-
-
-
-
-
De 15 a 16 de junho de 2023, todos os bolseiros EMERALD, representantes de grupos de investigação e membros da Comissão de Coordenação juntaram-se à Reunião Anual do EMERALD, no IGC em Oeiras. Uma oportunidade para se apresentarem os bolseiros e os projetos que estão a desenvolver, trocar experiências e construir a rede para desenvolver atividades futuras.
Os bolseiros do 1º concurso mostraram os trabalhos em curso numa sessão de pôsteres e partilharam as experiências do seu primeiro ano a frequentar o Programa. Os bolseiros do 2º concurso apresentaram os seus projetos de uma forma criativa, através de vídeos curtos que refletiram os interesses abordados nos projetos de investigação que estão a desenvolver.
Para Luís Moita, Coordenador do EMERALD e Investigador Principal da Gulbenkian, “É muito importante para o IGC fazer parte deste programa pioneiro europeu para médicos, trabalhar com o grupo de institutos envolvidos na formação da próxima geração de médicos-cientistas e fazer a ponte entre a investigação e a prática clínica.” O IGC receberá três bolseiros do programa, distribuídos em diferentes projetos ao longo dos próximos cinco anos.
David Brena, gestor do Projeto EMERALD, define o EMERALD “em 2 palavras: “Excelência” e “diversidade”. Excelência, porque nos dois concursos mostraram ser muito competitivos. Tivemos mais de 250 candidatos, e selecionamos apenas 23. Diversidade, porque os bolseiros são de 17 nacionalidades e todos tiveram que passar por mobilidade internacional e estão em diversas fases da carreira. Para além disso, estão a desenvolver projetos com questões muito diferentes, mas todos com a missão clara de conectar medicina e investigação. Estamos muito satisfeitos por isso”.
EMERALD é um programa internacional de doutoramento para médicos que treina e nutre a próxima geração de médicos-cientistas. O primeiro programa de doutoramento especializado para médicos que trabalham em toda a Europa treina 23 médicos de 17 nacionalidades que estão a desenvolver investigação de ponta em 7 institutos de investigação de 6 estados membros da UE e 37 organizações parceiras em 10 países europeus.
Os bolseiros EMERALD foram recrutados através de 2 concursos públicos, com mais de 250 candidaturas: 7 bolseiros na primeira (2021) e 16 na segunda e última (2022).
Financiamento
This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Skłodowska-Curie grant agreement No 101034290