Equipa de Apoio Técnico
Recursos Humanos
Email:
A Unidade de Recursos Humanos apoia os objetivos de investigação do IGC e os padrões de excelência e qualidade do instituto, oferecendo as melhores práticas de gestão de recursos humanos, fomentando o desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores e promovendo um ambiente de aprendizagem e colaboração, alinhado com os pilares estratégicos gerais da Fundação.
Algumas das atividades cobertas pela unidade são:
Comunicação Institucional
Ana Morais
Coordenadora
Tel: +351 214 407 913
E-mail: [email protected]
Equipa
Ana Morais – Coordenadora da Unidade
Joana Saraiva – Canais Digitais
Ivana Martins – Escrita Científica
A Comunicação Institucional é responsável pela definição e implementação da estratégia de comunicação e marketing do Instituto, em estreita articulação com a Direção e com a Fundação Calouste Gulbenkian.
Atividades
A Unidade ICOMM apoia a comunidade do IGC num vasto leque de atividades:
Public Engagement
E-mail: [email protected]
A unidade de Public Engagement desenvolve atividades que levam o conhecimento produzido pela investigação até à sociedade - cientistas e não-cientistas. O diálogo entre cientistas e toda a sociedade é crucial para o envolvimento de todos os públicos nas implicações sociais da investigação e para a melhor compreensão do processo científico subjacente à investigação e descoberta.
O Instituto está empenhado em promover este diálogo, tanto dentro do Instituto (Dias Abertos, projetos com professores e estudantes), como fora de portas (Noite dos Investigadores, em festivais de música). Procuram constantemente novas formas e meios de envolver pessoas e grupos de todas as idades, interesses e formações na nossa investigação e na Ciência em geral.
Biosegurança
E-mail: [email protected]
A unidade de Biosegurança do Instituto Gulbenkian de Ciência tem como principal objectivo assegurar a proteção de todos os trabalhadores do IGC e dos nossos visitantes.
Ao mesmo tempo estamos focados em proteger o ambiente e a cominudade que nos rodeia de forma a establecer laços de confiança com o público em geral. O nosso Biosafety Officer, em conjunto com o comité de biossegurança, é responsável pela implementação das práticas de biossegurança seguidas no IGC e que vão ao encontro das normas da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde.
De entre os vários serviços que providenciamos destacamos os seguintes:
- Programa de treino para o trabalho com isotopos radioactivos. A nossa sala de radioaactividade encontra-se licenciada pela Direção Geral the Saúde (DGS) que nos garante permissão para trabalhar com P-32, P-33, S-35, C-14 and H-3;
- No IGC é possível trabalhar em salas com nível de segurança 2. Nestas salas estão asseguradas as melhores condições de trabalho para este nível de segurança e um programa de treino aos investigadores que necessitam de as usar;
- Implementação de normas de biossegurança gerais a todos os laboratórios;
- Implementação de programas para o correcto manuseamento de lixo químico e biológico;
- Implementação de protocolos de emergência.
Informática
João Sousa
Coordenador
Tel: +351 214 407 958
E-mail: [email protected]
A Informática é responsável pelos sistemas de informação do instituto.
Os serviços prestados incluem o E-Mail, VPN, impressão, alojamento de servidores e vários serviços para investigadores, apoio administrativo, serviços colaborativos, armazenamento central de dados, bases de dados, manutenção do site web, vigilância e controlo de acessos, consultadoria, treino e suporte.
Os serviços prestados assentam quase exclusivamente em tecnologias Open Source e é nosso objectivo prestar suporte idêntico às plataformas Windows, Mac e Linux.
Equipamento Científico e Infraestruturas
Nuno Moreno
Coordenador
Tel: +351 214 464 538
E-mail: [email protected]
A unidade visa assessorar os investimentos em equipamentos e infraestruturas, incluindo as novas instalações do Ocean Campus. Estamos também em estreita ligação com outras instituições, promovendo uma estratégia comum de recursos através de a) um acompanhamento nos roteiros nacionais de infraestruturas, b) uma oferta de software de gestão de serviços (www.agendo.science ), c) promoção de serviços inter-institucionais em conjunto com a CoLife .EU.
