inv. 77DP344

A  casita clara    paysagem

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A casita clara paysagem, Inv. 77P15

A chalupa

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A chalupa, Inv. 77P22

Avant la corrida

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Avant la corrida, Inv. 06P1267

Brazões da cidades de  Pau, Bayonne e Tarbes

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões da cidades de Pau, Bayonne e Tarbes, Inv. DP391

Brazões da cidades de Montpellier e Narbonne

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões da cidades de Montpellier e Narbonne, Inv. DP383

Brazões da cidades de Vannes e Lorient

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões da cidades de Vannes e Lorient, Inv. DP382

Brazões das cidades de  Castres e Nimes

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Castres e Nimes, Inv. DP389

Brazões das cidades de Beziers e Alby

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Beziers e Alby, Inv. DP388

Brazões das cidades de Bordeaux, Montauban e Agen

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Bordeaux, Montauban e Agen, Inv. DP390

Brazões das cidades de Nantes e Angers

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Nantes e Angers, Inv. DP379

Brazões das cidades de Rennes e Saint - Malo

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Rennes e Saint - Malo, Inv. DP380

Brazões das cidades de Toulouse, Auch e Mont-de-Marsan

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Toulouse, Auch e Mont-de-Marsan, Inv. DP392

Brazões das cidades de Uzes e Aix

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Brazões das cidades de Uzes e Aix, Inv. DP381

Canção d'açude   poema em cor

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção d'açude poema em cor, Inv. 87DP335

Canção popular            a Russa e o Figaro

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção popular a Russa e o Figaro, Inv. 77P18

CRISTAL PARTIDO     CORAÇÃO     DIAMANTE

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

CRISTAL PARTIDO CORAÇÃO DIAMANTE, Inv. 87DP329

ÈCOLIER (dessin)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

ÈCOLIER (dessin), Inv. 86DP336

Étude A [Gemälde A / Quadro A]

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Étude A [Gemälde A / Quadro A], Inv. 13P1753

ÉTUDE DU NU (Desenho original n.º 8 para o álbum XX Dessins"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

ÉTUDE DU NU (Desenho original n.º 8 para o álbum XX Dessins", Inv. 77DP401

Ex - Libris

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Ex - Libris, Inv. 77DP337

Força   amor   raiva

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Força amor raiva, Inv. 77DP328

Frontespício e Data para o Album XX Dessins

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Frontespício e Data para o Album XX Dessins, Inv. DP3340 1-2

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, Inv. 77P2

Gustave Flaubert - La Légende de Saint Julien L'Hospitalier

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gustave Flaubert - La Légende de Saint Julien L'Hospitalier, Inv. DP1822

Janellas e postigos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Janellas e postigos, Inv. 91P223

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS), Inv. 77DP398

LA FORÊT MERVEILLEUSE (Desenho original nº 2 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA FORÊT MERVEILLEUSE (Desenho original nº 2 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP397

LA TOURMENTE (Desenho original n.º 18  para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA TOURMENTE (Desenho original n.º 18 para o álbum XX DESSINS), Inv. 92DP1548

L'ATHLÉTE (Desenho ORIGINAL n.º 6 para o álbum  XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

L'ATHLÉTE (Desenho ORIGINAL n.º 6 para o álbum XX DESSINS), Inv. 92DP1550

LE BAIN DES SORCIÉRES (Desenho original n.º 10 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE BAIN DES SORCIÉRES (Desenho original n.º 10 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP365

LE MOULIN (Desenho original nº 15 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE MOULIN (Desenho original nº 15 para o álbum XX DESSINS), Inv. 92DP1552

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha, Inv. 86P153

LE TIGRE (Desenho original n.º 16 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE TIGRE (Desenho original n.º 16 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP400

LE TOURNOI (Desenho original n,º 17 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE TOURNOI (Desenho original n,º 17 para o álbum XX DESSINS), Inv. 92DP1551

LES CHEVAUX DU ROI (Desenho original n.º 13 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LES CHEVAUX DU ROI (Desenho original n.º 13 para o álbum XX DESSINS), Inv. 77DP399

LES CHEVAUX DU SULTAN (Desenho original n.º 19 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LES CHEVAUX DU SULTAN (Desenho original n.º 19 para o álbum XX DESSINS), Inv. 92DP1553

Lévriers / Os Galgos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Lévriers / Os Galgos, Inv. 77P1

LITORAL    cabeça

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LITORAL cabeça, Inv. 86DP362

Mucha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Mucha, Inv. 86P21

MULHER DECEPADA     BRISEMENT DE LA GRÂCE CROISÉE DE VIOLENCE NOUVELLE

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

MULHER DECEPADA BRISEMENT DE LA GRÂCE CROISÉE DE VIOLENCE NOUVELLE, Inv. 92DP1109

Oceano vermelhão azul cabeça  AZUL  (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Oceano vermelhão azul cabeça AZUL (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert, Inv. 77DP358

Procissão Corpus Christi

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Procissão Corpus Christi, Inv. 86P34

RETRATO   PAYSAGEM

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

RETRATO PAYSAGEM, Inv. 87DP342

Retrato do Dr. Pallazzoli

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Retrato do Dr. Pallazzoli, Inv. 86DP333

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1546

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1568

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1565

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP369

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP360

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1590

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. DP1821

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1562

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1547

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 92DP1545

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP349

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP361

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP364

Sem título (Estudo de pormenor para a pintura "Galgos")

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título (Estudo de pormenor para a pintura "Galgos"), Inv. 77DP341

