La Chose Même / The Real Thing

Iniciativa «Printemps Culturel Portugais»

Exposição individual do artista Julião Sarmento (1948-2021). A mostra foi incluída nas comemorações dos 50 anos da Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian e numa iniciativa cultural de várias instituições em Paris, que visavam destacar a arte contemporânea portuguesa – «Printemps Culturel Portugais».
Solo exhibition of work by artist Julião Sarmento (1948). The show was included in the commemorations for the 50th anniversary of the Calouste Gulbenkian Foundation’s Delegation in France, in addition to its inclusion in the Printemps Culturel Portugais, a cultural initiative undertaken by several Parisian institutions, which sought to showcase Portuguese contemporary art.

Integrada nas comemorações do cinquentenário da Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), esta exposição constituiu uma homenagem a Julião Sarmento (1948-2021), artista português internacionalmente reconhecido.

A par de outras mostras organizadas pela FCG, em especial a de «Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)» e «Les Universalistes. 50 Ans d’Architecture Portugaise», esta exposição inseria-se numa iniciativa cultural denominada «Printemps Culturel Portugais» e promovida nos meses de janeiro a julho de 2016 por várias instituições em Paris que visaram divulgar a arte contemporânea portuguesa.

Nas palavras de Artur Santos Silva, presidente da FCG: «Cette exposition est également pour la Fondation une manière de rendre hommage à un artiste qui, au cours de 40 années, a su maintenir une remarquable unité artistique et dont la reconnaissance internationale est un motif de fierté et représente une référence pour de nombreux jeunes artistes.» (La Chose, Même/The Real Thing, 2016, p. 5)

A exposição intitulava-se «La Chose, Même/The Real Thing», título francês e inglês, ilustrativo da dimensão internacional do artista. Ela torna-se ainda mais evidente observando a origem dos emprestadores das obras – americanos, italianos, alemães, espanhóis, entre outros. Nenhuma das obras expostas pertence à Coleção Gulbenkian.

Comissariada pelo francês Ami Barak, esta antológica reunia 25 obras, selecionadas de um percurso de produção de quatro décadas, mais precisamente entre 1973 e 2013. A escolha das obras incidiu em disciplinas artísticas tão diversas como a fotografia, o desenho, a escultura, o vídeo, a performance e a literatura, incluindo a utilização do texto incorporado na dimensão plástica ou usado de forma fragmentada.

Ami Barak referiu ainda a existência de um elemento transversal a toda a obra de Julião Sarmento: «L’exposition met en scène différentes œuvres, crées à des moments différents, mais qui ont toutes ce dénominateur commun: l’intérêt pour l’artiste de saisir, ne fusse que de manière parcellaire, fragmentée, trouble, fugace ou allusive, en somme iconique, l’objet du désir.» (Ibid., p. 34)

O trabalho de Julião Sarmento «é marcado pela presença icónica das mulheres como “musas subtis” e como “tema enigmático recorrente”, resultando numa obra sugestiva que questiona a representação, em particular na sua relação com o desejo e os seus mecanismos» (Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 172, jan. 2016, p. 28).

Esta presença simbólica revela-se de forma bem evidente na instalação apresentada no Jardim da delegação da FCG em França: uma escultura com o corpo de uma mulher, «inspirada na arte clássica, mas recorrendo a técnicas inovadoras no campo digital» (Ibid.). A instalação intitulava-se Marie e resultou de uma parceria do artista com o criador e estilista Felipe Oliveira Baptista, reconhecido por criar peças que evidenciavam a sensualidade feminina e que criou as peças de roupa para o modelo feminino realizado por Julião Sarmento.

A escultura, colocada num pedestal quase impercetível, foi apresentada ao público no dia 31 de março de 2016.Existem diversas fotografias que documentam o visionamento de um vídeo/filme.

A exposição, que contou com visitas guiadas por marcação durante o período em que esteve patente ao público, mereceu a atenção da comunicação social nacional, tendo-se realizado uma visita orientada para jornalistas, que decorreu no dia 19 de janeiro de 2016.

Ana Lúcia Luz, 2020


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

Table Ronde Autour du Travail de Helena Almeida e Julião Sarmento

24 fev 2016
Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França – Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France
Paris, França

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Julião Sarmento
Julião Sarmento e Miguel Magalhães
João Caraça (atrás, centro)
Artur Santos Silva (à esq.) e João Manuel Caraça (à dir.)
Ami Barak (à esq.) e Julião Sarmento (à dir.)
Julião Sarmento (à esq.)
João Caraça (ao centro) e Julião Sarmento (à dir.)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127479

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-Délégation en France, Paris) 2020

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 127440

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-Délégation en France, Paris) 2020


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.