Candidaturas às Bolsas PONTE

O Instituto Gulbenkian de Ciência convida doutorados em física, matemática, engenharia ou disciplinas similares a candidatarem-se às recém-criadas bolsas PONTE. Os bolseiros PONTE serão figuras-chave no cumprimento da missão do instituto de fazer a ponte entre a biologia e as ciências exatas.

Submeter candidatura

 

Perfil do candidato

Procuramos investigadores em início de carreira (menos de três anos desde a conclusão do PhD) com um PhD em física, matemática ou uma disciplina relacionada. Os candidatos devem estar totalmente comprometidos com o trabalho em ciências da vida, embora nenhuma experiência anterior em biologia seja necessária.

Os candidatos devem ser capazes de aplicar os seus conhecimentos existentes (por exemplo, programação numérica) e conhecimento científico (por exemplo, em física) para resolver problemas biológicos. Os candidatos também devem adquirir novas aptidões enquanto estiverem no IGC (por exemplo, análise de imagem), conforme necessário para completar os objetivos da investigação. A independência, a abertura a novos problemas e métodos são fundamentais.

 

Processo de candidatura

As candidaturas decorrem de 3 de março a 10 de abril.

As candidaturas devem ser apresentadas em inglês exclusivamente através da plataforma online (disponível apenas durante o período de candidaturas). Os candidatos devem fornecer os seguintes elementos:

  1. Carta de apresentação (máx. 1 página)
  2. CV (máx. 3 páginas)
  3. Lista de publicações (com três publicações destacadas)
  4. Declaração de interesse de investigação (máx. 2 páginas)
  5. Pelo menos duas cartas de referência

A declaração de interesse de investigação deve conter um resumo da investigação anterior do candidato e um esboço de futuros interesses  (pode incluir referências a grupos específicos no IGC). No caso de não haver contato prévio com biologia, o candidato deve declarar o que motiva a transição e como a bolsa PONTE possibilitará essa transição.

Dúvidas ou pedidos de esclarecimento devem ser enviadas para: [email protected]

 

Seleção

Um painel de não menos de quatro Investigadores Principais do IGC avaliará todas as candidaturas usando os elementos fornecidos pelo candidato e as cartas de referência. Numa primeira ronda de seleção, os candidatos serão classificados e consequentemente convidados ou não para entrevista. As cartas de referência serão pedidas apenas aos candidatos selecionados para entrevista, com data limite de entrega de 12 de Junho 2020.

À segunda ronda de seleção, consiste de uma entrevista, em inglês e realizada por um painel composto por investigadores do IGC. Os candidatos estrangeiros, ou nacionais a residir fora de Portugal, poderão ser entrevistados por telefone ou Skype.

 

Seleção e Resultados

As entrevistas serão realizadas no final de abril e os resultados serão divulgados logo depois.