Dieta altera genética de bactérias do intestino tornando-o mais permeável a infeções

A evolução das bactérias provocada por alterações na dieta (as cores representam diferentes fenótipos bacterianos)© Joana C. Carvalho @ 2022

Uma nova investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência revela que a dieta pode influenciar a evolução das bactérias no intestino, num período de tempo relevante para o hospedeiro. O estudo, publicado na Cell Host & Microbe, demonstra o quão rápido a Bacteroides thetaiotaomicron (B. theta), uma bactéria prevalente no intestino humano, adquire mutações adaptativas em resposta a alterações na dieta. Estes dados mostram que a aquisição de alterações genéticas pode explicar os efeitos negativos que as dietas desequilibradas têm na saúde do hospedeiro e que são mediados pela microbiota.

Veja o que saíu na imprensa sobre o estudo:

in RTP

in Observador