3 Setembro 2020

Cientista do IGC recebe prestigiada bolsa ERC

Elias Barriga, cientista do Instituto Gulbenkian de Ciência, recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação.

Elias Barriga © Instituto Gulbenkian de Ciência

O Conselho Europeu de Investigação (ERC, do inglês European Research Council) anunciou a lista dos vencedores das Starting Grants de 2020. Esta lista inclui Elias H. Barriga, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência, que recebe 1,8 milhões de euros para desenvolver investigação na área da migração celular. Estas bolsas são um financiamento extremamente competitivo que seleciona promissores cientistas no início de carreira, com excelentes trabalhos no currículo e propostas de investigação excepcionais. 

Elias H. Barriga, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência, lidera o grupo de investigação de Mecanismos da Morfogénese, centrado no estudo da migração celular coletiva direcionada, isto é, o movimento coordenado de um grupo de células durante a sua viagem nos tecidos, guiado por sinais externos. Esta função migratória é essencial para um grande número de processos que vão desde o desenvolvimento embrionário, à reparação de tecidos ou à metastização do cancro. Apesar da sua grande relevância biológica, os mecanismos que guiam a migração celular coletiva direcionada no seu ambiente nativo são ainda pouco conhecidos.

Com a atribuição da ERC Starting Grant, Elias, e a sua equipa, pretendem compreender melhor a forma como as células migram nos ambientes complexos dos nossos corpos. Nestes ambientes, as células precisam de sentir e responder a múltiplos sinais de natureza bioquímica e biofísica, mas o efeito recíproco entre estes sinais está ainda pouco caracterizado. Com a ERC StG “o nosso grupo espera conseguir trazer perspectivas únicas para as mais diversas disciplinas, especialmente para o desenvolvimento embrionário e o estudo de malformações congénitas, assim como para o estudo do cancro e da regeneração”. explica Elias H. Barriga.

 

Leia o comunicado de imprensa