Sistemas Adaptativos Complexos e Biologia Computacional

Luís Rocha

Quase todos os processos interessantes na natureza e na sociedade estão altamente interligados. No entanto, em muitos sistemas podemos distinguir um conjunto de componentes fundamentais, que interagem não linearmente para formar estruturas compostas ou funções, cuja identidade requer explicações mais abrangentes do que as necessárias para explicar seus componentes constituintes.

Estes sistemas multivariados que necessitam descrições complementares, multi-nível, são definidos como sistemas complexos, sendo muitas vezes modelados como redes ou sistemas dinâmicos.

Exemplos incluem:

  • Redes genéticas que controlam processos de desenvolvimento sob pressão seletiva;
  • Redes imunitárias que preservam a identidade dos organismos;
  • Colónia social de insetos;
  • Redes neuronais, fisiológicas e tecnológicas que produzem inteligência;
  • Redes ecológicas;
  • Redes sociais, compostas de sistemas de transporte, serviços de utilidade pública, e telecomunicações, assim como economias e processos de deliberação política.

O grupo de investigação está particularmente interessado nas propriedades informacionais de sistemas naturais e artificiais que assim permitem a sua adaptação e evolução. Isto implica por um lado entender o papel fundamental da informação no controle do comportamento e das capacidades evolutivas dos sistemas complexos, assim como os princípios abstractos dos sistemas naturais de forma a produzir informação tecnológica adaptativa.

Este programa de investigação teórica e aplicada, centrada na complexidade a vários níveis da saúde humana, está organizado em três pilares centrais:

  1. Redes e Sistemas Complexos,
  2. Computação e Biologia de Sistemas, 
  3. Inteligência Computacional.

Para saber mais sobre a investigação e como colaborar e estudar connosco, consulte também o grupo de investigação Sistemas Complexos Adaptativos e Inteligência Computacional (CASCI).

O grupo está também comprometido com a pesquisa interdisciplinar, o ensino e a formação de pós-graduação.

 


Projetos


Publicações