IGC recebe prémio Chan Zuckerberg Initiative (CZI)

IGC recebe prémio Chan Zuckerberg Initiative (CZI) em parceria com Francis Crick Institute e Imperial College

O IGC juntamente com o Francis Crick Institute e a Imperial College London recebem o prestigioso prémio Chan Zuckerberg Initiative (CZI) para desenvolverem tecnologia acessível que ajude os investigadores a compreender melhor o comportamento das proteínas dentro das células a uma nanoescala.

O projeto “VP-CLEM-KIT: a pipeline for democratising volumetric visual proteomics “liderado por Collinson (Crick Institute), Ricardo Henriques (IGC) e Paul French (Imperial College London) recebeu financiamento de 2,7 milhões de libras. Estas equipas irão criar em conjunto um novo kit de ferramentas para um tipo de proteómica visual, que combina duas técnicas de imagiologia: microscopia de fluorescência de super-resolução e microscopia eletrónica. A integração destas duas tecnologias promete revelar detalhes nunca antes vistos na arquitetura molecular das células. Um foco principal deste projeto será gerar abordagens de imagiologia acessíveis, facilmente disponíveis para os investigadores a um custo baixo, particularmente aos que se encontram em países onde o financiamento científico é menos acessível.

O projeto conjunto destas três equipas está previsto arrancar em 2021 e ter uma duração de 2 anos e meio. O projeto tornará a Proteómica Visual (VP) uma realidade através de avanços tecnológicos interdisciplinares em microscopia de alta resolução. Ricardo Henriques, líder da equipa deste projeto, comenta: “Desenvolver esta plataforma de ponta, de forma acessível, vai moldar a forma como muitos investigadores vão querer fazer investigação na próxima década. Por este motivo, temos priorizado a construção de tecnologia de forma democratizada, garantindo o livre acesso a investigadores interessados ​​nas ciências da vida e biomédicas”. No futuro, estas equipas esperam que o VP-CLEM-KIT se torne um elemento essencial nas abordagens que o investigador irá usar para fazer descobertas seminais em saúde e doença.