Mostra da Colecção CAM, 1989 – 1990

Terceira montagem de longa duração da coleção do Centro de Arte Moderna. Inaugurada em 1989, integrou cerca de uma centena de obras, organizadas segundo critérios cronológicos e de afinidade artística, incidindo sobretudo na arte portuguesa do século XX.
Third long-term display of the Modern Art Centre’s collection. Inaugurated in 1989, the show featured around 100 artworks, organised chronologically as well as artistically. The show was focused predominantly on twentieth-century Portuguese art.

A terceira remontagem da coleção do Centro de Arte Moderna (CAM) teve uma duração inferior à das anteriores mostras, estando apenas aberta ao público durante cerca de um ano e ocupando também uma área menor de exposição, circunscrita aos pisos 0 e 1 do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Tal como as anteriores, esta mostra procurava apresentar a genealogia da coleção de acordo com um programa museológico construído sobre bases historiográficas, sobretudo no núcleo de arte portuguesa. Relativamente à montagem anterior, assumidamente didática, esta nova remontagem procurava contrabalançar as representações dos vários períodos artísticos, ao invés de investir, como anteriormente, nas primeiras décadas do século XX.

Expondo cerca de 100 obras de cerca de meia centena de artistas do acervo da coleção, foram essencialmente apresentadas obras de pintura, com passagens pontuais pela escultura, pelo desenho e pela gravura, deixando de fora disciplinas como a fotografia ou a instalação.

De acordo com informação publicada no Relatório Anual da Fundação Calouste Gulbenkian do ano de 1989, terá sido editado um roteiro da coleção com uma breve introdução à coleção e com a relação das peças apresentadas, que, contudo, não foi possível localizar, pelo que a identificação dos autores e das obras expostas foi realizada a partir dos registos fotográficos de aspetos da exposição.

Esta remodelação da exposição da coleção de arte portuguesa deu particular enfoque às obras adquiridas no início dos anos de 1980, revelando assim as opções de reforço e desenvolvimento do acervo, bem como a atenção dada à produção contemporânea.

O projeto expositivo concebido pela equipa de curadoria do CAM organizava-se, como já havia acontecido nas duas mostras precedentes, à entrada da grande nave central do piso 0, com os pioneiros do modernismo português, Amadeo de Souza-Cardoso e José de Almada Negreiros.

A reorganização do percurso era feita, a partir daqui, de uma forma menos datada e menos fixa que a anterior, permitindo uma maior fluidez entre núcleos. Das pinturas de António Soares, Mário Eloy ou Júlio dos Reis Pereira, passava-se aos núcleos dedicados ao neorrealismo (Júlio Pomar) e ao surrealismo (os cadavres exquis, obras de António Pedro, António Dacosta). A partir daqui desenha-se a heterogeneidade característica da arte produzida a partir de finais da década de 1950, com obras de António Areal, Manuel D'Assumpção, Sá Nogueira, Nikias Skapinakis, Nuno de Siqueira, Menez e de uma nova geração de artistas surgidos nos anos de 1960, na sua maioria bolseiros e ex-bolseiros da FCG, como Paula Rego, João Cutileiro, João Vieira, José Escada, António Costa Pinheiro, Jorge Pinheiro, ou Manuel Baptista e Jorge Martins.

A arte portuguesa de datação mais recente encontrava-se representada por pinturas de Manuel Botelho, Sérgio Pombo, Teresa Magalhães, pela tela fotográfica Corte Secreto, de Helena Almeida, ou pela escultura Rei D. Sebastião, de José de Guimarães.

No piso 1, a arte internacional estava maioritariamente representada pelas obras de artistas arménios do acervo, como Arshile Gorky, que ocupava o maior núcleo, incluindo algumas obras em depósito, mas também Leon Tutundjian e Ervand Kochar.

Com uma duração de cerca de um ano, não se conhecem comentários críticos a esta exposição pela crítica especializada.

Ainda sobre o impacto e a receção crítica desta e de outras mostras da coleção do Centro de Arte Moderna, consulte-se o e-book O Tempo no Espaço. Mostras Permanentes da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, da autoria de Leonor Nazaré, curadora da coleção.

Filipa Coimbra, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Percursos na Paisagem (memória do corpo sobre a terra)

Alberto Carneiro (1937-2017)

Percursos na Paisagem (memória do corpo sobre a terra), 1982/83 / Inv. 85E840

Auto

Álvaro Lapa (1939-2006)

Auto, 1982 / Inv. 83P626

(Janellas do pescador)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Janellas do pescador), c.1915-1916 / Inv. 77P16

(Paysagem           figura negra)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Paysagem figura negra), c. 1914-1915 / Inv. 86P23

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, c. 1912 / Inv. 77P2

Mucha

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Mucha, c.1915-1916 / Inv. 86P21

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, c. 1913 / Inv. 68P13

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, c. 1913 / Inv. 77P14

Título desconhecido (Azenha)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Azenha), c. 1914 / Inv. 77P24

See the Conquering Hero Comes

António Areal (1934-1978)

See the Conquering Hero Comes, 1965 / Inv. 79P630

Terra Trabalhada

António Charrua (1925-2008)

