Segunda Edição, Call 2022
O Fundo para Prova de Conceito InnOValley é co-financiado pelo OeirasValley, FCG-IGC e ITQB NOVA.
Enquadramento
O objetivo do InnOValley PoC é identificar e financiar projetos em fase translacional que tenham apresentado resultados promissores com potencial de inovação e necessitem de validação/prova de conceito em qualquer uma das áreas científicas do IGC e ITQB NOVA. Todas as propostas devem ter um foco translacional claro.
O IOV PoC tem como objetivo ajudar os projetos da IGC e ITQB NOVA a avançarem o nível de translação para fases onde conjunto de resultados é robusto o suficiente para preencher para a Proteção da Propriedade Intelectual e/ou estar envolvido em atividades com a indústria e/ou investidores. O PoC não se destina a financiar a criação de empresas spin-off em si.
O regime normalmente apoia projetos em dentro dos níveis de Technology Readiness Level (TRL) 2-4.

O orçamento total do fundo para 2022 é de € 200 K. Os prémios estão tipicamente na gama de €40 a 50 mil (sem Overheads), até 12 meses. Poderão ser considerados projetos que procurem montantes mais baixos.
O InnOValley PoC está totalmente alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, SDSs 2, 3, 9, 15 e 17, entre outros.
Elegibilidade do projeto
O InnOValley PoC fornece financiamento para projetos que:
1. Proponham novas soluções nos domínios da biologia (molecular, celular, populacional), química, bioquímica, plantas, bioinformática – ou seja, qualquer uma das áreas científicas da IGC e ITQB NOVA;
2. Já demonstraram resultados bem sucedidos no ambiente de investigação e precisam de mais validação;
3. Tenham progredido para além da fase em que as oportunidades de financiamento da investigação estão normalmente disponíveis, mas é pouco provável que o capital da indústria ou de um parceiro de investimento seja garantido nessa fase;
O InnOValley PoC NÃO deve financiar projetos:
1. De investigação fundamental, para gerar modelos, novas ideias sem dados preliminares, ou avaliar a viabilidade de um projeto de investigação;
2. Com financiamento prévio por qualquer outra fonte, ou seja, patrocínio da indústria, parceiro de investimento ou apoio a bolsas de investigação, a menos que fundos provenientes dessas fontes sejam dedicados a corresponder aos da PdC
Elegibilidade do requerente
Os candidatos podem ser um ou mais investigadores principais da IGC ou ITQB NOVA ou Pós-docs e, em qualquer caso, é necessário que os candidatos concordem e cumpram as regras internas do instituto afiliado. No caso de Pós-Doc como requerente principal, é obrigatório que o respetivo PI concorde com esta candidatura.
Não há limite de número de inscrições por grupo de investigação. No entanto, apenas um projeto pode ser selecionado para o mesmo grupo de investigação.
Os co-investigadores de outras organizações podem ser adicionados ao pedido nos casos em que esses co-investigadores já partilhem a propriedade de resultados anteriores, ou que aceitem partilhar ou atribuir futuros direitos ao IGC ou ITQB NOVA. Nesses casos, será necessária a realização de acordos de propriedade conjunta, ou pelo menos acordados os princípios de acordo de propriedade conjunta entre as instituições. Os co-investigadores de outras organizações só podem realizar até 10% do projeto e esses custos não são elegíveis para solicitar financiamento ao IOV PoC.
Em caso de saída da instituição, o prémio não se segue com o(s) Investigador(es).
Submissão do Projeto e Seleção
Abertura de candidaturas – 16 de Novembro 2022
Prazo de submissão de candidatura – 31 de Janeiro 2023, 17:00 de Lisboa
Avaliação por um painel externo – Fevereiro/Março 2023
Reunião painel – final Março/ início Abril 2023
Evento para o anúncio de projetos premiados – final Março/ início Abril 2023
Início de projetos – não antes de 1 Maio 2023, não depois de 1 de Julho de 2023
Critérios de Avaliação do Projeto
As candidaturas serão avaliadas por um painel externo e internacional de especialistas. A avaliação do painel será apoiada pela Unidade de Inovação, que não terá direito a voto nas decisões do projeto.
A seleção será feita com base em uma propriedade intelectual clara, no potencial comercial da tecnologia, bem como no comprometimento do investigador e na viabilidade e adequação do plano sugerido. Os projetos serão classificados e concedidos de acordo com os recursos disponíveis. Uma reunião do painel ocorrerá ao longo da avaliação para a decisão final dos projetos selecionados a serem premiados. Os projetos premiados serão comunicados em evento a ocorrer até o final de março/início de abril de 2023.
Apesar dos critérios de elegibilidade e seleção, um plano detalhado com etapas, pelo menos 1 marco intermédio, cronogramas e orçamento identificando devidamente os pontos de decisão Go/No Go e alternativas para o desenvolvimento serão críticos para o financiamento concedido. O financiamento será fornecido em duas parcelas, a primeira após a assinatura da declaração de aceitação do prémio e a segunda após o alcance do marco intermédio proposto. Portanto, é obrigatório que cada projeto defina pelo menos 1 marco intermédio (conforme seção 5.2 do formulário de inscrição).
Os seguintes critérios serão considerados durante a avaliação dos pedidos:
– Necessidades sociais e/ou de mercado não satisfeitas
– Originalidade
– Viabilidade
– Potencial
Toda a PI relacionada com a proposta deve pertencer ao IGC ou ITQB NOVA (se for o caso), e estar disponível para licenciamento.
Se a PI for detida conjuntamente, a propriedade conjunta ou um acordo semelhante têm de ser implementados, e o IGC ou o ITQB NOVA (dependendo do caso) devem ter um papel de liderança na comercialização da tecnologia. Qualquer propriedade intelectual desenvolvida no âmbito do projeto PoC financiado deve ser atribuída ao IGC ou ao ITQB.
Painel de Avaliação
Alexandre Esteban
Spain
Programme Manager at Fundación Bancaria ”la Caixa”
Anji Miller
UK
Senior Business Manager, LifeARC
Anabel Sanz
Spain
Head of Technology Transfer at CRG
Claas Junghans
Germany
Partner at Mittepatent
Jane Kinghorn
UK
Director of the Translational Research Office at UCL
Maryam Atakhorrami
UK
Healthcare Innovation Consultant
Nuno Arantes-Oliveira
Portugal
Entrepreneur, Investor, Academic
Neelam Patel
UK
CEO at MedCity
Jan Demolder
Belgium
Head of Intellectual Property at Flanders Institute for Biotechnology (VIB)
Silke Meyns
Switzerland
Head of IP group ETH transfer
Anabela Carvalho
Portugal
European and Portuguese Patent Attorney. Patentree
Electra Gizeli
Greece
FORTH-IMBB Group Leader. Full Professor, Univ. of Crete. Co-Founder BIOPIX DNA Technology. Co-Founder Advanced Wave Sensors Diagnostics (AWS Dx).
Não foram encontrados resultados.
Informações adicionais
Ver Formulário Candidatura
Descarregar Formulário Candidatura
Partners
