Modelos Biológicos

A Unidade de Modelos Biológicos (UMB) é um conjunto de infraestruturas e de serviços de apoio à investigação baseada em organismos modelo. No IGC inclui o murganho, modelos aquáticos (peixe-zebra e rã), a mosca da fruta e plantas. A Unidade garante a manutenção dos animais e plantas, a manutenção geral de instalações e equipamentos, serviços sofisticados como a re-derivação, a criopreservação de estirpes mutantes de murganhos e peixes-zebra, a produção de murganhos livres de germes, condições para estudos de gnotobiologia e de metabolismo, áreas específicas para estudos de infeção com agentes biológicos de biossegurança de nível 2 (ABSL-2) e de nível 3 (ABSL-3), a assistência a investigadores, manutenção de colónias de animais, a importação e exportação de animais, a organização de cursos em Ciências de Animais de Laboratório, e apoio nos processos de obtenção de licenças de projetos junto à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A Unidade procura integrar a gestão das diferentes instalações de cada organismo modelo, nomeadamente através da partilha de desenvolvimento tecnológico e de boas práticas entre os diferentes modelos animais e de plantas. A equipa é composta por um coodenador geral, responsáveis por cada sub-unidade (para os 4 modelos existentes), técnicos especializados para cada espécie e uma responsável pelo bem-estar animal para os modelos de animais vertebrados. Combinando flexibilidade e adaptabilidade, o pessoal é formado em mais do que uma espécie, permitindo que a Unidade se adapte facilmente à dinâmica da própria investigação. Esta particularidade promove uma cultura de valores e princípios partilhados que contribui para uma relação próxima com os investigadores.

IGC Statement on Animals in Research