Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta 

Ciclo «Conversas»

Exposição com curadoria de Paulo Pires do Vale, inserida no ciclo «Conversas», um novo eixo programático do Museu Calouste Gulbenkian desenvolvido por Penelope Curtis em 2017. Apresenta a obra de Ana Hatherly (1929-2015) e o modo como o Barroco influenciou o seu processo criativo, pondo igualmente em evidência o modo como trabalho da artista contribuiu para a revalorização daquele período histórico.
Exhibition curated by Paulo Pires do Vale as part of the “Conversations” cycle, the Calouste Gulbenkian Museum’s new programme developed by Penelope Curtis in 2017. It presents the works of Ana Hatherly (1929-2015) and the way in which the Baroque influenced her creative process, also highlighting how the artist’s work contributed to a reappraisal of that historical period.

A exposição «Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta», inaugurada no dia 12 de outubro de 2017 e patente ao público até 15 de janeiro de 2018, teve curadoria de Paulo Pires do Vale e coordenação-geral de Nuno Vassalo e Silva, então diretor-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian/Coleção do Fundador. A exposição propunha obras da artista plástica, realizadora e escritora Ana Hatherly (1929-2015) e dava a conhecer a sua relação com o Barroco, época sobre a qual trabalhou durante a sua docência universitária (professora catedrática de Literatura Barroca e fundadora, em 1988, da revista de estudos barrocos Claro-Escuro). A mostra dava corpo também a um diálogo empreendido no sentido da revalorização daquele período histórico e artístico através da produção académica de Hatherly, do seu trabalho de experimentação plástica e visual (desenho, pintura, colagem, performance, filme, televisão) e da sua criação literária (poesia, prosa), tendo sido escolhido para subtítulo da mostra uma frase da sua autoria, retirada da obra A Idade da Escrita, de 1988.

Segundo o curador, a exposição evidenciava a «profunda afinidade entre os experimentalistas do século XX, de que a artista fazia parte, e os seus antecessores dos séculos XVII e XVIII» (Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta, 2017, [contracapa]), demonstrando igualmente a influência do Barroco na obra de Ana Hatherly e a forma como o seu pensamento reinventou a perceção da estética barroca.
A conceção deste projeto expositivo foi desenvolvida a par da produção de uma outra exposição, organizada na Fundação Carmona e Costa, intitulada «Ana Hatherly. Território Anagramático», com curadoria de João Silvério, patente entre 17 de novembro de 2017 e 13 de janeiro de 2018.

«Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta» enquadrava-se no novo plano programático para o ano de 2017 desenvolvido por Penelope Curtis, a nova diretora do Museu Calouste Gulbenkian (MCG), em funções desde 2015, no qual se fixava a realização de nove exposições temporárias por ano, além das duas exposições permanentes – a Coleção do Fundador e a Coleção Moderna – nos dois edifícios da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Neste contexto, «Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta» ocuparia o espaço destinado ao ciclo «Conversas» (sendo esta a última das três exposições anuais programadas) com exposições de diálogo «entre diferentes períodos históricos, geografias, temáticas [e que] têm prioritariamente como ponto de partida a obra ou o território artístico de um artista contemporâneo. […] uma oportunidade e pretexto para repensar a apresentação de núcleo da coleção do Fundador, estabelecendo pontes entre os espaços do Museu e a Galeria junto à Biblioteca de Arte» (Curtis, Memória descritiva, 2017, Arquivos Gulbenkian, MCG 04713).

Correspondendo a este desafio programático, a exposição foi organizada em duas áreas distintas: a Galeria do Piso Inferior do MCG/Coleção do Fundador (espaço anteriormente designado como Galeria de Exposições Temporárias) e a Galeria de Arte Islâmica, inserida no circuito de visita da exposição permanente do Museu.

Do total de 90 obras das coleções do acervo do Museu foram selecionadas para a exposição quatro obras da Coleção do Fundador (Invs. 160; 595; 2390; 958) e 86 obras da Coleção Moderna. A este conjunto, juntava-se ainda, via empréstimo, a obra Loom (s.d.), doada pela artista à Fundação de Serralves, e obras de outros artistas, cedidas por diversas instituições públicas e privadas, entre as quais se contam Transverberação de Santa Teresa de Ávila (1672), proveniente da Igreja Paroquial de Cascais/Paróquia de Cascais, e Agnus Dei (1660-1670), do Museu de Évora, ambas da autoria da pintora Josefa de Óbidos (1630-1684), O Sonho de Jacob (c. 1648-1649), do Museu do Caramulo, e Vanitas (século XVII), do Museu Nacional de Arte Antiga, ambos de autoria desconhecida, afora um relevante corpus documental cedido pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, pela Biblioteca Nacional de Portugal, pela Biblioteca da Ajuda e pela Biblioteca de Évora.
Criando diálogos aparentemente improváveis, Paulo Pires do Vale convocou para o espaço expositivo um significativo conjunto de obras da artista e um outro grupo de objetos e documentos de diferentes épocas, que recuavam à Estela do Escriba Iri (c. 1300 a.C.) (Inv. 160), da Coleção do Fundador. Essas obras e objetos levavam o visitante a percorrer os séculos XVII a XVIII, e documentavam o sentimento, a religiosidade e o saber do período barroco. Era o caso das obras de Josefa de Óbidos, da Vanitas do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, de códices e manuscritos seiscentistas que Hatherly analisou nos seus trabalhos ensaísticos, ou de um conjunto de materiais (desconhecidos do grande público) produzidos durante a sua docência no Ar.Co. Além das obras expostas, o visitante percorria o universo conceptual de Hatherly através do recurso a postos multimédia, onde acedia à consulta de documentação escrita e visual.
O percurso expositivo subdividia-se em diversos núcleos, criados a partir de algumas das «categorias essenciais do Barroco: O Labirinto, o Jogo e a Morte; a Alegoria; e o Diálogo oblíquo entre pintura e poesia» (Comunicado de imprensa, 4 out. 2017, Arquivos Gulbenkian, ID: 27593).

