Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, 1887 – 1987

Para celebrar a efeméride do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, o Centro de Arte Moderna trabalhou em parceria com o ACARTE, realizando esta exposição na Sede, uma outra no CAM, um colóquio, um concerto, um espetáculo de teatro e um recital de poesia. A exposição foi integrada nas comemorações do 31.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian.
To celebrate the birthdate of Amadeo de Souza-Cardoso, the Modern Art Centre worked in partnership with ACARTE to stage this exhibition in the main building, in addition to another display at the Centre, a colloquium, a concert, a theatrical production and a poetry recital. The exhibition was included in the 31st anniversary commemorations of the Calouste Gulbenkian Foundation.

Exposição de comemoração do centenário do nascimento do pintor Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918). Resultou de uma parceria entre o Centro de Arte Moderna (CAM) e o ACARTE, tendo sido integrada nas comemorações do 31.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian, onde esteve patente na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Sede. O programa de comemoração do centenário deste pintor português contou ainda com um vasto conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam duas exposições temporárias (inauguradas no mesmo dia), um colóquio, um concerto, um espetáculo de teatro e um recital de poesia.

No mesmo período, realizou-se na galeria do piso 01 do CAM uma exposição alusiva ao centenário do nascimento de Stuart Carvalhais (1887-1961), contemporâneo de Amadeo, a par de uma outra, «10 Amad(e)ores. Desafio de Amadeo aos Artistas Contemporâneos», iniciativa do ACARTE organizada na galeria do piso 1 do CAM, que contou com a curadoria de Sílvia Chicó e pretendeu refletir sobre o legado de Amadeo. Acerca da mostra, a crítica de arte (aqui curadora) escreveu: «É preciso vencer a resistência ao título e a distância entre a sede da FCG e o CAM.» («10 Amad(e)ores no Centro de Arte Moderna», Expresso, 29 ago. 1987)

Esta exposição de Amadeo de Souza-Cardoso tinha um objetivo bem diferenciado da mostra que, em 1983, esteve integrada no projeto de inauguração do Centro de Arte Moderna e que se intitulou «Amadeo de Souza-Cardoso. A Primeira Descoberta de Portugal na Europa do Século XX», com o comissariado de Paulo Ferreira («Exposições recordam Souza-Cardoso e Stuart», A Capital, 13 jul. 1987). Em 1987, apresentava-se uma exposição de pendor retrospetivo, contendo informação cronológica e biográfica sobre o artista, documentos pertencentes ao espólio da família, fotografias e referências a companheiros e amigos do círculo português e parisiense, e ainda material sobre o seu atelier em Paris. Para facilitar o enquadramento histórico, a mostra incluía um «painel cronológico com os maiores acontecimentos políticos e culturais do que se fez em Portugal e França, na época» (Mendonça, DN Magazine, 16 ago. 1987, p. 8). O espaço expositivo integrava ainda um conjunto de obras de alguns dos companheiros de Amadeo, como Sonia Delaunay (1885-1979), Robert Delaunay (1885-1941), Eduardo Viana (1881-1967), José Pacheko (1885-1934) e Almada Negreiros (1893-1970). Numa pequena sala, encontravam-se trabalhos de caricatura, desenhos de arquitetura e as primeiras obras (desenho e óleo) de Amadeo.

Pretendeu-se uma exposição que pusesse em diálogo a obra plástica de Amadeo e a diversidade de documentação reunida, na qual se incluíam diversos livros da sua autoria, como se lê neste excerto de um documento interno da FCG: «Será a exposição mais documentada até agora apresentada e isso só foi possível, graças à colaboração de Museus nacionais e estrangeiros. A acompanhar a exposição haverá slides e visitas guiadas.» (Nota interna, 30 jun. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00037)

A exposição foi composta por 120 pinturas, 80 desenhos e aguarelas, tendo sido considerada pela imprensa como «a maior exposição» dedicada a Amadeo (Nota interna, 1 jul. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00037). Algumas das obras, oriundas de colecionadores privados e da coleção do CAM, exigiram restauros prévios, situação que ilustra o ineditismo de várias das obras em exposição.

