European Mouse Mutant Archive

O ratinho de laboratório é o mais importante organismo modelo de mamíferos usado para estudar doenças genéticas e multi-factoriais no homem.

O European Mouse Mutant Archive (EMMA)

É um repositório sem fins lucrativos para a coleção, arquivo (via criopreservação) e a distribuição de estirpes mutantes relevantes que são essenciais para a investigação biomédica.

O EMMA baseia-se na experiência de 14 institutos de investigação de topo na Europa, incluindo o IGC, em Portugal.O IGC oferece o serviço crucial de “Germ-Free” que gera e acondiciona ratinhos livres de quaisquer microorganismos.

Estes animais “germ-free” são fundamentais para estudos que procuram perceber os efeitos de microorganismos no hospedeiro, ou na análise dos mecanismos moleculares que estão na base do sistema imune.

O serviço de “germ-free” do iGC já produziu mais de 11 estirpes de ratinhos, requisitadas por investigadores em Portugal, Alemanha, EUA, França e Reino Unido. Esta plataforma tem a capacidade de receber temporariamente cientistas que desejam desenvolver a sua investigação com estes ratinhos no próprio IGC. O EMMA faz parte do projeto Infrafrontier, que liga duas redes de infrastruturas complementares, tendo como objetivo o estabelecimento de uma infraestrutura sustentada de investigação para a sistematização da fenotipagem, arquivo e distribuição de modelos de ratinhos.

O IGC é um dos parceiros do Infrafronteir, em conjunto com plataformas de investigação, departamentos governamentais e agencias financiadoras de 12 paises europeus e Canadá.

Os projetos EMMA e Infrafrontier são financiados pelo programa da 7th framework Programme of the European Commission.

Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Relevância Estratégica