A Arte do Oriente Islâmico. Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição organizada em colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga e integrada no programa de divulgação das obras de arte dos diferentes núcleos da Coleção Gulbenkian, antecedendo a abertura em Lisboa do Museu Gulbenkian. Incluiu peças de diferentes núcleos, como vidros, cerâmicas, têxteis e a arte do livro, que documentavam a arte do Oriente Islâmico.
Show displaying work from various Gulbenkian Collection exhibits, including artworks in glass, ceramics, textiles, and book art, which documented art from the Islamic world. The exhibition, which predated the opening of the Calouste Gulbenkian Museum, was organised in collaboration with the Museu Nacional de Arte Antiga (the National Museum of Ancient Art) and formed part of a programme aimed at promoting the works in the Collection.

Exposição realizada nas salas do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e integrada no programa de exposições, tendo por objetivo dar a conhecer as obras de arte da Coleção Calouste Gulbenkian antes da abertura do Museu Calouste Gulbenkian, em 1969.

As peças incluídas nesta exposição, organizadas em diferentes núcleos, como vidros, cerâmicas, têxteis e arte do livro, documentavam a arte do Oriente Islâmico (Síria, Pérsia e Turquia) dos séculos XII a XIX. A escolha dos objetos seguiu um critério relacionado com a sua qualidade e com a sua importância enquanto «expressão da arte do período e da região da(s) sua(s) proveniência(s)», tendo havido um conjunto de peças igualmente importantes que não foram expostas devido ao seu frágil estado de conservação (Arte do Oriente Islâmico, 1963).

A temática da exposição era «pouco conhecida» em Portugal, razão pela qual a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) optou por convidar dois especialistas estrangeiros para redigir os textos do catálogo e para colaborar no estudo e identificação dos objetos: Ernst Kühnel (antigo professor das universidades de Berlim e do Cairo e ex-diretor do Departamento de Arte Islâmica, do Staatliche Museen zu Berlin [Museus Nacionais de Berlim]) e Basil Gray (conservador do Departamento de Antiguidades Orientais do British Museum, de Londres).

Maria Teresa Gomes Ferreira, diretora do Museu Calouste Gulbenkian, deixou testemunho desta exposição: «A representação da Síria (séc. XII a séc. XIV) inicia a Exposição e é constituída por um agrupamento de vidros esmaltados e dourados de origem profana e religiosa […]. Mais numerosas e de várias modalidades são as peças oriundas da Pérsia, desde o séc. XII ao séc. XIX. Neste sector estão representadas as secções de cerâmica (louça e azulejos), de têxteis (tecidos e tapetes) e de arte do livro (arte da escrita e iluminura, pintura de miniaturas e encadernações). […] A arte da Turquia (séc. XV-XVII) encontra-se documentada por dois núcleos: um de cerâmica […] e uma série de brocados e veludos turcos de rica decoração […], que completa o conjunto de arte turca da colecção Gulbenkian e que termina a Exposição.» (Ibid.)

A montagem da exposição foi coordenada por Fernando de Azevedo (1923-2002), em colaboração com o Serviço de Projetos e Obras da FCG, e pautou-se por seguir «os princípios actualmente estabelecidos pela ciência museológica e considerados mundialmente como mais recomendáveis para a conservação e apresentação das obras de arte» (Ibid.).

Apesar de ter sido dada particular atenção aos sistemas de iluminação, climatização e à escolha dos materiais, Maria Teresa Gomes Ferreira reconheceu que nem sempre os problemas surgidos durante a montagem foram resolvidos do melhor modo, uma vez que as salas do Museu Nacional de Arte Antiga apresentavam «deficiências que muito prejudicavam certas soluções» (Ibid.).

Refira-se que esta exposição constituiu, juntamente com as exposições realizadas em Paris («Tableaux de la Collection Gulbenkian», 1960) e no Porto («Artes Plásticas Francesas de Watteau a Renoir», 1964) e com a apresentação da Coleção Gulbenkian no Palácio Pombal, em Oeiras (a partir de 1965), um campo de experimentação na área da museografia, numa fase em que estava a ser discutido o projeto para o Museu Calouste Gulbenkian.

