Noite Europeia dos Investigadores

Slider de Eventos

A Marina de Oeiras é o local escolhido para a Noite Europeia dos Investigadores. A iniciativa, integrada no projeto REGGAE (Researchers for European Green Growth and Education) pretende juntar investigadores e interessados pela ciência, com o intuito de desmistificar o trabalho dos cientistas e aproximá-lo do grande público.

Em 2021, no âmbito do projeto Ciência Aberta a Oeiras, o ITQB-NOVA e o Instituto Gulbenkian de Ciência juntam-se à Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) para realizar a primeira edição da Noite Europeia dos Investigadores em Oeiras.

A iniciativa irá decorrer na Marina de Oeiras a 24 de setembro e em outros 21 locais distribuídos por todo o país. O programa irá oferecer jogos, debates, demonstrações, workshops, conversas, entre muitas outras atividades, para públicos de todas as idades.

A Noite Europeia dos Investigadores irá contar com a presença de diversas instituições científicas do município, que terão oportunidade de apresentar a investigação que desenvolvem. As atividades poderão abordar áreas tão diversas como a economia circular, a biodiversidade, o clima ou a energia limpa, entre outras, relacionadas com o tema do Pacto Ecológico Europeu.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Skłodowska-Curie. Realiza-se, anualmente, na última sexta-feira de setembro e tem como principal objetivo desmistificar a investigação e o trabalho dos cientistas.

 

Programa