Sem título (Estudo para a pintura ''Galgos'')

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título (Estudo para a pintura ''Galgos''), Inv. 92DP1593

TÊTE

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

TÊTE, Inv. 92DP1108

Tête OCEAN

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Tête OCEAN, Inv. 77DP359

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1541

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1540

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1104

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P31

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1107

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P29

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P28

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P30

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P3

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P7

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P13

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1101

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1591

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1592

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, [1910?] / Inv. 77P152

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87DP340

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1110

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P14

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P8

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P19

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP330

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP334

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P1048

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92P209

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP363

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1102

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P27

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1105

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1103

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P25

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1554

Título desconhecido  (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

Título desconhecido (Azenha)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Azenha), Inv. 77P24

Título desconhecido (Barcos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Barcos), Inv. 86P33

Título desconhecido (Bellevue)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Bellevue), Inv. 86P156

Título desconhecido (Castelo)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Castelo), Inv. 77P154

Título desconhecido (Coty)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Coty), Inv. 68P11

Título desconhecido (Entrada)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Entrada), Inv. 77P9

Título desconhecido (Estudo para "Expositions Mouvantes - Corporation Nouvelle")

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Estudo para "Expositions Mouvantes - Corporation Nouvelle"), Inv. 77DP343

Título desconhecido (Máquina registadora)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Máquina registadora), Inv. 68P10

Título desconhecido (Montanhas)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Montanhas), Inv. 77P151

Título desconhecido (O jockey)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (O jockey), Inv. 77P5

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde, Inv. 68P17

Vida dos Instrumentos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Vida dos Instrumentos, Inv. 88P160

Crítico de arte / Crítico theatral / Crítico musical

Jorge Barradas (1894-1971)

Crítico de arte / Crítico theatral / Crítico musical, 1911 / Inv. DP275

Maquette de l'Album nº 1 des Expositions Mouvantes - Nord-Est-Sud-Ouest (étude)

Robert Delaunay (1885-1941)

Maquette de l'Album nº 1 des Expositions Mouvantes - Nord-Est-Sud-Ouest (étude), Inv. DE75

Projet Bulletin de souscription pour l'album nº 1 des Expositions Mouvantes Nord-Sud-Est-Ouest

Robert Delaunay (1885-1941)

Projet Bulletin de souscription pour l'album nº 1 des Expositions Mouvantes Nord-Sud-Est-Ouest, Inv. DE74


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

Les Rencontres du Mercredi

20 abr 2016 – 4 jun 2016
Galeries Nationales du Grand Palais
Paris, França
Ciclo de cinema

Les Films du Vendredi

22 abr 2016 – 3 jun 2016
Galeries Nationales du Grand Palais
Paris, França
Exibição audiovisual

Amadeo de Souza-Cardoso. Le Dernier Secret de l'Art Moderne (2015)

14 mar 2016 – 23 jun 2016
Galeries Nationales du Grand Palais
Paris, França

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Martins Sarkis Essayan (à esq.), Isabel Mota, Artur Santos Silva e Teresa Santos Silva (ao centro) e Jean-François Blarel (à dir.)
Anne Hidalgo, António Costa, Laurence Rossignol, Sylvie Hubac e Artur Santos Silva (fila da frente, da esq. para a dir.)
Anne Hidalgo (à esq.), Helena de Freitas,  Laurence Rossignol e Artur Santos Silva (ao centro), António Costa e Rui Moreira (atrás), Sylvie Hubac e Isabel Mota (à dir.)
João Pinharanda (à esq.) e António Costa (à dir.)
António Costa (à esq.), Anne Hidalgo (ao centro), Artur Santos Silva (à dir.), Teresa Santos Silva (atrás, centro ), Rui Moreira (atrás, centro), João Pinharanda (atrás, esq.)
Sylvie Hubac (à esq.), Artur Santos Silva, Laurence Rossignol, Helena de Freitas e António Costa (ao centro), Anne Hidalgo e Laurent Salomé (à dir.)
António Costa
José Neves Adelino (à esq.), Guilherme d´Oliveira Martins e Eduardo Marçal Grilo (ao centro) e Martins Sarkis Essayan (à dir.)
Christophe Fonseca (à esq.) e Ruben Alves (à dir.)
Aníbal e Maria Cavaco Silva
António Costa (à esq.), Manuel Cargaleiro (ao centro) e Artur Santos Silva (à dir.)
Miguel Magalhães (à esq.) e Laurent Salomé (à dir.)
Nuno Cera
Miguel Magalhães (à esq.) e Artur Santos Silva (à dir.)
Sessão de tiragem de gravura realizada no âmbito da exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918)»
Sessão de tiragem de gravura realizada no âmbito da exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918)»
Sessão de tiragem de gravura realizada no âmbito da exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918)»
Sessão de tiragem de gravura realizada no âmbito da exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918)»
Sessão de tiragem de gravura realizada no âmbito da exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918)»

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127971

Pasta digital com dossiê de imprensa. 2016

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127972

Pasta digital com dossiê de imprensa. 2016

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127974

Pasta digital com dossiê de imprensa. 2016

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127530

Coleção fotográfica, cor: aspetos (Grand Palais, Paris) 2016

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127568

Coleção fotográfica, cor: inauguração (Grand Palais, Paris) 2016

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127551

Coleção fotográfica, cor: montagem e publicidade (Grand Palais, Paris) 2016


Exposições Relacionadas

Amadeo

Amadeo

1988 / Palazzo Lazzarini, Pesaro

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.