At the Edge. A Portuguese Futurist. Amadeo de Souza-Cardoso

Exposição de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), realizada nos Estados Unidos da América. A organização foi fruto de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Corcoran Gallery of Art, com a colaboração do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério da Cultura de Portugal e a Embaixada de Portugal em Washington.
Solo exhibition on Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) that marked the artist’s return to the United States of America. The show was organised by the Calouste Gulbenkian Foundation in partnership with the Portuguese Ministry of Culture’s International Relations Office, as well as the Portuguese Embassy in Washington.

A exposição «At the Edge. A Portuguese Futurist. Amadeo de Souza-Cardoso» assinalou o regresso de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) aos Estados Unidos da América (EUA). Desde o ano de 1913, com a exposição «Armory Show», em Nova Iorque e em Chicago, que a obra do artista não era mostrada no continente americano.

A exposição não partiu da iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) – que não interveio diretamente na sua organização –, antes se realizou por ter havido cooperação entre instituições, tal como refere a vice-curadora da exposição: «I was very pleased to hear that the Centro de Arte Moderna will support our project by providing crucial loans of paintings, drawings, watercolors, and a book. […] At your recommendation, Jack would be happy to add Os Galgos, c. 1911, from the Centro de Arte collection. The aim of the exhibition is not only to survey the artist’s carrier, but also to present his very best work. To that end, the works from the Centro are absolutely essential to the success of our exhibition.» (Carta de Laura Coyle para Jorge Molder, 5 mar. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00432)

Com a intenção de divulgar a cultura portuguesa nos EUA, vários organismos e instituições reuniram esforços com vista à realização desta exposição. O Gabinete de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e a Embaixada de Portugal em Washington, juntamente com a Corcoran Gallery of Art e o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), apresentaram, assim, a primeira exposição individual de Amadeo nos EUA, iniciativa de especial interesse para o estudo e divulgação da obra de Amadeo e que permitiu, por exemplo, a localização do Regresso da Caça, até então em paradeiro desconhecido, no acervo do Museu de Michigan – uma obra exposta nos EUA em 1913 na exposição do Armory Show e aí adquirida por um colecionador americano (Pomar, Expresso, 30 dez. 2000).

A mostra começou a ser preparada por Jack Cowart, diretor da Corcoran Gallery of Art, em 1995, e por Laura Coyle, conservadora da mesma instituição. José-Augusto França foi o consultor da exposição, juntamente com José Sasportes (este mais dedicado à programação paralela), conselheiro cultural da Embaixada Portuguesa em Washington. Para a exposição, Jack Cowart contou com o apoio de José-Augusto França na elaboração da lista de obras a serem expostas, assim como com o apoio de Jorge Molder.

No total, foram selecionadas 53 obras, entre as quais 34 pinturas, 19 trabalhos em papel e ainda livros e material de arquivo (apesar de constar de vários documentos de arquivo, não se encontraram provas deste último material na exposição). Destas obras, 37 pertenciam à coleção do CAMJAP. O empréstimo oficial das obras foi realizado através do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério da Cultura Português (GRI-MCP). Jorge de Brito recusou emprestar três obras para a exposição e, em substituição destas, solicitou-se ao CAMJAP a sua substituição por número igual de obras (Carta do GRI-MCP para Helena de Freitas, 2 jun. 1999, Arquivos Gulbenkian, CAM 00433).

Além de Jorge de Brito, também o CAMJAP recusou emprestar uma obra para a exposição, o que se depreende das palavras da própria conservadora da coleção: «Entre as muitas obras cuja cedência foi autorizada encontra-se o livro acima referido [La Legend de S. Julien L’Hospitalier, par G. Flaubert], manuscrito e ilustrado por Amadeo de Souza Cardoso. Não me parece aconselhável o seu empréstimo.» (Nota de Alice Costa Guerra para Jorge Molder, 18 out. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00432) Em vez daquele livro, a conservadora sugeria que se cedesse o vídeo com imagens do mesmo (um dos motivos para não fazer empréstimo) que iria ser realizado para a exposição «Linhas de Sombra», no início de 1999, no CAMJAP.

