Instalações de arte no âmbito do projeto Plasticus laboratorius inauguradas no IGC

As duas instalações artísticas da artista Ana Pêgo encontram-se no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e foram inauguradas no dia 28 de abril.
As instalações, desenvolvidas no âmbito do Dia Aberto do IGC (realizado em Novembro de 2022) inserem-se no projeto Plasticus laboratorius, promovido pela Green Team e pelo Programa Ciência + Cidadã do Instituto. São compostas por objetos de plástico utilizados pelos cientistas do IGC nos seus laboratórios, e pretendem sensibilizar para a importância da correta gestão deste material.
Mónica Bettencourt-Dias, diretora do Instituto, destaca a importância para o instituto das parcerias entre a ciência e a arte e o privilégio de uma colaboração tão enriquecedora. Para Ana Pêgo, bióloga marinha e educadora ambiental através da arte, “a parceria com o IGC foi muito enriquecedora porque possibilitou a realização de uma ação colaborativa com um público de várias idades durante o Dia Aberto”. Realça ainda a “extrema importância do IGC estar a trabalhar ativamente para encontrar soluções para uma correta gestão dos plásticos utilizados pelos cientistas”.
Os laboratórios de investigação biomédica e biológica produzem uma quantidade substancial de resíduos de plástico, muitos dos quais descartáveis. Algumas estimativas indicam que cada investigador poderá produzir até 0.95 toneladas de resíduos por ano e cerca de 1.8% dos resíduos de plástico a nível mundial derivam de laboratórios de investigação (Urbina et al., 2015, Nature). KatharinaWillmann, investigadora do IGC e membro da Green team, mencionou alguns dos projetos que estão a desenvolver, nomeadamente ações de sensibilização internas para a redução da utilização de plásticos e possibilidades de transformação e reutilização destes materiais”.
Saiba mais sobre o trabalho de Ana Pêgo aqui.