No processo de pesquisa, que se desenvolveu ao longo de três anos, a colaboração de Paulo Ferreira e da viúva do artista, Lucie de Souza-Cardoso, permitiu reunir novos elementos até então desconhecidos do grande público. Apesar de ter mostrado alguma relutância no início, Lucie de Souza-Cardoso acabou por disponibilizar para a exposição algum material pessoal do artista, como uma boneca (modelo), fotografias ou a sua paleta. Procurava-se uma apresentação o mais exaustiva possível e, por esse motivo, decidiu-se organizar a exposição na Galeria de Exposições Temporárias da Sede (piso 0), e não na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna, um espaço de menores dimensões.

Numa entrevista concedida ao Diário de Notícias, José Sommer Ribeiro e Isabel Guedes Olazabal afirmariam: «[…] não quisemos mostrar os quadros, mas, principalmente, efectuar um estudo sobre a sua obra. Estudo que, apesar das análises e pesquisas que têm sido feitas, pretende ir um pouco mais longe [...]. São divulgadas algumas coisas que nunca foram vistas, designadamente as portas de uns armários que pintou aos nove anos.» (Mendonça, DN Magazine, 16 ago. 1987, pp. 8-9)

Para o trabalho de investigação, a FCG esteve igualmente «em contacto com a Televisão e a Cinemateca, para cobrir tudo o que foi feito por e sobre Amadeo» (Ibid., p. 9). João Bénard da Costa, subdiretor da Cinemateca Portuguesa, disponibilizaria para a exposição o único registo arquivado no espólio da instituição, um filme de Silva Brandão produzido em 1959 pelo Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (Carta de João Bénard da Costa para José Sommer Ribeiro, 2 set. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00035).

O processo de investigação centrou-se no trabalho desenvolvido pelo Departamento de Documentação e Pesquisa do Centro de Arte Moderna, ao qual se associou a pesquisa desenvolvida por Amílcar Baião Pinto, em Lisboa e no norte do país, e a de Paulo Ferreira, em Paris.

O facto de se pretender expor a quase totalidade da obra de Amadeo – para cuja pesquisa muito contribuiu Paulo Ferreira, que assumiu a intermediação com a viúva do artista (na altura com 96 anos) e com diversas instituições nacionais e internacionais – explica, seguramente, o êxito público desta exposição. No entanto, a ausência de um fio condutor, de um itinerário definido, seria vista como uma desvantagem por José-Augusto França, que criticou o facto de a exposição não ter dado «nenhum destaque […] a qualquer das obras expostas, nivelando-se todas elas, no seu conjunto, umas após outras, por ordem mais ou menos cronológica – o melhor ao lado do pior, o bom ao lado do mau. […] O defeito da exposição realizada é, por conseguinte, deixar o público menos apto a uma leitura crítica incapaz de seleccionar e entender o que se passa na arte de Amadeo, falto de um fio conducente» (França, Colóquio/Artes, n.º 74, set. 1987, p. 72).

Em julho de 1987, enquanto a exposição ainda decorria, foram retiradas duas obras, o Quadro G (Inv. 77P2) e Étude du Nu (Inv. 77DP401), para figurarem na exposição «1912: Break-Up of Tradition», realizada na Winnipeg Art Gallery, no Canadá. Esta decisão resultava de um acordo entre três instituições: o museu canadense, a FCG e o Centre Georges Pompidou. Este último, quando contactado pela FCG para o empréstimo da obra Les Cavaliers, de Amadeo, já tinha autorizado a sua cedência para a exposição da galeria canadiana, a decorrer entre 6 de agosto e 4 de outubro de 1987. Perante este facto, e sendo essa uma obra de particular relevância para a mostra organizada em Lisboa, a FCG acordou com a Winnipeg Art Gallery a substituição da obra do museu francês por duas obras da coleção do CAM, um óleo e um desenho de Amadeo, o que veio a concretizar-se. Mais tarde, no fim de setembro desse ano, a obra Cavaleiros (Inv. 92P208) foi também retirada da exposição, como já tinha acontecido com o conjunto de portas pintadas pelo artista.

