A Microbiota e a Saúde Humana
Slider de Eventos
Data
Local
Auditório 2 Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Calouste GulbenkianVivemos com milhões de micróbios no nosso corpo, a nossa microbiota, que influenciam vários aspetos da nossa saúde. Na verdade, muitos destes micróbios são-nos benéficos. Nesta série de palestras, líderes mundiais no estudo da microbiota apresentarão ao público a sua importância e como a medicina interage com ela.
Com tradução simultânea.
Entrada livre, mas inscrição necessária.
Margaret McFall-Ngai
Carnegie Institution for Science, Pasadena, USA
“As consequências profundas de viver num mundo de micróbios”
Margaret McFall-Ngai é Diretora da Divisão Biosphere Science and Engineering Research no Carnegie Institution for Science. A sua investigação foca-se em perceber como os animais respondem à interação com micróbios benéficos, usando como organismo modelo a lula e as bactérias luminescentes associadas. Ela tem sido uma das proponentes principais de uma nova perspetiva em biologia que coloca a interação com micróbios no centro da biologia dos animais, incluindo dos humanos.
Martin Blaser
Rutgers University, New Brunswick, USA
“O uso de antibióticos é uma faca de dois gumes”
Martin Blaser é Diretor do Centro para Biotecnologia Avançada e Medicina, e Professor de Microbioma Humano, na Rutgers University. A sua investigação recente foca-se no papel da microbiota humana no desenvolvimento na infância, o impacto do uso de antibióticos na composição da microbiota, e do efeito destes na saúde e doença. O Martin Blaser é autor do livro de divulgação científica “Missing Microbes: How the Overuse of Antibiotics Is Fueling Our Modern Plagues”.
Michael Zimmermann
EMBL, Heidelberg, Alemanha
“Como as nossas bactérias do intestino alteram os medicamentos e são afetadas por eles”
Michael Zimmermann é Investigador Principal no European Molecular Biology Laboratory (EMBL). Ele está interessado em perceber como é que a microbiota, com a sua diversidade genética e funcional, altera quimicamente o ambiente em que vive. Usando uma aproximação sistemática Michael Zimmermann analisa como os medicamentos afetam e são modificados pela microbiota.
Inscrições Programa
Organização
Luis Teixeira, Instituto Gulbenkian de Ciência
Karina Xavier, Instituto Gulbenkian de Ciência
SymbNET – Genomics and Metabolomics in a Host-Microbe Symbiosis Network
Instituto Gulbenkian de Ciência, Fundação Calouste Gulbenkian
Co-organização
Católica Biomedical Research Centre – Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
CIFAR, Canadá
Origin and Function of Metaorganisms – Colaborative Research Centre 1182, Alemanha