Disponibilizamos também um serviço que tem como intuito democratizar o uso da Internet das Coisas em infraestruturas para a investigação, utilizando tecnologia desenvolvida para cidades inteligentes. Esta solução está atualmente implementada em 6 grandes instituições de investigação em Portugal e nos EUA.
Financiamento em Ciência
Sheila Vidal
Coordenadora
Tel: +351 214 407 902
E-mail: [email protected]
A Unidade de Financiamento em Ciência é responsável pelo serviço de apoio à preparação de candidaturas a financiamento competitivo externo. O objetivo principal da Unidade é aumentar a capacidade do Instituto para atrair fundos externos para Investigação e Desenvolvimento (I&D) através da angariação direta pelas equipas de investigação e dos seus projetos a concursos competitivos lançados por programas de financiamento nacionais, internacionais, públicos e privados.
A Unidade reporta diretamente ao Director do IGC, e possui conhecimento das políticas, requisitos e condições de acesso aos diferentes programas de financiamentos. Trabalha em colaboração com os investigadores e as unidades de administração, gestão de projeto, contabilidade e finanças.
A Unidade de Financiamento em Ciência foi criada em 2008, e faz parte de uma série de serviços e estruturas de apoio à investigação que o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) estabeleceu para ajudar os seus investigadores a atingir um maior reconhecimento científico e competitividade internacional.
Centro Colaborativo Gulbenkian
Luís Valente
Diretor Executivo
Tel: +351 214 407 958
E-mail: [email protected]
Criado em 2020 com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o Centro Colaborativo Gulbenkian tem como missão estabelecer o IGC e a região de Oeiras como um pólo de Ciência e Inovação de relevo internacional. O Centro Colaborativo Gulbenkian, o primeiro do género na Europa, tem como objetivo promover o desenvolvimento das ciências da vida, potenciando a investigação interdisciplinar e colaborativa. Mais especificamente, o Centro irá:
Desta forma, o Centro irá promover atividades em três pilares fundamentais: Internacionalização, Inovação e Participação.
Events & Welcome
Events & Welcome é responsável por:
Gestão de Projetos
Ana Sofia Oliveira
Coordenadora
Tel: +351 214 464 535
E-mail: [email protected]
A unidade de gestão de projetos está dividida em três grupos:
- Projetos Internacionais (bolsas, prémios públicos ou privados);
- Projectos Nacionais (FCT e Outros);
- Projetos Internos.
Procurement
António Bretanha
Coordenador
Tel: +351 214 464 507
E-mail: [email protected]
A Unidade de Procurement tem como missão a identificação das necessidades comuns de produtos e serviços; na negociação de melhores condições para todos os elementos envolvidos no processo: investigadores, unidades de suporte à investigação e fornecedores.
Manutenção Geral
Pedro Alves
Coordenador
Tel: +351 214 407 950
E-mail: [email protected]
A Unidade de Manutenção Geral fornece apoio em toda a manutenção geral (excluindo equipamentos e unidades científicas), eletricidade, AVAC, edificações, jardinagem, limpeza e dá suporte a outras atividades que necessitem, como lixo geral e biohazard - reconstrução e adaptação, etc.
Inovação
Marta Ribeiro
Coordenadora
Laboratory Operations
Paulo Duarte e Vera Teixeira
Coordenadores
Email: [email protected], Tel: +351214407995
Email: [email protected], Tel: +351214464649
Email: [email protected]
A Unidade é responsável pelas seguintes áreas:
- Manutenção de equipamento científico comum;
- Distribuição, manutenção e criação de espaços científicos;
- Manutenção de todas as áreas de armazenamento a frio (azoto líquido, -80ºC, -20ºC, 4ºC, câmaras frigoríficas);
- Gestão da Sala de Lavagens. Serviço que fornece material de laboratório limpo e esterilizado, bem como meios e soluções de alta qualidade para os grupos de investigação;
- Esta Unidade interage com todos os serviços de apoio e investigação na resolução de problemas e necessidades diárias.