Escola de Verão – Alunos de Doutoramento
Incluem-se investigadores que usam diferentes modelos de sistemas e níveis de análise desde a biologia molecular, à ecologia e evolução. A Escola de verão focar-se-á em compreender as simbioses do ponto de vista funcional, focando-se também nas interações metabólicas. Os estudantes irão adquirir conhecimento crítico para a escolha da sua futura linha de investigação.
Os animais e as plantas interagem com elevados números de microrganismos. Estes simbiontes influenciam grandemente muitos aspetos diferentes do desenvolvimento, fisiologia e evolução do hospedeiro. Esta área de investigação está ativamente em expansão na biologia e na medicina, pelo que se torna necessário concentrar e integrar o conhecimento que está constantemente a ser gerado, de modo a permitir extrapolar princípios gerais e determinar quais as linhas de investigação mais relevantes no futuro.
A Escola de verão dura normalmente duas semanas. Estas condições promovem uma contínua e forte interação entre faculdade e estudantes. O programa inclui palestras e a escrita dum curto projeto de investigação. Este exercício promove uma reflexão profunda sobre as questões e futuras direções que a área de investigação poderá seguir.
O curso é organizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Portugal, e co-organizado pelo Metaorganisms Collaborative Research Center em Kiel, na Alemanha, e pelo Biology at the Host Microbe Interface PhD Programme, Portugal. Estas instituições têm uma longa experiência em estudos pós-graduados e em investigação em simbioses hospedeiro-microorganismo, estando, por isso, especialmente habilitadas para a organização duma inovadora e distinta Escola de verão.
Escola de Verão 2022
Principais temas do curso
A área de estudo das simbioses hospedeiro-microorganismo está claramente a seguir uma linha de relação causal entre essas interações. Isto tornou-se possível através duma estratégia multidisciplinar e de integração de diferentes áreas de investigação. Ao manipular a composição microbiota, a importância de bactérias específicas ou o equilíbrio entre diferentes bactérias foi possível de determinar em muitas instâncias. Aliás, estas interações começam a ser compreendidas ao nível funcional molecular.
Neste curso, será dado ênfase a recentes avanços no conhecimento funcional de simbioses. Com particular foco na percepção química, na metabolómica do hospedeiro e dos seus simbioses e na elevada resolução espacial necessária para monitorizar essas interações hospedeiro-microorganismo. Os participantes terão contacto com líderes na área de investigação, com diferentes níveis de especialização e experiência em estudos de simbioses, de vários pontos de vista.
O curso consistirá em palestras gerais, seminários científicos e na organização de grupos de trabalho. As palestras irão abranger temas específicos da maior relevância na área, dando uma perspectiva ampla desta área de investigação. Os oradores também apresentarão a sua própria investigação nos respetivos temas, permitindo aos estudantes perceber como alguns problemas específicos estão a ser abordados atualmente. Finalmente, os estudantes irão elaborar uma proposta de projeto de investigação durante as duas semanas, identificar importantes questões sobre a área e propor um projeto para abordar essas questões. O trabalho será baseado na literatura científica e em discussões diárias com os oradores.
Audiência
A Escola de verão é dirigida a alunos do 2º ano ou últimos anos de doutoramento.