Arte Britânica no Século XX. Exposição de Pintura e Escultura

Exposição itinerante organizada pelo British Council e pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de apresentar em Portugal um conjunto de 90 obras de arte britânicas produzidas durante o século XX. Foi igualmente propósito desta mostra promover a importância das bolsas atribuídas pela Fundação aos jovens artistas.
Traveling exhibition organized by the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation with the aim of presenting in Portugal a set of 90 British works of art done during the 20th century. The purpose of this exhibition was also to promote the importance of grants to young artists, awarded by the Gulbenkian Foundation.

A exposição «Arte Britânica no Século XX» foi organizada pelo British Council, por manifesta vontade da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). O objetivo era apresentar em Portugal um conjunto significativo de obras de arte produzidas no Reino Unido no século XX e representativas de vários movimentos artísticos. Paralelamente, pretendia-se chamar a atenção para a importância das bolsas de arte concedidas pela FCG no seu desenvolvimento: «Our aim would be to send representative works of twenty artists of this century (about three apiece). We would also take the opportunity to show how the Gulbenkian grant is being spent and practical purpose it serves. About half the paintings in an exhibition on these lines would be representational in the traditional sense and about half would be abstract.» (Carta de Lord Bridges para José de Azeredo Perdigão, 26 jan. 1960, Arquivos Gulbenkian, SBA 15339)

As 90 obras apresentadas foram escolhidas por uma comissão de seleção que incluía «o Director da National Gallery de Londres, o Professor de História de Arte do Courtauld Institute, Universidade de Londres, o Presidente do Institute of Contemporary Arts, o antigo Presidente da Fundação da Tate Gallery e a Directora do Serviço de Belas-Artes do British Council» (Nota para imprensa, 13 fev. 1962, Arquivos Gulbenkian, SBA 15339).

O arquiteto José Sommer Ribeiro e o pintor Fernando de Azevedo foram encarregados pela FCG pela conceção do projeto museográfico, dado o sucesso da sua anterior colaboração na «II Exposição de Artes Plásticas» (1961): «[…] e não é de somenos importância sublinhar que este real espírito de cooperação sã e interessada de um e outro [Fernando de Azevedo e Sommer Ribeiro] deram manifesta prova, pois um tal clima é por si mesmo a garantia de que mais se poderá esperar ainda de uma equipe que logo à primeira vez [«II Exposição de Artes Plásticas»] deu tão boa conta de si. Por isso mesmo estamos convencidos de que deve voltar a chamar-se o pintor Fernando de Azevedo, uma vez que a sua substituição reporia em posição inicial e forçosamente problemática a formação de uma nova equipe.» (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, 19 fev. 1962, Arquivos Gulbenkian, SBA 15339)

Esta exposição viria a ter uma curta itinerância durante os meses de fevereiro a abril de 1962. Sendo primeiramente apresentada em Lisboa (Sociedade Nacional de Belas-Artes), a sua montagem seguiu-se em Coimbra (Associação Académica de Coimbra) e no Porto (Museu Nacional de Soares dos Reis).

Integradas no âmbito desta mostra foram organizadas três conferências sobre a arte inglesa do século XX, proferidas pelo então diretor do Departamento de Belas-Artes do British Council, Gerald M. Forty.

Leonor de Oliveira, 2015

The exhibition Arte Britânica no Século XX [British Art in the 20th Century], was held by the British Council, as requested by the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG).

The aim was to introduce in Portugal a set of significant works of art produced in the United Kingdom during the 20th century that represented several artistic movements, and raise awareness to the importance of art scholarships granted by the FCG in their development:

“(...) our aim would be to send representative works of twenty artists of this century (about three apiece). We would also take the opportunity to show how the Gulbenkian grant is being spent and the practical purpose it serves. About half the paintings in an exhibition on these lines would be representational in the traditional sense and about half would be abstract. (...)” (Letter from Lord Bridges to José de Azeredo Perdigão, 26 Jan. 1960, Gulbenkian Archives, SBA 15339).

The 90 works presented were chosen by a Selection Committee that included “the Director of The National Gallery of London, the Professor of Art History of The Courtauld Institute, London University, the President of the Institute of Contemporary Arts, the former President of the Tate Gallery Foundation and the Director of the Fine Arts Department of the British Council” (Note for the press, 13 Feb. 1962, Gulbenkian Archives, SBA 15339).