Segundo Paulo Pires do Vale, a seleção de obras e a reflexão sobre o percurso artístico e teórico de Hatherly deram as pistas necessárias ao desenho do discurso expositivo: «O fio de Ariadne que nos serve de guia são os ensaios da artista sobre o Barroco e as categorias epocais, culturais, psicológicas, filosóficas e de estilo que aí estudou: o Labirinto, e as suas dobras sobre dobras; o Tempo, e a consequente aposta paradoxal no Jogo e na Morte, no Lúdico e no Luto; a Alegoria, e a folia da interpretação que promove; a Metamorfose, e o diálogo oblíquo entre pintura e poesia, entre desenho e escrita. São estes os caminhos que se bifurcam neste Jardim.» (Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta, 2017, p. 11)
O caderno de exposição, um formato bilingue replicado para todas as exposições do ciclo «Conversas», com coordenação editorial de Carla Paulino e Ana Maria Campino, inclui uma curta biografia da artista, a reprodução e listagem de algumas das obras apresentadas e o ensaio de Paulo Pires do Vale, intitulado «A Tradição como Inovação», que fundamenta a perspetiva explorada nesta exposição, uma narrativa que sublinha «não apenas a continuidade, mas também as descontinuidades» (Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta, 2017, p. 8).

Na programação associada destacam-se, no dia 12 de outubro de manhã, horas antes da inauguração pública, a visita guiada para a comunicação social, orientada por Paulo Pires do Vale, além de outras, também com o curador, destinadas ao público em geral; uma aula aberta, organizada no espaço da exposição, coordenada por Paulo Pires do Vale e Maria João Branco e realizada no âmbito do mestrado em Estética do Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; um concerto no MCG/Coleção do Fundador, no dia 5 de novembro, com obras do compositor João Madureira criadas a partir de poemas de Ana Hatherly e com composições de música barroca, realizado no âmbito do ciclo «Concertos Promenade» e programado com a colaboração do Serviço de Música da FCG; a conferência «Ana Hatherly e o Barroco», com a participação de Christine Buci-Glucksmann e Filomena Molder e moderação de Paulo Pires do Vale, e o lançamento do livro Ana Hatherly. Esperança e Desejo: Aspetos do Pensamento Utópico do Barroco, com Ana Marques Gastão, ambos no dia 6 de janeiro de 2018, na Biblioteca de Arte da FCG.
Numa articulação entre a exposição organizada na Fundação Calouste Gulbenkian e a mostra organizada na Fundação Carmona e Costa, realizou-se, no dia 2 de dezembro de 2017, uma visita guiada conjunta às duas exposições, iniciada nas salas do Museu Calouste Gulbenkian/Coleção do Fundador e terminada na Fundação Carmona e Costa, com a orientação dos dois curadores, Paulo Pires do Vale e João Silvério. No dia 13 de janeiro, realizou-se uma conferência com moderação de João Silvério e o lançamento do catálogo da exposição.

O Museo de las Artes. Universidad de Guadalajara (MUSA), no México, acolheu a exposição, aí intitulada «Ana Hatherly y el Barroco. En un Jardín Hecho de Tinta», integrada na programação da Feria Internacional del Libro de Guadalajara, realizada entre 23 de novembro de 2018 e 3 de fevereiro de 2019. Esta itinerância reuniu um número menor de peças: das 90 obras do acervo da Fundação Calouste Gulbenkian apresentadas em Lisboa foram apresentadas no México 67 trabalhos, todos da Coleção Moderna da FCG.

