Almada

Ciclo «Almada Negreiros»

Exposição retrospetiva do artista português José de Almada Negreiros (1893-1970), integrada nas comemorações do primeiro aniversário do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. A mostra reuniu um total de 400 obras e contou com o apoio fundamental do colecionador Jorge de Brito, que emprestou cerca de 122 obras.
Retrospective exhibition on Portuguese artist José de Almada Negreiros (1893-1970) forming part of the commemorations for the first anniversary of the Calouste Gulbenkian Foundation's Modern Art Centre. The show brought together a total of 400 artworks and relied on the support of collector Jorge de Brito, who loaned around 122 works.

A exposição «Almada» reuniu múltiplas vertentes da obra de José de Almada Negreiros (1893-1970), das artes visuais à literatura, passand pelo teatro. Esteve integrada nas comemorações do primeiro aniversário do Centro de Arte Moderna (CAM), abarcando uma série de iniciativas, das quais fez parte a inauguração do Centro Artístico Infantil (criado no âmbito do ACARTE), assinalada pela exposição «Escrever-Comunicar», em que colaboraram diversos escritores e artistas.

Embora tenha sido várias vezes projetada em anos anteriores, só em 1984 se viriam a reunir as condições necessárias à realização da homenagem a Almada. Uma das primeiras propostas terá surgido em 1971, com organização da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em colaboração com um grupo de trabalho liderado por José Augusto-França, de que faziam parte José Ernesto de Sousa, Jorge de Sena e Sarah Affonso.

Por ocasião da abertura da exposição, José Sommer Ribeiro aludiria, num artigo de imprensa, a duas grandes mostras de Almada até então, «a dos 30 anos de desenho (em 1941) e a levada recentemente a Madrid (1983)» (Pomar, Expresso, 14 jul. 1984, p. 37R). Com efeito, o trabalho de Almada havia sido «muito pouco visto», segundo o comissário da exposição. «As pessoas conhecem muitas obras através dos estudos publicados, e principalmente através do livro de José-Augusto França, mas não as viram», assinalava o diretor do Serviço de Exposições e Museografia da Fundação Calouste Gulbenkian (Ibid.).

No catálogo da exposição, Sommer Ribeiro escreveu: «A presente exposição não pretende ser mais do que um ensaio geral daquela que se deverá realizar no centenário do seu nascimento, pois, como Almada afirmou no catálogo da II Exposição dos Humoristas Portugueses, em 1913, "a data mais memorável da minha individualidade será por certo em 1993, quando universalmente se festejar o centenário do meu nascimento".» (Almada, 1984)

Este «ensaio geral» procurou, porém, ser o mais completo possível, reunindo cerca de 400 trabalhos multidisciplinares do artista.

No início deste projeto, José Augusto-França (que havia sido convidado para comissário-geral) defendeu que a exposição se deveria realizar na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação, «a fim de que toda a grande mostra se iniciasse no painel central Começar, e ainda porque esta sala reúne condições para pontuar historicamente a evolução da obra do pintor» (Apontamento do Centro de Arte Moderna, 1 fev. 1984, Arquivos Gulbenkian, CAM 00091). O presidente decidiu, contudo, que a exposição se realizaria no espaço do CAM, sob orientação de José Sommer Ribeiro.

Algumas das obras de Almada Negreiros seriam expostas pela primeira vez nesta ocasião. No piso superior, encontravam-se os óleos, os grandes guaches, os painéis de Madrid, fotomontagens e estudos dos murais; os desenhos, as poucas gravuras que fez, os trabalhos publicitários, as capas de livros e outras obras gráficas foram expostos no piso inferior. O colecionador Jorge de Brito teria um papel central nesta exposição – não só emprestaria cerca de 122 obras da sua coleção privada, como ainda doaria a pintura de Almada realizada em 1925 para a Brasileira do Chiado.

Numa zona da área expositiva (na galeria superior) dedicada aos amigos de Almada, apresentaram-se obras de Dordio Gomes, Santa-Rita, Amadeo de Souza-Cardoso, Pacheko, Delaunay, Eduardo Viana e Sarah Affonso. Paralelamente, a entrada da mostra permanente da coleção portuguesa do CAM seria alterada de forma a criar uma ligação com a exposição de Almada Negreiros.

Por encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian, foi realizado e apresentado um diaporama sobre o artista. A mostra ocasionaria ainda a projeção do programa Zip-Zip, da RTP, em que Almada participara em 1969, e do filme, cedido pela Cinemateca Portuguesa, O Homem Que Não Sabe Escrever (1983), de Eduardo Geada, sobre texto de Almada.

No contexto do primeiro aniversário do CAM, os CTT – Correios de Portugal fariam um carimbo comemorativo, e, no âmbito da exposição de Almada, contribuíram com material filatélico dedicado ao artista.

