O Lab in a Box (LiB) é um projeto pedagógico pioneiro, desenvolvido por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência e pelos seus parceiros, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.
Pensado para desenvolver nos alunos o deslumbramento pelo meio que os rodeia, o espírito crítico e a curiosidade científica, usa como base o ensino experimental e o método científico, com a ambição de ajudar a criar uma comunidade de futuros “cidadãos cientistas” em diferentes países da Lusofonia.
Website do Projeto
Com este objetivo, o LiB desenvolve, produz e implementa nas escolas, um kit educacional de experiências científicas – o kit “Lab in a Box” – portátil e modular, com materiais de baixo custo, protocolos experimentais simples, apelativos e integrados nos currículos. Em conjunto, o projeto fornece formações de professores acreditadas, acompanhamento em sala de aula, recursos online e uma partilha constante de experiências através de fóruns online “Lab in a Box”.
O “Lab in a Box” conta com o apoio fundamental de um conjunto de valiosos parceiros, notavelmente a Câmara Municipal de Oeiras que apoia a implementação do projeto no concelho de Oeiras, e a Merck Family Foundation que apoia a sua implementação em Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe.
Lab in a Box - PALOP
Com o apoio da Merck Family Foundation (MFF) e de diversos parceiros locais, este projeto distribui e implementa estes kits nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Parceiros