No âmbito da programação associada, foram organizadas visitas guiadas à exposição, de terça a sexta-feira, de manhã e de tarde, entre 22 de setembro e 23 de outubro de 1987, asseguradas por Maria do Céu Baptista, Luísa Arruda, Marina Bairrão Ruivo e Paulo Henriques. Além destas, também se realizaram, nos dias 20, 21 e 24 de outubro, as chamadas «visitas comentadas», sob o título «O Crítico e o Artista», orientadas por Sílvia Chicó, Pedro Calapez, Rui Mário Gonçalves, Jorge Pinheiro, António Rodrigues e Joaquim Bravo.

O CAM produziu também um vídeo sobre Amadeo, da autoria de Maria Helena Oliveira, e a jornalista Helena Balsa realizou um filme sobre o artista, baseado na exposição. O filme viria a ser exibido no canal 1 da RTP, no dia 24 de outubro de 1987, pelas 22 horas (véspera do encerramento da exposição).

No âmbito das comemorações do centenário do artista, foram ainda realizadas outras filmagens da exposição, dirigidas pelo realizador Paulo Rocha, num projeto subsidiado pela RTP e com vista à produção de um documentário. As rodagens decorreram nos dias 20 e 21 de julho de 1987, integrando diversas imagens da exposição, com especial destaque para uma das obras do artista que iria ser retirada no final desse mês.

O merchandising da exposição incluiu a produção de T-shirts serigrafadas com a assinatura do artista, calendários e a edição de um álbum com a reprodução de 20 desenhos do artista, intitulado XX Dessins par Amadeo de Souza-Cardoso.

Em programação paralela, realizou-se o colóquio «Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso», que terminou com a iniciativa «Ilustração de Amadeo pela Palavra», no contexto da qual foi apresentado um vídeo com os escritores Maria Alberta Menéres e António Torrado. Foi publicada uma monografia da autoria de ambos, com reprodução de desenhos retirados do álbum XX Dessins par Amadeo de Souza-Cardoso.

Realizou-se ainda a apresentação cénica de Pierrot Y Arlequim, com apontamentos de cenário e figurinos de Almada Negreiros, a qual fora inicialmente pensada como uma leitura dramatizada do texto. No dia 20 de julho, dia da celebração do aniversário da FCG, presidiu à inauguração da exposição o então presidente da República, Mário Soares.

Entre 20 de setembro e 20 de outubro, a exposição foi vista por 70 830 pessoas, totalizando, no encerramento, mais de 115 000 visitantes. A afluência maciça de público originou alguns problemas de segurança no espaço expositivo, o que levou a que se viesse a pedir a vigilância suplementar da PSP de Lisboa. No último dia em que a exposição esteve patente, o horário de visitas foi alargado até às 19h30.

No contexto das comemorações do centenário do nascimento do artista, foi realizado um concurso visando a criação de uma medalha comemorativa da efeméride, para cuja maquete a FCG convidou os escultores Armando Alves, José Aurélio, Hélder Baptista, José Rodrigues e Maria Irene Vilar. Porém, a Fundação acabaria por deliberar, por unanimidade, não executar nenhuma das propostas, considerando que «nenhum dos projectos evidenciava o espírito de invenção ou de imaginário que dá significado e que prestigia a obra e a figura do homenageado, não obstante ter sido dada aos concorrentes toda a liberdade de concepção» (Carta de José Sommer Ribeiro para José Aurélio, 22 jun. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00036).