Isabel Falcão, 2022


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A "Romã"

Ana Hatherly (1929-2015)

A "Romã", Inv. DP1484

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1468

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1469

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1470

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1471

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1472

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1473

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1474

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1475

A Romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A Romã, Inv. DP1485

A Romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A Romã, Inv. DP1982

A Romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A Romã, Inv. DP1983

A Romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A Romã, Inv. DP1984

A Romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A Romã, Inv. DP1985

A Romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A Romã, Inv. DP1986

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1476

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1477

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1478

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1479

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1480

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1481

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1482

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, Inv. DP1483

Auto-retrato (à la Füssli)

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto-retrato (à la Füssli), Inv. DP1516

Auto-retrato á la Füssli

Ana Hatherly (1929-2015)

Auto-retrato á la Füssli, Inv. DP1512

Escuta o conto profano

Ana Hatherly (1929-2015)

Escuta o conto profano, Inv. DP1770

Estudo sobre um tema de Füssli (the nightmare)

Ana Hatherly (1929-2015)

Estudo sobre um tema de Füssli (the nightmare), Inv. DP1511

Love letter puzzle

Ana Hatherly (1929-2015)

Love letter puzzle, Inv. DP1768

Metáfora da "mão inteligente"

Ana Hatherly (1929-2015)

Metáfora da "mão inteligente", Inv. 04DP2003

O encontro

Ana Hatherly (1929-2015)

O encontro, Inv. DP1762

O Mar

Ana Hatherly (1929-2015)

O Mar, Inv. DP1996

O mar que se quebra

Ana Hatherly (1929-2015)

O mar que se quebra, Inv. DP1769

O novo, não o livre

Ana Hatherly (1929-2015)

O novo, não o livre, Inv. DP1766

Os anjos suspensos (homenagem a Borloch)

Ana Hatherly (1929-2015)

Os anjos suspensos (homenagem a Borloch), Inv. DP1761

Revolução

Ana Hatherly (1929-2015)

Revolução, Inv. IM12

Salva a Alma!

Ana Hatherly (1929-2015)

Salva a Alma!, Inv. DP1764

sonhando longamente contigo

Ana Hatherly (1929-2015)

sonhando longamente contigo, Inv. 04DP2026

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1441

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, c. 1972-1973 / Inv. DP1442

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1465

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1488

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1980

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1981

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. 04DP1997

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. 04DP1998

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. 04DP1999

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2005

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2006

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2007

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2008

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2009

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2010

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2011

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2012

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2013

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2014

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP2022

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1467

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP253

Torah

Ana Hatherly (1929-2015)

Torah, (1973) / Inv. DP1669

Estela do escriba Iri

Anónimo

Estela do escriba Iri, Império Novo, XVIII dinastia, c. 1300 a.C. / Inv. 160

Sem título

António Areal (1934-1978)

Sem título, Inv. DP1515

Sem título

António Areal (1934-1978)

Sem título, Inv. DP1514

Desconhecido

Inv. 595

Festa Galante

Nicolas Lancret (1690-1743)

Festa Galante, Início da década de 1730 / Inv. 958

Livro dos Insectos seleccionados

UTAMARO, Kitagawa

Livro dos Insectos seleccionados, Inv. 2390


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta]

12 out 2017
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Concerto

[Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta]

5 nov 2017
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Ana Hatherly e o Barroco

6 jan 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Ana Hatherly. Território Anagramático

13 jan 2018
Fundação Carmona e Costa
Lisboa, Portugal
Lançamento editorial

Ana Hatherly. Esperança e desejo: Aspetos do pensamento Utópico do Barroco

6 jan 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

À Conversa com o Curador

14 out 2017 – 13 dez 2017
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Cruzamento entre as Exposições «Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta» e «Ana Hatherly. Território Anagramático» com os Curadores

2 dez 2017
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
2 dez 2017
Fundação Carmona e Costa
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta]

25 nov 2017
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência de Imprensa. Paulo Pires do Vale (ao centro)
Conferência de Imprensa. Paulo Pires do Vale
Conferência de Imprensa. Paulo Pires do Vale (ao fundo)
Conferência de Imprensa. Paulo Pires do Vale
Conferência de Imprensa. Rita Fabiana (à esq.); Paulo Pires do Vale (à dir.)
Conferência de Imprensa
Conferência de Imprensa. Penelope Curtis; Paulo Pires do Vale (à dir.)
Pedro Norton de Matos, Paulo Pires do Vale e Teresa Patricio Gouveia (da esq. para a dir.)
Nuno Vassallo e Silva, Pedro Norton de Matos, Paulo Pires do Vale e Teresa Patricio Gouveia (da esq. para a dir.)
Carlos Nogueira, Pedro Norton de Matos e Paulo Pires do Vale (à esq.)
Rui Vieira Nery
António Repolho Correia (atrás, ao centro)
António Silva (à esq.)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04713

Pasta com documentação referente à produção de diversas exposições. Contém documentos de produção, correspondência interna e externa, estimativas orçamentais e relatórios. 2016 – 2016

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04821

Pasta com documentação referente à produção de diversas exposições. Contém correspondência interna e externa e estimativas orçamentais. 2017 – 2019

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Conjunto de documentos referentes à produção da exposição. Contém caderno de exposição, desdobrável, pressbook e texto de uma conferência. 2017

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 02742

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa. 2017 – 2018

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04756

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa. 2017 – 2018

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04699

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência sobre a itinerância da exposição e print do pressbook, com recortes de imprensa. 2017 – 2018

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04822

Pasta com documentação referente à programação das atividades da FCG para os anos de 2017 a 2019. Contém correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 28256

Coleção fotográfica, cor: aspetos de sala (FCG, Lisboa) 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 27074

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2017


Exposições Relacionadas

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