Durante a exposição foram realizadas visitas guiadas e atividades com alunos de várias instituições de ensino de Lisboa. Os trabalhos realizados neste contexto foram exibidos, em 1965, numa outra mostra organizada pelo Serviço de Museu da FCG.

Joana Baião, 2015

Event held at the Museu Nacional de Arte Antiga in Lisbon as part of a programme of exhibitions to display artworks from the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) before the Calouste Gulbenkian Museum opened in 1969.
The pieces included in this exhibition, which was organised into different sections such as glass, ceramics, textiles and book art, documented the art of the Islamic Orient (Syria, Persia and Turkey) from the 12th century to the 19th century. The pieces were selected based on their quality and importance as expressions of art from their period and region of origin, although there was a range of equally important items that were not exhibited because of their fragile state of conservation (A Arte do Oriente Islâmico..., 1963).
The exhibition theme was little known in Portugal, which is why the FCG chose to invite two foreign specialists - Ernest Kühnel (former professor at the Universities of Berlin and Cairo and former head of the Islamic Art Department at the Berlin national museums, Staatliche Museen zu Berlin) and Basil Gray (conservator at the Department of Oriental Antiquities at the British Museum in London) - who wrote the catalogue texts and provided assistance in studying and identifying the objects.
Maria Teresa Gomes Ferreira, director of the Calouste Gulbenkian Museum, has left her memories of that exhibition: A representation of Syria (12th century to 14th century) opens the exhibition and is formed of a group of enamelled and gold glass of secular and religious origin (...). There are many more pieces, of several different types, from Persia, dating from the 12th century to the 19th century. This section includes sections for ceramics (pottery and tiles), textiles (fabrics and rugs) and book art (the art of writing and illuminated manuscripts, painting of miniatures and bookbinding). (...) The art of Turkey (15th-17th century) is documented in two sections - one of ceramics (...) and a series of richly decorated Turkish velvets and brocades (...), completing the set of Turkish art in the Gulbenkian collection and bringing the exhibition to a close (ibid.).
The exhibition's assembly was coordinated by Fernando de Azevedo (1923-2002) in cooperation with the FCG Works and Projects Department and aimed to follow the principles currently established by museology and globally believed to be the most advisable for the conservation and presentation of the works of art (ibid.).
Although particular attention was paid to illumination, climate control and the choice of materials, Maria Teresa Gomes Ferreira acknowledged that the problems that arose during assembly were not always solved in the best way, not least because the rooms of the Museu Nacional de Arte Antiga had shortcomings that extensively hindered certain solutions (ibid.).
Together with exhibitions held in Paris (Tableaux de la Collection Gulbenkian, 1960), Porto (Artes Plásticas Francesas - de Watteau a Renoir, 1964) and the showcasing of the Gulbenkian Collection at the Palácio Pombal in Oeiras (from 1965), this exhibition was a place of museographic experimentation at a time when plans for the Calouste Gulbenkian Museum were being discussed.
Several guided tours and activities were held during the exhibition for students at education institutions in Lisbon. The works made for this event were shown again in 1965 at another exhibition organised by the FCG Museum Department.

Ficha Técnica


Eventos Paralelos

Oficina / Workshop

A Arte no Oriente Islâmico

1964
Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Ateliê para crianças
Ateliê para crianças
Ateliê para crianças
Ateliê para crianças
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição. José de Azeredo Perdigão
José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Maria Teresa Gomes Ferreira (atrás, à dir)
José de Azeredo Perdigão e José Sommer Ribeiro
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição. José de Azeredo Perdigão
 Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição. José de Azeredo Perdigão
José de Azeredo Perdigão
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição
Apresentação pública da exposição infantil realizada no âmbito do ateliê para crianças desenvolvido como evento paralelo à exposição. José de Azeredo Perdigão e Maria Teresa Gomes Ferreira

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03151

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém atas, despachos, correspondência variada, programa, listagem de obras, informações sobre projeto expositivo, convites, envio de catálogos e número de visitantes, assim como texto de comunicação à imprensa, lista de publicações, pedido e aprovação de filmagens pela RTP e pedidos de visitas de escolas. 1961 – 1965

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03152

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém o cadernos de despesas e receitas relativos à exposição. 1963 – 1966


Exposições Relacionadas

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