Por sua vez, os Correios de Portugal lançaram no dia 27 de agosto de 1987 um selo desenhado por António Pimentel (1935-1998), com a colaboração de José-Augusto França. Em fevereiro do ano seguinte foram produzidos novos selos, integrados numa série dedicada à pintura portuguesa do século XX, na qual se inseriu uma homenagem a Amadeo. A empresa Comboios de Portugal pretendeu associar-se à efeméride do centenário, promovendo a reprodução de uma obra de Amadeo, propriedade da FCG, na edição de um calendário artístico. Esta ideia surgia associada ao facto de a primeira viagem de comboio entre Lisboa e Paris, a bordo do Sud Express, ter acontecido exatamente no dia do nascimento de Amadeo (Carta enviada a José Sommer Ribeiro, 29 out. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00036).

Quando José Sommer Ribeiro se deslocou a Amarante com o propósito de escolher as obras de Amadeo de Souza-Cardoso que viriam a fazer parte da exposição da FCG, o presidente da câmara municipal solicitou que se levasse a exposição àquela cidade e à Casa-Museu Albano Sardoeira. Pretendia-se igualmente apoiar a criação de um busto do artista, criar uma medalha comemorativa do centenário e retomar a atribuição do prémio de pintura «Amadeo de Souza-Cardoso». A itinerância da exposição viria mesmo a realizar-se em Amarante, no Museu Biblioteca Albano Sardoeira – Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, com organização do Centro de Arte Moderna da Fundação. Inaugurou no dia 14 de novembro de 1987, estendendo-se até 13 de dezembro do mesmo ano. A Câmara de Espinho também solicitou a itinerância da exposição, mas esta não se chegou a realizar em virtude do compromisso com Amarante (Carta do presidente da Câmara Municipal de Espinho para José Sommer Ribeiro, 8 set. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00035).

Foram apresentadas 234 obras, com o intuito de mostrar os principais trabalhos do artista e de definir, da melhor forma, os períodos da sua obra. A exposição foi considerada «a maior e mais valiosa jamais realizada na região» (Repórter do Marão, 13 nov. 1987). O CAM assegurou o transporte das obras para Amarante, assim como o seu regresso a Lisboa, que aconteceu no dia 18 de dezembro 1987. Todavia, cerca de trinta obras acabariam por não integrar a mostra em Amarante, devido ao facto de este museu não possuir, à data, ar condicionado, o que levou alguns colecionadores a considerarem não haver condições adequadas para a exposição. O museu era de construção recente, mas existiam alguns problemas de estrutura, principalmente relacionados com a gestão da temperatura e da humidade. Para colmatar este problema, a FCG chegou a adquirir dez desumidificadores para Amarante, que deveriam ser usados futuramente noutras exposições itinerantes organizadas pela Fundação. A montagem da exposição foi executada pelos funcionários da oficina do Serviço de Exposições e Museografia da FCG em colaboração com o CAM.

A imprensa também deu destaque à programação paralela realizada em torno desta exposição. Fernando de Azevedo, Fernando Pernes, Sílvia Chicó (que não pôde estar presente e foi substituída por António Rodrigues) e António Cardoso foram convidados a realizar uma conferência em Amarante. Depois de cada sessão, seguia-se a exibição de um filme sobre um movimento artístico – cubismo, expressionismo e impressionismo – e, por fim, um documentário sobre o artista. No último dia da exposição, foi realizada uma mesa-redonda, onde participariam António Cardoso, Bernardo Pinto de Almeida, Fernando de Azevedo, José Sommer Ribeiro e Joaquim Matos Chaves (que acabou por não comparecer na conferência por motivo de doença). Terminada a conferência, realizou-se uma visita guiada à exposição.

Como programação paralela, a Câmara Municipal de Amarante quis apresentar os espetáculos de poesia e de teatro Arlequim Y Pierrot. Contudo, apesar do esforço de Madalena Perdigão, estas apresentações não se puderam realizar devido à falta de tempo e às dificuldades técnicas existentes (Apontamento, 27 nov. 1987, Arquivos Gulbenkian, ACARTE 00386).

