Equipa técnica


Recursos Humanos

Teresa Carmona
Coordenadora

Tel: +351 214 464 643 
E-mail: [email protected]

Os Recursos Humanos são responsáveis por:

  • Bolsas de estudo e contratos de trabalho;
  • Declarações de RH para uso externo;
  • Licença parental;
  • Qualquer pagamento relacionado aos RH;
  • Seguros médicos (se aplicável).

Comunicação Institucional

Ana Morais
Coordenadora 

Tel: +351 214 407 913
E-mail: [email protected]

A Comunicação Institucional é responsável pela definição e implementação da estratégia de comunicação e marketing do Instituto, em estreita articulação com a Direção e com a Fundação Calouste Gulbenkian. 


Public Engagement

Ana Mena
Coordenadora 

Tel: +351 214 407 959
E-mail: [email protected]

A unidade de Public Engagement desenvolve atividades que levam o conhecimento produzido pela investigação até à sociedade - cientistas e não-cientistas. O diálogo entre cientistas e toda a sociedade é crucial para o envolvimento de todos os públicos nas implicações sociais da investigação e para a melhor compreensão do processo científico subjacente à investigação e descoberta. 

O Instituto está empenhado em promover este diálogo, tanto dentro do Instituto (Dias Abertos, projetos com professores e estudantes), como fora de portas (Noite dos Investigadores, em festivais de música). Procuram constantemente novas formas e meios de envolver pessoas e grupos de todas as idades, interesses e formações na nossa investigação e na Ciência em geral.


Biosegurança

Tiago Carneiro
Coordenador

Tel: +351 214 464 664
E-mail: [email protected]

A unidade de Biosegurança do Instituto Gulbenkian de Ciência tem como principal objectivo assegurar a proteção de todos os trabalhadores do IGC e dos nossos visitantes. 

Ao mesmo tempo estamos focados em proteger o ambiente e a cominudade que nos rodeia de forma a establecer laços de confiança com o público em geral. O nosso Biosafety Officer, em conjunto com o comité de biossegurança, é responsável pela implementação das práticas de biossegurança seguidas no IGC e que vão ao encontro das normas da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde.

De entre os vários serviços que providenciamos destacamos os seguintes:

  1. Programa de treino para o trabalho com isotopos radioactivos. A nossa sala de radioaactividade encontra-se licenciada pela Direção Geral the Saúde (DGS) que nos garante permissão para trabalhar com P-32, P-33, S-35, C-14 and H-3;
  2. No IGC é possível trabalhar em salas com nível de segurança 2. Nestas salas estão asseguradas as melhores condições de trabalho para este nível de segurança e um programa de treino aos investigadores que necessitam de as usar;
  3. Implementação de normas de biossegurança gerais a todos os laboratórios;
  4. Implementação de programas para o correcto manuseamento de lixo químico e biológico;
  5. Implementação de protocolos de emergência.

Informática 

João Sousa
Coordenador

Tel: +351 214 407 958
E-mail: [email protected] 

A Infraestrutura Técnica de Informática (ITI) é responsável pelos sistemas de informação do Instituto.
Os serviços prestados pela ITI incluem o E-Mail, VPN, impressão, alojamento de servidores e vários serviços para investigadores, apoio administrativo, serviços colaborativos, armazenamento central de dados, bases de dados, manutenção do site web, vigilância e controlo de acessos, consultadoria, treino e suporte.
Os serviços prestados assentam quase exclusivamente em tecnologias Open Source e é nosso objectivo prestar suporte idêntico às plataformas Windows, Mac e Linux.


Suporte Técnico Científico 

Nuno Moreno
Coordenador

Tel: +351 214 464 538
E-mail: [email protected] 

A unidade de suporte tecnico-científico (TSS) visa dar suporte à aquisição de equipamento, sua distribuição e uso racional. Também dá suporte aos investigadores do Instituto na prototipagem de hardware para abordagens experimentais inovadoras (e.g. impressão 3D e automação).

Trabalham em estreita colaboração com os serviços científicos de forma a elevar os padrões de qualidade e tempo de equipamento disponível, providenciando ferramentas de gestão e fomentando boas práticas de modelos financeiros. 


Financiamento em Ciência

Sheila Vidal 
Coordenadora 

Tel: +351 214 407 902
E-mail: [email protected]

A Unidade de Financiamento em Ciência é responsável pelo serviço de apoio à preparação de candidaturas a financiamento competitivo externo. O objetivo principal da Unidade é aumentar a capacidade do Instituto para atrair fundos externos para Investigação e Desenvolvimento (I&D) através da angariação direta pelas equipas de investigação e dos seus projetos a concursos competitivos lançados por programas de financiamento nacionais, internacionais, públicos e privados.

A Unidade reporta diretamente ao Director do IGC, e possui conhecimento das políticas, requisitos e condições de acesso aos diferentes programas de financiamentos. Trabalha em colaboração com os investigadores e as unidades de administração, gestão de projeto, contabilidade e finanças.

A Unidade de Financiamento em Ciência foi criada em 2008, e faz parte de uma série de serviços e estruturas de apoio à investigação que o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) estabeleceu para ajudar os seus investigadores a atingir um maior reconhecimento científico e competitividade internacional.


Eventos Científicos e Boas-vindas

Luís Valente
Coordenador

Tel: +351 214 407 958
E-mail: [email protected] 

Eventos Científicos & Boas-vindas é responsável por:

  • Logística para qualquer evento organizado pelo IGC (reuniões, conferências e simpósios);
  • Organização de viagens para visitantes ao IGC;
  • Logística de Visitantes de seminários;
  • Boas-vindas ao IGC: suporte administrativo para novos investigadores em todas as questões relacionadas à instalação em Portugal e no IGC. 
  • Processos de reembolso SSV;
  • Agendamento de salas de reunião.

Gestão de Projetos 

Ana Sofia Oliveira
Coordenadora

Tel: +351 214 464 535
E-mail: [email protected] 

A unidade de gestão de projetos está dividida em três grupos:

  1. Projetos Internacionais (bolsas, prémios públicos ou privados);
  2. Projectos Nacionais (FCT e Outros);
  3. Projetos Internos.

Procurement

António Bretanha 
Coordenador

Tel: +351 214 464 507
E-mail: [email protected]

A Unidade de Procurement tem como missão a identificação das necessidades comuns de produtos e serviços; na negociação de melhores condições para todos os elementos envolvidos no processo: investigadores, unidades de suporte à investigação e fornecedores.


Manutenção Geral 

Pedro Alves
Coordenador

Tel: +351 214 407 950
E-mail: [email protected]

A Unidade de Manutenção Geral fornece apoio em toda a manutenção geral (excluindo equipamentos e unidades científicas), eletricidade, AVAC, edificações, jardinagem, limpeza e dá suporte a outras atividades que necessitem, como lixo geral e biohazard - reconstrução e adaptação, etc.