Terra Trabalhada, 1961 / Inv. 61P1154

Espaço - Poético - Natureza

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Espaço - Poético - Natureza, 1983 / Inv. 84P466

Fernando Pessoa - Heterónimo

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Fernando Pessoa - Heterónimo, 1978 / Inv. 83P463

Antítese da calma

António Dacosta (1914-1990)

Antítese da calma, c.1940 / Inv. 80P121

Não há sim sem não - O Eremita

António Dacosta (1914-1990)

Não há sim sem não - O Eremita, 1985 / Inv. 86P128

Serenata Açoreana

António Dacosta (1914-1990)

Serenata Açoreana, c.1940 / Inv. 83P122

Intervenção romântica

António Pedro (1909-1966)

Intervenção romântica, 1940 / Inv. 81P115

Rapto na paisagem povoada

António Pedro (1909-1966)

Rapto na paisagem povoada, 1947 / Inv. 80P113

Refoulement

António Pedro (1909-1966)

Refoulement, 1936 / Inv. 83P114

BL - HY

António Sena (1941- )

BL - HY, 1979 / Inv. 81P1108

sem título

António Sena (1941- )

sem título, 1983/84 / Inv. P1247

Retrato de uma Bailarina (Natacha)

António Soares (1894-1978)

Retrato de uma Bailarina (Natacha), 1928 / Inv. 81P69

Ciência

Arlindo Rocha (1921-1999)

Ciência, 1956/60 / Inv. 82E655

Garden of Wish Fulfillment

Arshile Gorky (1904-1948)

Garden of Wish Fulfillment, (1944) / Inv. 85PE69

Escultura para Espaço Urbano II

Artur Rosa (1926-2020)

Escultura para Espaço Urbano II, 1973 / Inv. 82E793

A Família

Dordio Gomes (1890-1976)

A Família, 1937 / Inv. 62P261

Alentejo

Dordio Gomes (1890-1976)

Alentejo, 1941 / Inv. 83P78

Ponte do Carroussel

Dordio Gomes (1890-1976)

Ponte do Carroussel, 1922 / Inv. 81P76

E. M. de Melo e Castro

A pedra, Inv. 84E872

Escada Mística

Eduardo Nery (1938-2013)

Escada Mística, 1972 / Inv. 83P532

sem título

Elvire Jan (1904-1996)

sem título, 1953 / Inv. PE61

Ervand Kotchar (1899-1979)

Personnage dans l'espace, 1931 / Inv. PE66

Estou Vivo e Escrevo Sol

Eurico Gonçalves (1932-2022 )

Estou Vivo e Escrevo Sol, 1971 / Inv. 83P540

CADAVRE EXQUIS

Fernando de Azevedo (1923-2002)

CADAVRE EXQUIS, 1949 / Inv. 83P118

CADAVRE EXQUIS (1ª Experiência colectiva pelo processo Cadavre Exquis)

Fernando de Azevedo (1923-2002)

CADAVRE EXQUIS (1ª Experiência colectiva pelo processo Cadavre Exquis), Abril de 1948 / Inv. 83P119

Construção

Helder Batista (1932-2015)

Construção, c. 1970 / Inv. 75E847

Corte Secreto

Helena Almeida (1934-2018)

Corte Secreto, 1981 / Inv. 85FP380

Le Remblai

Jean Carzou (1907-2000)

Le Remblai, 1955 / Inv. PE62

Maesagem Rosa (Grande figura reclinada)

João Cutileiro (1937-2021)

Maesagem Rosa (Grande figura reclinada), 1974 / Inv. 79E485

Menina Deitada na Água

João Cutileiro (1937-2021)

Menina Deitada na Água, 1986 / Inv. 86E487

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1983 / Inv. 84P518

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1984 / Inv. 84P519

Bispo (azul)

Jorge Pinheiro (1931)

Bispo (azul), 1981 / Inv. 83P585

Bispo (vermelho)

Jorge Pinheiro (1931)

Bispo (vermelho), 1981 / Inv. 83P586

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), 1925 / Inv. 83P57

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa), 1925 / Inv. 83P58

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928), 1928 / Inv. 83P1424

Duplo retrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Duplo retrato, 1934/36 / Inv. 62P260

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Homenagem a Luca Signorelli, 1942 / Inv. 83P61

Maternidade

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Maternidade, 1935 / Inv. 83P60

O Ponto de Bauhütte

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Ponto de Bauhütte, 1957 / Inv. 83P64

Porta da harmonia

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Porta da harmonia, 1957 / Inv. 83P65

Quadrante I

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Quadrante I, 1957 / Inv. 83P63

Relação 9/10

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Relação 9/10, 1957 / Inv. 83P62

Retrato de Fernando Pessoa

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Fernando Pessoa, 1964 / Inv. 64P66

Passeio de Rubens e Helène Fourment

José de Guimarães (1939-)

Passeio de Rubens e Helène Fourment, 1978 / Inv. 80P590

Rei D. Sebastião

José de Guimarães (1939-)

Rei D. Sebastião, Inv. 95E348

Auto-Retrato

José Escada (1934-1980)