Para serem vendidos em Amarante, a FCG enviou calendários, posters com reprodução de obras de Amadeo – como Natureza Viva dos ObjectosOs GalgosPintura 1917La Russe e Quadro G –, coleções de postais (Amadeo Centenário), jornais (Amadeo. Amarante), catálogos das exposições realizadas em 1987 (Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso 1887-1987 10 Amad(e)ores. Desafio de Amadeo aos Artistas Contemporâneos) e o álbum XX Dessins par Amadeo de Souza-Cardoso, editado pelo CAM, em 1983. Por sua vez, o CAM comprou à escola preparatória de Amarante 500 exemplares da coleção de postais intitulada Homenagem das Crianças de Amarante, para disponibilizar na loja do CAM, revertendo o valor da venda a favor da instituição de solidariedade social CerciAmarante.

Não foi publicado nenhum catálogo especificamente dedicado à itinerância em Amarante, sendo somente disponibilizado para venda o anteriormente editado na exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Ana Lúcia Luz, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

"Clown, Cavalo, Salamandra"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"Clown, Cavalo, Salamandra", Inv. 77DP345

"Cosinha da Casa de Manhufe"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"Cosinha da Casa de Manhufe", Inv. 86P36

(Cavaleiros)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Cavaleiros), Inv. 92P208

(D. Quixote)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(D. Quixote), Inv. 86P26

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

(Janellas do pescador)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Janellas do pescador), Inv. 77P16

(Natureza viva dos objectos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Natureza viva dos objectos), Inv. 86P35

(Paysagem           figura negra)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Paysagem figura negra), Inv. 86P23

31 DRAGONS cavallerie

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

31 DRAGONS cavallerie, Inv. 77DP344

A  casita clara    paysagem

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A casita clara paysagem, Inv. 77P15

A chalupa

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A chalupa, Inv. 77P22

Ar livre        nú

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Ar livre nú, Inv. 91P217

Canção d'açude   poema em cor

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção d'açude poema em cor, Inv. 87DP335

Canção popular            a Russa e o Figaro

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção popular a Russa e o Figaro, Inv. 77P18

Casa rustica

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Casa rustica, Inv. 88P157

CRISTAL PARTIDO     CORAÇÃO     DIAMANTE

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

CRISTAL PARTIDO CORAÇÃO DIAMANTE, Inv. 87DP329

ÈCOLIER (dessin)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

ÈCOLIER (dessin), Inv. 86DP336

Étude A [Gemälde A / Quadro A]

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Étude A [Gemälde A / Quadro A], Inv. 13P1753

ÉTUDE DU NU (Desenho original n.º 8 para o álbum XX Dessins"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

ÉTUDE DU NU (Desenho original n.º 8 para o álbum XX Dessins", Inv. 77DP401

Ex - Libris

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Ex - Libris, Inv. 77DP337

Força   amor   raiva

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Força amor raiva, Inv. 77DP328

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, Inv. 77P2

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS), Inv. 77DP398

LA FORÊT MERVEILLEUSE (Desenho original nº 2 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA FORÊT MERVEILLEUSE (Desenho original nº 2 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP397

LE BAIN DES SORCIÉRES (Desenho original n.º 10 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE BAIN DES SORCIÉRES (Desenho original n.º 10 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP365

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha, Inv. 86P153

LE TIGRE (Desenho original n.º 16 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LE TIGRE (Desenho original n.º 16 para o álbum XX DESSINS), Inv. DP400

LES CHEVAUX DU ROI (Desenho original n.º 13 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LES CHEVAUX DU ROI (Desenho original n.º 13 para o álbum XX DESSINS), Inv. 77DP399