«At the Edge. A Portuguese Futurist» foi itinerante, passando por Chicago (Arts Club of Chicago, de 20 de janeiro a 17 de março de 2000) e por Nova Iorque (AXA Gallery, de 15 de junho a 16 de setembro de 2000), depois de ter estado em Washington DC (Corcoran Gallery of Art, de 11 de setembro a 28 de novembro de 1999). Com alguns problemas de conservação, as obras Cozinha de Manhufe e Procissão Corpus Christi não integraram a itinerância da exposição em Nova Iorque. A ideia inicial seria ter a exposição no país (EUA) em quatro locais diferentes ao longo de um ano, com itinerância também em Providence (Museum of Art, Rhode Island School of Design, entre janeiro e abril de 2000), mas esta não chegou a acontecer (Carta de Laura Coyle para Jorge Molder, 24 jun. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00432). O catálogo das exposições, comum a toda a itinerância, contém os primeiros textos sobre o artista alguma vez publicados em língua inglesa. No início do processo, ainda surgiu a possibilidade de se fazer uma itinerância em Southern California, mas não se dispõe de mais informação a esse respeito.

Além de uma itinerância pela América do Norte, estava prevista uma outra exposição individual de Amadeo de Souza-Cardoso em Berlim, no final da primavera de 2000, relativamente à qual também não se dispõe de mais informação. Desta vez, a exposição foi pedida diretamente a Jorge Molder, que, não obstante admitir outra itinerância, entendeu que teria de ser organizada pela instituição americana.

No final, as cinquenta «obras de arte que constituem a exposição regressaram a Lisboa a partir do aeroporto de Newark em dois voos, acompanhadas de três courriers» (Carta do GRI para Jorge Molder, 4 ago. 2000, Arquivos Gulbenkian, CAM 00432). Para estas exposições, a função do courrier revelou-se fundamental em todos os trajetos envolvendo obras de arte. O papel da comissária Maria José Moniz Pereira foi aqui muito importante, uma vez que, além de comissária responsável, esteve sempre presente em todos os percursos das obras e elaborou detalhadamente o «Relatório de Estado de Conservação das Obras», realizado pelo CAMJAP.

A investigação desenvolvida pela equipa da Corcoran Gallery of Art contou com o apoio do Gabinete de Fotografia da FCG e integrou os contributos de Jorge Resende e de Helena de Freitas, através do Centro de Documentação e Pesquisa da FCG. Um trabalho colaborativo que trouxe Laura Coyle a Lisboa, em junho de 1998, recebida na Fundação Calouste Gulbenkian pelo escultor Rui Sanches (à época diretor-adjunto) e por Helena de Freitas, e também Keneth Silver, autor de um dos textos do catálogo, que em janeiro de 2000 se deslocou ao CAMJAP para realizar uma pesquisa prévia sobre Amadeo.

Na preparação do catálogo da exposição, Laura Coyle solicitou autorização para traduzir e publicar o texto e algumas fotografias presentes na fotobiografia sobre o pintor, realizada por Maria Helena de Freitas em 1987 (Carta de Laura Coyle para Jorge Molder, 16 jul. 1998, CAM 00432), tendo também manifestado interesse em visionar o filme de Paulo Rocha sobre o artista, Máscara de aço contra abismo azul (1988), o que não chegou a ser concretizado.

O crítico de arte Alexandre Pomar, num artigo em que escreve sobre a «recepção sem precedentes» da exposição nos EUA, assinala «o acerto da selecção das 53 obras expostas, que se iniciou com 13 telas e desenhos do período da apresentação de Amadeo na América e que, depois, não se enfeudou à perspectiva habitual que procura associar o pintor à aprendizagem do cubismo escolar e a um ponto de vista excessivamente parisiense» (Pomar, Expresso, 30 dez. 2000). Quanto ao artista, Pomar cita Laura Coyle no catálogo da exposição: «Enquanto foi vivo obteve mais êxito na América do que no seu país ou em Paris.» (Ibid.)