The architect José Sommer Ribeiro and the painter Fernando de Azevedo, both from the FCG, were entrusted with the conception of the museum project of this event, due to the success of their previous collaboration in the II Exposição de Artes Plásticas (1961) [II Plastic Arts Exhibition]: 

“(...) And it is of no lesser importance to underline that the true spirit of a healthy and willing cooperation from both [Fernando de Azevedo and Sommer Ribeiro] gave evident proof, because such atmosphere is indeed a reassurance of what more can be expected from a team that prospered so well the first time [II Plastic Arts Exhibition]. Therefore, we are convinced that we should hire again the painter Fernando de Azevedo, since his replacement would create a problematic situation as it would be necessary to form a new team” (our translation). (Note from the Fine Arts Department, 19 Feb. 1962, Gulbenkian Archives, SBA 15339)

This exhibition would still have a short itinerancy between February and April of 1962, first being displayed in Lisbon (Sociedade Nacional de Belas-Artes), followed by its installation in Coimbra (Associação Académica) and in Porto (Museu Nacional de Soares dos Reis).

As part of this exhibition, three lectures on British art in the 20th century were organised, given by the Director of the Fine Arts Department of the British Council, Gerald M. Forty.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Boot it

Alan Davie (1920-2014)

Boot it, Inv. PE243

The cow that said "how"

Alan Davie (1920-2014)

The cow that said "how", Inv. PE245

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column

Patrick Heron (1920-1999)

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column, Inv. PE214

Rising Wind

Peter Lanyon (1918-1964)

Rising Wind, Inv. PE187

Maquette for Architectural screen

Robert Adams (1917-1984)

Maquette for Architectural screen, Inv. EE1

Desolate Beach

Roger Hilton (1911-1975)

Desolate Beach, Inv. PE206

Red, Black and White "O"

Terry Frost (1915-2003)

Red, Black and White "O", Inv. PE231

White Figure

Terry Frost (1915-2003)

White Figure, Inv. PE230

Boot it

Alan Davie (1920-2014)

Boot it, Inv. PE243

The cow that said "how"

Alan Davie (1920-2014)

The cow that said "how", Inv. PE245

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column

Patrick Heron (1920-1999)

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column, Inv. PE214

Rising Wind

Peter Lanyon (1918-1964)

Rising Wind, Inv. PE187

Maquette for Architectural screen

Robert Adams (1917-1984)

Maquette for Architectural screen, Inv. EE1

Desolate Beach

Roger Hilton (1911-1975)

Desolate Beach, Inv. PE206

Red, Black and White "O"

Terry Frost (1915-2003)

Red, Black and White "O", Inv. PE231

White Figure

Terry Frost (1915-2003)

White Figure, Inv. PE230


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

L'Art Britannique au XXème Siècle

23 fev 1962
Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA)
Lisboa, Portugal
27 fev 1962
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FL-UC)
Coimbra, Portugal
28 fev 1962
Museu Nacional Soares dos Reis
Porto, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25434

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém o folheto da exposição. 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25128

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém o folheto da exposição e informação relativa à conferência de Gerald Forty. 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15339

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém atas, correspondência, processo de elaboração do catálogo, convites, publicidade, seguro das obras, organização, atas das conferências e artigos sobre alguns artistas representados na exposição. 1960 – 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 17641

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém cinco exemplares do «Jornal de Letras e Artes» n.º 27 (4 abr. 1962). 1962

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT003.21733 a CFT003.21738

Coleção fotográfica, p.b.: objetos (FCG, Lisboa) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01826

Coleção fotográfica, p.b.: montagem (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0305-D00960

30 provas, p.b.: aspetos (Associação Académica de Coimbra, Coimbra) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / I04-016

Álbum com provas fotográficas das exposições «Arte Britânica no Século XX» (Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto; SNBA, Lisboa; Associação Académica de Coimbra); «Exposição Documentos e Manuscritos da Música de Minas Gerais» (não estudada); «Exposição Comemorativa do Centenário de Claude Debussy» (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa); «Arte Portuguesa Contemporânea. Pintura, Desenho e Gravura da Colecção Calouste Gulbenkian» (Museu Regional de Angra do Heroísmo e Museu Carlos Machado, Ponta Delgada); «Instrumentos Musicais Populares Portugueses» (FCG, Lisboa); «Temas Musicais nas Obras de Arte do Museu de Arte Antiga» (MNAA, Lisboa); Exposição Itinerante Arte Portuguesa Contemporânea (Sociedade Amor da Pátria) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0305-D00961

12 provas, p.b.: aspetos (Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto) 1962


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.