Biologia Celular da Infeção Viral

Maria João Amorim

O vírus Influenza A (vírus da gripe) é uma das principais causas de doença contagiosa respiratória aguda em humanos, dando origem a epidemias sazonais e esporadicamente pandemias.

Apesar da vigilância apertada sobre as estirpes em circulação mundial, e a implementação de programas de vacinação anuais, este patógeno é responsável por alta mortalidade, morbilidade e grande prejuízo económico.

É imperativo o desenvolvimento de novas maneiras de controlar a infeção.

A identificação dos fatores quer no hospedeiro quer no vírus necessários para uma infeção produtiva, assim como das vias regulatórias envolvidas, pode conduzir ao desenvolvimento de novas terapias.

O laboratório de Biologia Celular da Infeção Viral, está interessado em entender as interações entre o vírus da gripe A e do hospedeiro a vários níveis por vários motivos:

  • Ao identificarmos quais os fatores do hospedeiro que facilitam a infeção viral, conseguimos compreender o ciclo de vida do vírus, mas também aspetos da biologia da célula.
  • Ao explorarmos os mecanismos celulares modificados pelo vírus, identificámos como é que o organismo funciona.
  • Ao estudarmos a resposta do hospedeiro à infeção viral, pretendemos desvendar as respostas imunes inatas e formas de controlar a infeção.

Financiamento


Projetos


Publicações