Interacções Hospedeiro Microrganismo

Luís Teixeira

Os organismos multicelulares e os microrganismos estão constantemente a interagir. Muitas destas interações são mutuamente benéficas. No entanto, os organismos multicelulares têm que impedir ativamente a invasão de micróbios oportunistas ou manifestamente patogénicos.

O grupo de investigação interações hospedeiro-microrganismo está a estudar a interação do organismo modelo Drosophila melanogaster com diferentes microrganismos, em particular com os intracelulares. A D. melanogaster tem sido utilizada com sucesso como sistema modelo para estudar a imunidade inata contra muitos patógenos.

Tem sido demonstrado recentemente que existem vias de imunidade inata contra os vírus entre insetos e mamíferos. O grupo de investigação está a estudar os mecanismos de resistência a vírus na mosca da fruta.

Curiosamente, descobriram que a bactéria intracelular Wolbachia confere resistência aos vírus ARN na D. melanogaster. O laboratório quer compreender a base molecular desta resistência induzida.

Finalmente, o grupo está interessado na interação entre a Drosophila e a Wolbachia. Estes endosimbiontes são duas das bactérias intracelulares mais disseminadas do mundo, mas pouco se sabe sobre como a nível molecular, os hospedeiros controlam a Wolbachia e a Wolbachia manipula os hospedeiros.


Financiamento                     Membro

                


Publicações