PONTE Programa Pós-doutoral em Biologia Quantitativa Teórica
Um programa para doutorados em física, matemática, engenharia ou uma disciplina relacionada, para realizar investigação em biologia quantitativa teórica de mãos dadas com experimentalistas.
Bolsas que ligam as ciências exatas à biologia
O Instituto Gulbenkian de Ciência convida doutorados em física, matemática ou disciplinas relacionadas a candidatarem-se ao novo programa de bolsas PONTE. Os bolseiros do programa PONTE terão um papel preponderante no que toca à missão do instituto de estabelecer uma ponte entre a biologia e as ciências exatas.
Com este propósito, os bolseiros são encorajados a trabalhar independentemente, desenvolvendo projetos em colaboração com membros de um ou vários grupos de investigação do IGC. Para ir ao encontro dessa independência, as bolsas PONTE têm uma duração de três anos. Durante este período, os bolseiros usufruem de excelentes condições de trabalho e irão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da biologia quantitativa teorética no IGC.
Os bolseiros PONTE serão designados para um período inicial de dois anos, com a possibilidade de extensão por um terceiro ano. De forma a facilitar a sua estadia no IGC, os bolseiros serão apoiados com:
Financiamento de equipamento informático
Subsídio de relocalização
Cobertura dos sistemas de saúde público e privado
Data de inicio flexivel
Além disso, para promover o sucesso da sua investigação, os bolseiros PONTE terão a possibilidade de:
Aceder aos serviços computacionais
Financiamento anual para viagens
Financiamento anual para acolher visitantes
Acolher um orador por ano
Co-organizar um workshop durante a sua estadia
Associar-se ao programa de doutoramento em Biologia Integrativa, envolvendo-se no processo de seleção dos bolseiros
Os bolseiros
Após a chegada, espera-se que os bolseiros PONTE interajam com diferentes grupos de investigação, frequentem reuniões de grupo, participando no debate com membros do grupo, etc. Depois deste período inicial exploratório ( e com a assistência dos coordenadores do programa quando necessário), os bolseiros devem delinear um programa de investigação. Espera-se que a investigação dos bolseiros seja colaborativa, envolvendo grupos locais. Projetos colaborativos que envolvam dois ou mais grupos de investigação são particularmente bem-vindos.
Para além de desenvolverem a sua investigação, espera-se que os bolseiros PONTE sejam membros ativos da comunidade do IGC. Para este fim, irão assistir e participar nos seminários, bem como convidar oradores e aumentar a exposição à biologia teorética no IGC.
Adolfo Alsina Bolseiro PONTE, 2021
Estudou Matemática e Física na Universidad Complutense de Madrid (UCM) e fez um mestrado em Soft Matter and Biological Physics (École Normale Supérieure – ENS). Após realizar um estágio na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST), mudou-se para a Alemanha para fazer um doutoramento no Max Planck Institute for the Physics of Complex Systems (MPIPKS). Estuda os sistemas biológico recorrendo a métodos de física estatística de não equilíbrio, aprendizagem automática e processos estocásticos, com foco no comportamento coletivo como resultado de interações multi-escala complexas.
É doutorado pela Universidade de Zaragoza, onde obteve também o bacharelado e o mestrado em física em 2016 e 2017, respetivamente. A sua investigação centra-se no estudo de sistemas complexos através das lentes da física estatística, dinâmica não linear e ciência de redes, especialmente com foco na interação entre a mobilidade humana e a propagação de doenças transmissíveis.
O Instituto Gulbenkian de Ciência acolhe grupos de investigação de diversas áreas da biologia, desde comportamento animal até à evolução microbiana e à biofísica teorética. O instituto conta com serviços científicos de excelência, incluindo microscopia eletrónica, imagiologia avançada, citometria de fluxo, entre outros.
Os serviços computacionais incluem:
biodata cluster: 16 nodes, each with 20cores and 128GB RAM, plus 2 nodes with 20cores and 1.5TB RAM. All this attached to over 100TB of SSD storage.
slurm cluster: 4 nodes, each with 64 cores and 512 GB RAM plus 12TB of SSD scratch space.
Para além disso, o instituto tem um excelente historial de financiamento de organizações internacionais como ERC, EMBO, HFSP e outras.
Além do seu amplo espectro científico, o instituto é palco de um ambiente cultural altamente diversificado, com mais de 44 nacionalidades, e um rácio 56% de mulheres. O Instituto Gulbenkian de Ciência tem uma localização priveligiada na cidade costeira de Oeiras, a 15 minutos de Lisboa através de transportes públicos.
É com grande entusiasmo que embarco nesta nova aventura. As excelentes condições de trabalho e apoio proporcionado pelo IGC e a possibilidade de participar em diversos projetos interdisciplinares com os experimentalistas que trabalham no instituto, fizeram da bolsa PONTE a escolha ideal para continuar a progredir na minha carreira científica
David Soriano-Paños, Bolseiro PONTE
Candidatei-me ao programa PONTE motivado pela oportunidade de ingressar num ambiente interdisciplinar num local maravilhoso. Estou entusiasmado com a possibilidade de desenvolver novas colaborações e ampliar os meus horizontes científicos no IGC.