Regulação do Ciclo Celular

Mónica Bettencourt-Dias

O laboratório de Regulação do Ciclo Celular está interessado nos princípios gerais da Biologia, mais especificamente na formação, manutenção e variabilidade de estruturas complexas das células, que ocorrem ao longo do desenvolvimento do organismo, no estabelecimento da doença e até durante a evolução. Concretamente, os nossos estudos centram-se em estruturas do citoesqueleto, tais como os centríolos e os cílios.

Os centríolos são pequenos cilindros compostos por microtúbulos que podem dar origem tanto a centrossomas como a cílios, estruturas envolvidas em diferentes funções celulares, tais como a divisão ou a mobilidade.  Foi já possível identificar cancros com defeitos nos centrossomas, assim como doenças originadas por cílios não funcionais, tais como rins policísticos ou mesmo a infertilidade.   

Interessantemente, a estrutura-base de centríolos e cílios de diferentes organismos vivos é muito semelhante, o que sugere uma elevada conservação evolutiva destas estruturas. Por este fato, os centrossomas e os cílios são um ótimo caso de estudo da evolução de estruturas celulares eucarióticas.

Utilizando abordagens multidisciplinares, o nosso laboratório identificou mecanismos de regulação da montagem, manutenção e função dos centríolos e dos cílios. Igualmente, temos vindo a caracterizar a variabilidade dessas estruturas durante o desenvolvimento do organismo, ao longo da evolução e na doença humana.


Financiamento                     Membro

               


Publicações