Auto-Retrato, 1972 / Inv. 82P629

S/ Título

José Escada (1934-1980)

S/ Título, 1965 / Inv. 65P276

O Carro

José Manuel Espiga Pinto (1940-2014)

O Carro, c.1963 / Inv. 82E998

Espera

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

Espera, 1930 / Inv. 80P86

Tarde de festa

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

Tarde de festa, 1925 / Inv. 83P87

D. Quixote e os Carneiros

Júlio Pomar (1926-2018)

D. Quixote e os Carneiros, 1961-1963 / Inv. 83P767

Pintura

Júlio Resende (1917-2011)

Pintura, 1961 / Inv. 62P258

Composition nº 28

Leon Tutundjian (1905-1968)

Composition nº 28, 1927 / Inv. PE63

s/título (Bristol Club)

Lino António (1898-1974)

s/título (Bristol Club), 1926 / Inv. 83P71

Leque

Manuel Baptista (1936-)

Leque, 1982 / Inv. 83P1000

Pintura

Manuel Baptista (1936-)

Pintura, 1963 / Inv. 65P266

S/Título

Manuel Cargaleiro (1927-)

S/Título, 1962 / Inv. 83P901

Génesis II

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Génesis II, 1960 / Inv. 83P134

Homenagem a Tchaikovsky

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Homenagem a Tchaikovsky, 1963 / Inv. 85P137

O Menino Imperativo

Marcelino Vespeira (1925-2002)

O Menino Imperativo, 1952 / Inv. 82E839

A fuga

Mário Eloy (1900-1951)

A fuga, c.1938/39 / Inv. 04P1268

Lissabon

Mário Eloy (1900-1951)

Lissabon, c.1930 - 31 / Inv. 83P79

Pintura

Menez (1926-1995)

Pintura, 1977 / Inv. 78P193

S/Título

Menez (1926-1995)

S/Título, 1988 / Inv. 88P195

Espacilimitado

Nadir Afonso (1920-2013)

Espacilimitado, 1958 / Inv. 70P149

Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires

Nikias Skapinakis (1931-2020)

Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires, 1974 / Inv. 81P934

Objecto não Identificado - XLII

Nikias Skapinakis (1931-2020)

Objecto não Identificado - XLII, 1968 / Inv. 83P932

Bairro Proibido

Nuno de Siqueira (1929-2007)

Bairro Proibido, 1957 / Inv. 58P243

Manifesto (For a Lost Cause)

Paula Rego (1935-2022)

Manifesto (For a Lost Cause), 1965 / Inv. 66P280

Proles Wall

Paula Rego (1935-2022)

Proles Wall, 1984 / Inv. 84P1165

L'Étude Académique II

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

L'Étude Académique II, 1966 / Inv. 83P523

Pub

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

Pub, 1964 / Inv. 83P521

Observação das Estrelas I

Sérgio Pinhão (1949)

Observação das Estrelas I, Inv. GP1379

Estudo para retrato de Sofia

Sérgio Pombo (1947-2022 )

Estudo para retrato de Sofia, 1982 / Inv. 83P1469

Les Fermes, Ile de France

Shart

Les Fermes, Ile de France, 1977 / Inv. PE67

S/Título

Teresa Magalhães (1944-)

S/Título, 1988 / Inv. 88P820

Conluio

Virgílio A. Domingues (1932-)

Conluio, 1975 / Inv. 75E937


Publicações


Fotografias

Obras de Arshile Gorky
Núcleo de pintura arménia
Obras de Almada Negreiros
Obras de Almada Negreiros
Obras de Mário Eloy, Almada Negreiros e Lino António
Obras de Almada Negreiros
Obras de José de Guimarães, António Pedro e Júlio dos Reis Pereira, «Cadavre Exquis», 1948, de António Domingues, Fernando de Azevedo, António Pedro, Marcelino Vespeira e Moniz Pereira
Obras de Manuel Trindade d'Assumpção, António Dacosta, Júlio Resende e Jorge Vieira
Obras de Menez e de Júlio Pomar
Obras de Costa Pinheiro, Jorge Pinheiro, Eduardo Nery e Virgílio Domingues
Obras de Eduardo Luiz (obra não pertencendo à coleção) e de João Cutileiro
Obras de Artur Rosa e Helder Batista
Obras de Costa Pinheiro, João Cutileiro, Nikias Skapinakis, Ruy Leitão e Rolando Sá Nogueira
Obras de Jorge Martins, Manuel Baptista (uma não pertence à coleção CAMJAP), de Nikias Skapinakis, Ruy Leitão, João Cutileiro (ao fundo)
Obras de Manuel Baptista (uma não pertence à coleção CAMJAP), António Sena, Melo e Castro e António Campos Rosado e Eurico Gonçalves Obras de Jorge Martins, Manuel Baptista (uma não pertence à coleção CAMJAP), de Nikias Skapinakis, Ruy Leitão, João Cutile
Obras de Manuel Botelho, Álvaro Lapa e António Sena
Obras de José de Guimarães e Paula Rego
Obras de Alberto Carneiro, Carlos Calvet, Sá Nogueira e António Areal

Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.