LES CHEVAUX DU SULTAN (Desenho original n.º 19 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LES CHEVAUX DU SULTAN (Desenho original n.º 19 para o álbum XX DESSINS), Inv. 92DP1553

Lévriers / Os Galgos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Lévriers / Os Galgos, Inv. 77P1

LITORAL    cabeça

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LITORAL cabeça, Inv. 86DP362

Mucha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Mucha, Inv. 86P21

Oceano vermelhão azul cabeça  AZUL  (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Oceano vermelhão azul cabeça AZUL (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert, Inv. 77DP358

Procissão Corpus Christi

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Procissão Corpus Christi, Inv. 86P34

RETRATO   PAYSAGEM

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

RETRATO PAYSAGEM, Inv. 87DP342

Retrato de Eduardo Viana

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Retrato de Eduardo Viana, Inv. 77DP366

Retrato do Dr. Pallazzoli

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Retrato do Dr. Pallazzoli, Inv. 86DP333

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP369

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP360

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP355

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP373

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP368

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. DP375

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP349

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. DP374

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP361

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP364

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. DP350

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 77DP367

Sem título (Estudo de pormenor para a pintura "Galgos")

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título (Estudo de pormenor para a pintura "Galgos"), Inv. 77DP341

Tête OCEAN

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Tête OCEAN, Inv. 77DP359

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P31

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P29

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P28

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P30

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P4

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P3

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P7

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 68P13

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92P207

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87P158

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P12

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P32

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, [1910?] / Inv. 77P152

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87DP340

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP348

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP352

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP357

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP370

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, janeiro de 1910 / Inv. 86DP371

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P14

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77P8

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 88P159

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P19

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP330

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP334

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP338

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP372

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92P209

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP363

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP354

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P27

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 91P224

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1105

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P25

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92P210

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87DP376

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP346

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP356

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP353

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP347

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 77DP351

Título desconhecido  (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

Título desconhecido (Azenha)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Azenha), Inv. 77P24

Título desconhecido (Barcos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Barcos), Inv. 86P33

Título desconhecido (Bellevue)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Bellevue), Inv. 86P156

Título desconhecido (Castelo)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Castelo), Inv. 77P154

Título desconhecido (Coty)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Coty), Inv. 68P11

Título desconhecido (Entrada)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Entrada), Inv. 77P9

Título desconhecido (estudo para " Expositions  Mouvantes da Corporation Nouvelle")

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (estudo para " Expositions Mouvantes da Corporation Nouvelle"), Inv. 87DP332

Título desconhecido (Estudo para "Expositions Mouvantes - Corporation Nouvelle")

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Estudo para "Expositions Mouvantes - Corporation Nouvelle"), Inv. 77DP343

Título desconhecido (Máquina registadora)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Máquina registadora), Inv. 68P10

Título desconhecido (Montanhas)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Montanhas), Inv. 77P151

Título desconhecido (Nature morte)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Nature morte), Inv. 78P155

Título desconhecido (O jockey)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (O jockey), Inv. 77P5

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde, Inv. 68P17

Vida dos Instrumentos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Vida dos Instrumentos, Inv. 88P160

"Cosinha da Casa de Manhufe"

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

"Cosinha da Casa de Manhufe", Inv. 86P36

(Natureza viva dos objectos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Natureza viva dos objectos), Inv. 86P35

(Paysagem           figura negra)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Paysagem figura negra), Inv. 86P23

Canção d'açude   poema em cor

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção d'açude poema em cor, Inv. 87DP335

Casa rustica

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Casa rustica, Inv. 88P157

CRISTAL PARTIDO     CORAÇÃO     DIAMANTE

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

CRISTAL PARTIDO CORAÇÃO DIAMANTE, Inv. 87DP329

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Le Prince et la Meute / O Princípe e a Matilha, Inv. 86P153

LITORAL    cabeça

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LITORAL cabeça, Inv. 86DP362

