Lab in a Suitcase distinguido

Os Prémios “Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela Exame Informática e pela VISÃO, distinguem as personalidades, inovações, marcas e organizações que mais se distinguiram em Portugal na área da tecnologia. A 15ª edição do evento, decorreu a 25 de novembro no EPIC Sana Marquês em Lisboa, e atribuiu o Prémio Responsabilidade Social ao Lab in a Suitcase

O Lab in a Suitcase é um kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção que permite a realização de atividades tanto educacionais como de investigação científica, de forma independente, criado para impulsionar ciência e torná-la mais acessível.

Foi totalmente pensado e desenvolvido por várias equipas de investigadores do IGC. Em 2021 arrancaram as formações dos primeiros 10 investigadores de Guiné Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tomé. Após as formações, no IGC, os investigadores retomaram os seus países de origem com uma mala cheia de atividades científicas para implementarem.

Segundo Leonor Ruivo, coordenadora do projeto, “é extremamente gratificante recebermos notícias do entusiasmo que os nossos formandos estão a experienciar por estar a utilizar o kit Lab in a Suitcase nas suas atividades.” Nuno Moreno, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do kit explica que “conseguimos reunir numa mala equipamentos que permitem fazer experiências de biologia celular e molecular, sendo vários destes componentes sistemas em licenciamento aberto”, e outros totalmente passíveis de serem reproduzidos pelos usuários.

Este é um dos projetos desenvolvido pelo IGC no âmbito da estratégia de democratização da ciência, promovendo uma ciência de todos para todos, e que conta com o apoio da Merck Family Foundation e da Câmara Municipal de Oeiras.

 

Mais sobre o projeto

 

Mais sobre o prémio

 

Atualização em 26 novembro 2021