I Visita de Cidadãos ao “Oeiras Experimenta” na Quinta do Marquês de Pombal

23 mai 2023

Projeto “Oeiras Experimenta”, em Oeiras, pretende dinamizar um agroecossistema com a participação de cidadãos e estudar os impactos das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas e cereais alternativos que possam ser mais resistentes aos impactos das alterações climáticas (como o chícharo, sorgo e variedades nacionais de arroz). Neste espaço será dinamizado, brevemente, um estudo sobre o microbioma em abelhas no âmbito deste projeto de ciência cidadã.

A primeira visita de cidadãos ao terreno do “Oeiras Experimenta”, na Quinta do Marquês de Pombal em Oeiras, decorreu no dia 13 de maio e juntou mais de 70 pessoas de todas as idades. Cientistas, representantes da “Academia de Saberes”, estudantes da Escola Profissional Val do Rio de Oeiras, colaboradores da organização “Semear”, representantes do Município de Oeiras, visitantes do Dia Aberto do ITQB NOVA e vários colaboradores do IGC foram alguns dos primeiros a visitar este espaço e a participar nas atividades.

Durante a atividade decorreram conversas entre cientistas e cidadãos num descontraído piquenique organizado em conjunto com a Semear. Entre as iguarias foi possível degustar pastéis de chícharo, bolos de arroz e um bolo de sorgo confecionado pelo Século das Descobertas. Com este piquenique pretendeu-se sensibilizar para a importância da utilização de culturas pouco conhecidas da população, mas com enorme potencial nutritivo, e mais bem-adaptadas às atuais condições climáticas. Os participantes puderam, ainda, acompanhar e participar nas sementeiras das primeiras linhas de arroz que estão a ser estudadas no âmbito do projeto “Oeiras Experimenta”. Uma atividade que ficou documentada com ilustrações da estudante de doutoramento do IGC, Romana Yáñez.

O “Oeiras Experimenta” é um projeto de Ciência Cidadã enquadrado na missão do Programa Ciência + Cidadã que resulta de uma estreita parceria entre o ITQB NOVA, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Município de Oeiras.