Mucha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Mucha, Inv. 86P21

Procissão Corpus Christi

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Procissão Corpus Christi, Inv. 86P34

RETRATO   PAYSAGEM

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

RETRATO PAYSAGEM, Inv. 87DP342

Retrato do Dr. Pallazzoli

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Retrato do Dr. Pallazzoli, Inv. 86DP333

Sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Sem título, Inv. 86DP361

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P31

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P29

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P28

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P30

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87P158

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87DP340

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, janeiro de 1910 / Inv. 86DP371

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 88P159

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P19

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP330

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP334

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP338

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP363

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86P25

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 87DP376

Título desconhecido (Barcos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Barcos), Inv. 86P33

Título desconhecido (Bellevue)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Bellevue), Inv. 86P156

Título desconhecido (estudo para " Expositions  Mouvantes da Corporation Nouvelle")

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (estudo para " Expositions Mouvantes da Corporation Nouvelle"), Inv. 87DP332

Vida dos Instrumentos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Vida dos Instrumentos, Inv. 88P160


Eventos Paralelos

Concerto

Opus Ensemble

26 jul 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Performance

Modernismo Português

20 jul 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Colóquio

Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso

22 jul 1987 – 24 jul 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, 1887 – 1987]

22 set 1987 – 23 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Exposição paralela

Amadeo e as crianças

out 1988 – nov 1988
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Amarante, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Espetáculo «Poesia e Prosa»
Espetáculo «Pierrot y Arlequin segundo Almada Negreiros»
Espetáculo «Pierrot y Arlequin segundo Almada Negreiros»
Espetáculo «Pierrot y Arlequin segundo Almada Negreiros»
Madalena Perdigão, Teresa Patrício Gouveia, Maria Barroso e José de Azeredo Perdigão (da esq. para a dir.), José Blanco (atrás)
José Sommer Ribeiro, Maria Barroso, José de Azeredo Perdigão e Madalena Perdigão
Mário Soares, José de Azeredo Perdigão e Madalena Perdigão

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00037

Pasta com documentação referente à produção dos eventos realizados no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso. Contém correspondência interna e externa; guias de transporte das obras; itinerância da exposição a Amarante e respetivo colóquio; lista de obras; recortes de imprensa; textos para o catálogo e para o jornal de exposição; textos dos participantes no colóquio sobre o artista: textos antológicos sobre o artista (reproduzidos no catálogo); sinopse do vídeo sobre a vida e obra do artista. 1985 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00094

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa; convites; documentação enviada pelo Museu Anglada Camarasa e sobre a conferência em Amarante. 1987 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00931

Postais enviados a Amadeo de Souza-Cardoso reeditados por ocasião da celebração do centenário do seu nascimento. 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01106

Pasta com documentação referente à peça de teatro (inclui convite) e o colóquio (inclui programa). 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00386

Pasta com documentação referente ao colóquio sobre Amadeo. Contém programa fichas de inscrição dos oradores do colóquio. Itinerância a Amarante do recital de poesia e do espetáculo «Pierrot e Arlequim». 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00951

Pasta com documentação referente ao colóquio, à peça de teatro e ao recital de poesia, eventos organizados no âmbito das comemorações do artista Amadeo de Souza-Cardoso. Contém recortes de imprensa. 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00036

Pasta com documentação referente à produção dos eventos relacionados com as comemorações do centenário do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso. Contém correspondência com a CP, com os CTT (selo e carimbo), com a Escola Preparatória de Amarante (inclui jornal realizado por alunos e dedicado a Amadeo de Souza-Cardoso) e documentação sobre a produção da medalha comemorativa. 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0039-D02495

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02199

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0039-D0249

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02200

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE-S084-P0096/02-D01275

Coleção fotográfica, cor: espetáculos (FCG, Lisboa) 1987


Exposições Relacionadas

Amadeo

Amadeo

1988 / Palazzo Lazzarini, Pesaro

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.