Num artigo da revista americana Art in America, podia ler-se: «Outside Portugal, however, just a few of Souza Cardoso’s paintings could be seen in public collections. Only now, in a traveling exhibition titled “At the Edge: A Portuguese Futurist, Amadeo de Souza Cardoso” (currently on view at AXA Gallery in New York), are U.S. audiences finally getting an in-depth look at the work of this neglected modernist.» (Loescher, Art in America, set. 2000, p. 139)

Laura Coyle, fazendo o balanço da exposição na Corcoran Gallery of Art à data do seu encerramento, declara: «By all measures, it was a great success. While the exhibition was on view, we had extremely good attendance at the Corcoran – more than 113,000 people visited during that period. I received many, many compliments on both the exhibition and the beautiful catalogue from several different quarters: my colleagues, the public, and scholars. The reviews were very positive and we received good publicity.» (Carta de Laura Coyle para Jorge Molder, 6 dez. 1999, Arquivos Gulbenkian, CAM 00433)

Como programação paralela destaca-se a realização, no dia 30 de outubro de 1999, em Washington, de um simpósio com o tema «Amadeo de Souza-Cardoso, European Modernism and Portugal, 1900-1920», de entrada livre. O Instituto Camões apoiou financeiramente as atividades realizadas no âmbito da exposição.

Ana Lúcia Luz, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

"Cosinha da Casa de Manhufe"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"Cosinha da Casa de Manhufe", Inv. 86P36

(D. Quixote)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(D. Quixote), Inv. 86P26

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

31 DRAGONS cavallerie

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

31 DRAGONS cavallerie, Inv. 77DP344

A  casita clara    paysagem

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A casita clara paysagem, Inv. 77P15

ÈCOLIER (dessin)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

ÈCOLIER (dessin), Inv. 86DP336

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS), Inv. 77DP398

LA FORÊT MERVEILLEUSE (Desenho original nº 2 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA FORÊT MERVEILLEUSE (Desenho original nº 2 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP397

LE BAIN DES SORCIÉRES (Desenho original n.º 10 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE BAIN DES SORCIÉRES (Desenho original n.º 10 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP365

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha, Inv. 86P153

LE TIGRE (Desenho original n.º 16 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE TIGRE (Desenho original n.º 16 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP400

Lévriers / Os Galgos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Lévriers / Os Galgos, Inv. 77P1

LITORAL    cabeça

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LITORAL cabeça, Inv. 86DP362

Mucha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Mucha, Inv. 86P21

Oceano vermelhão azul cabeça  AZUL  (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Oceano vermelhão azul cabeça AZUL (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert, Inv. 77DP358

Procissão Corpus Christi

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Procissão Corpus Christi, Inv. 86P34

RETRATO   PAYSAGEM

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

RETRATO PAYSAGEM, Inv. 87DP342

Retrato do Dr. Pallazzoli

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Retrato do Dr. Pallazzoli, Inv. 86DP333

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP361

Tête OCEAN

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Tête OCEAN, Inv. 77DP359

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P30

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P13

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P14

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P8

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P19

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP330

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP334

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P25

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87DP376

Título desconhecido (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

Título desconhecido (Coty)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Coty), Inv. 68P11

Título desconhecido (Entrada)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Entrada), Inv. 77P9

Título desconhecido (Máquina registadora)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Máquina registadora), Inv. 68P10

Título desconhecido (Montanhas)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Montanhas), Inv. 77P151

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde, Inv. 68P17

Vida dos Instrumentos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Vida dos Instrumentos, Inv. 88P160


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

Amadeo de Souza Cardoso. European Modernism and Portugal. 1900 – 1920

30 set 1999
Corcoran Gallery of Art
Washington D.C., Estados Unidos da América
Conferência / Palestra

The Overlooked Revealed. Early Modernist Art of Amadeo de Souza-Cardoso

25 jan 2000
School of the Art Institute of Chicago (SAIC)
Chicago, Estados Unidos da América
Conferência / Palestra

Contemporary Portuguese Art

8 mar 2000
School of the Art Institute of Chicago (SAIC)
Chicago, Estados Unidos da América

Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00432

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém relatórios de estado de conservação das obras elaborados por The Corcoran Gallery of Art, Washington DC, e pelo CAMJAP, convite da exposição, correspondência interna e externa e recortes de imprensa. 1995 – 2000

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00433

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recortes de imprensa, correspondência interna e externa, documentação relativa a itinerância da exposição e transporte/conservação das obras e listagens de obras. 1998 – 2000

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00929

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recortes de imprensa, correspondência interna e externa, documentação relativa a itinerância da exposição e transporte/conservação das obras e listagens de obras. 1999 – 1999


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