Hannah Heil, investigadora doutorada do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), recebeu uma bolsa “Scientific Exchange” da prestigiosa Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO). Com esta bolsa de intercâmbio, a investigadora vai colaborar com especialistas de renome na área da microscopia de super-resolução no Institut Curie.
A trabalhar desde 2021 no laboratório de Óptica e Biologia Celular liderado por Ricardo Henriques, Hannah utiliza a microscopia de super-resolução automatizada e inteligente para estudar as interações entre hospedeiros e agentes patogénicos, como o HIV. Com esta visita ao Institut Curie, prevista para o início do próximo ano, a investigadora pretende obter o conhecimento necessário para combinar uma abordagem de super-resolução desenvolvida no IGC – eSRRF (enhanced Super-Resolution Radial Fluctuations) – com uma técnica inovadora de microscopia.
O laboratório co-liderado por Bassam Hajj, que vai receber a investigadora em Paris, foi pioneiro no desenvolvimento de sistemas de microscopia multifocal que permitem obter imagens de super-resolução. Este microscópio consegue adquirir imagens de nove planos diferentes em simultâneo, representando os componentes de células vivas de forma mais precisa (single shot volumetric imaging). A investigadora do IGC vai aprender a construir e a usar estes microscópios multifocais com os próprios autores do método. Com este conhecimento, Hannah pretende desenvolver um hardware simples e de livre acesso otimizado para o método eSRRF em 3D.
Para a cientista, que já tinha sido premiada pela EMBO em 2021, esta bolsa é “uma oportunidade para trabalhar e aprender com especialistas internacionais em microscopia de super-resolução multifocal e técnicas de imagem em células vivas”. Será também uma oportunidade para “criar ligações com a fantástica comunidade científica do Institut Curie e com a comunidade de bioimagem em Paris”, acrescenta. Estas bolsas da EMBO fomentam novas colaborações internacionais ao financiar visitas até três meses para a transferência de conhecimento entre laboratórios. Os projetos de investigação selecionados primam pela inovação e elevada qualidade.