2 Dezembro 2020

IGC garante Bolsas para PhD da FCT

Seis investigadores são classificados para obtenção de Bolsas pela FCT

Instituto Gulbenkian de Ciencia, © IGC, 2020

Ana Figueiredo, do laboratório de Miguel Soares, Carolina Pereira do laboratório de Raquel Oliveira, Francisco Paupério do laboratório de Isabel Gordo & da Unidade de Tiago Paixão, Kátia Ribeiro de Jesus do laboratório de Luís Moita, Lucrezia Ferme do laboratório de Caren Norden e Priscilla Abena Akyaw do laboratório de Elio Sucena são os candidatos selecionados para atribuição de Bolsa de Investigação para Doutoramento da FCT em 2020.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são bolsas de mérito atribuídas em todas as áreas científicas e que vão permitir, aos seis selecionados, desenvolver os seus planos de trabalho de investigação para a obtenção do grau académico de doutor no Instituto Gulbenkian de Ciência.

O concurso de 2020 envolveu 407 avaliadores, distribuídos por 36 painéis científicos, que analisaram e classificaram as candidaturas e procederam à sua seriação no painel. A equipa de Coordenação Científica do Concurso definiu o número de bolsas a financiar em cada painel, tendo em conta a respetiva procura e as orientações de política científica para Portugal no contexto Europeu (Higher Education, Research and Innovation in Portugal – Perspectives for 2030).

Os resultados do concurso de 2020 mostra que as mulheres representaram 58,1% dos candidatos que atingiram prioridade de financiamento e os homens 41,9%. As bolsas que serão integralmente realizadas em Portugal correspondem a 80,1% enquanto que 17,0% serão mistas (parte em Portugal e parte no estrangeiro) e 2,9% serão realizadas integralmente no estrangeiro. Dos candidatos selecionados, 80,8% têm nacionalidade portuguesa. No total estão propostos para financiamento candidatos de 43 países, incluindo Portugal, destacando-se nos candidatos estrangeiros (19,2% do total), os de nacionalidade brasileira (115 bolsas), italiana (41 bolsas), iraniana (15 bolsas) espanhola (12 bolsas) e alemã (10 bolsas).

O próximo Concurso para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todas as áreas científicas será anunciado em janeiro de 2021.