Durante a montagem da exposição, verificou-se a necessidade de construir um quadro cronológico que permitisse uma melhor leitura do percurso expositivo e de alguns factos relevantes da vida do artista. Este foi instalado na Sala das Tapeçarias, assinalando a entrada da exposição. Este trabalho de investigação, assim como outros, foi realizado pelo Departamento de Documentação e Pesquisa do CAM, cujo apoio foi fundamental para a execução do projeto. José-Augusto França disponibilizou-se para supervisionar os trabalhos de investigação, mas o projeto viria a ter a orientação de Margarida Acciaiuoli, em colaboração com Raquel Henriques da Silva e Helena de Freitas. Esta investigação permitiu reunir obras dispersas de colecionadores privados, identificar documentos publicados em periódicos portugueses e espanhóis que se encontravam igualmente dispersos, proceder ao levantamento dos desenhos humorísticos publicados no jornal Sempre Fixe, mostrar obras nunca exibidas e ainda inventariar e restaurar mil obras para futuras exposições e publicações.

No documento relativo à proposta de estimativa do projeto da exposição, Sommer Ribeiro enuncia as áreas principais de investimento para esta exposição: catálogos, cartazes, slides, postais, seguros, montagem, trabalhos de investigação e honorários. Quanto ao catálogo, salienta que se pretende uma «publicação exemplar e ainda que sirva de amostragem do nível que o Centro pretende impor às suas manifestações» (Apontamento do Centro de Arte Moderna, 14 fev. 1984, Arquivos Gulbenkian, CAM 00091). E a atenção que o catálogo recebeu por parte dos investigadores e colaboradores refletir-se-ia na crítica positiva da imprensa.

A extensa investigação realizada pelo Departamento de Documentação e Pesquisa resultou em textos muito completos e mais longos do que o previsto, o que consequentemente alterou o esboço inicial do catálogo. Prevendo-se que seria dispendioso (devido aos numerosos textos e imagens a publicar), determinou-se que, à semelhança do que se praticava em algumas mostras realizadas na Galeria de Exposições Temporárias da FCG, se editaria um jornal da exposição, em dois números, para ser vendido a um preço acessível.

No contexto da exposição, o ACARTE realizou um colóquio, o espetáculo multimédia Almada, Nome de Guerra e apresentou três peças: Deseja-se Mulher, Antes de Começar e Almada, Dia Claro.

A exposição teve uma ampla cobertura na imprensa, que de um modo geral acolheu com entusiasmo o conjunto das iniciativas, embora alguns artigos tenham assinalado a dificuldade de compreensão do discurso museográfico e a pouca articulação entre as obras expostas. Independentemente das críticas, a exposição foi muito bem recebida pelo público, sendo considerada «um fenómeno surpreendente, a afluência do público à exposição […]. Famílias inteiras deslocaram-se ao Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, num total imprevisível de 64 413 pessoas» (A Capital, 29 dez. 1984). No dia do seu encerramento, a 14 de outubro, o CAM totalizou 2000 visitas, o maior número registado desde a data da sua abertura ao público.

Em entrevista a Alexandre Pomar, Sommer Ribeiro declararia: «O CAM nasce com 50 anos de atraso e portanto tivemos de começar pelo princípio. Mas vistos Amadeo e Almada, isso não significa que vamos fazer o Viana e depois o Botelho… Estar-se-ia a prestar um mau serviço a uma geração que hoje já merece ser vista, como é o caso de um Lanhas, um Pomar, Sá Nogueira, gente que a atual geração já tem de ver. As coisas que se irão fazer poderão, por isso, parecer desordenadas, mas há que caminhar convergentemente para não se estar anos à espera.» (Pomar, Expresso,14 jul. 1984)

Terminada a exposição, a FENPROF proporia a itinerância da exposição à Reitoria da Universidade de Coimbra. Esta proposta surgia no âmbito da «I Conferência Nacional do Ensino Superior», servindo o intuito de lançar «uma pedrada no charco do marasmo cultural desta região» (Ofício da Federação Nacional dos Professores para o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, 20 set. 1984, Arquivos Gulbenkian, CAM 00091). Contudo, a proposta seria recusada, nomeadamente por alegadas dificuldades em prolongar os empréstimos das obras dos colecionadores particulares (Nota interna n.º 321/84 do Centro de Arte Moderna, 15 out. 1984, Arquivos Gulbenkian, CAM 00091).

Ana Lúcia Luz, 2017

In an article in the Expresso newspaper, Alexandre Pomar, citing José Sommer Ribeiro, head of the Calouste Gulbenkian Foundation's Exhibitions and Museography Department, said that: Almada has been rarely seen; there have been only two large exhibitions: one for 30 years of drawing (in 1941) and the other recently taken to Madrid [1983]. People know the studies published but they have not had a chance to see the works (Pomar, Expresso. Actual Cultura. Suplemento, 14 Jul. 1984).
This was one of the reasons that led to the decision to open the exhibition during commemorations of the first year of the Modern Art Centre (CAM). The idea of showing an exhibition of Portuguese artist José de Almada Negreiros (Trindade, S. Tomé e Príncipe, 1893Lisbon, Portugal, 1970) had already been suggested several times but the conditions needed to hold it, had never been met. One such proposal arose in 1971, to be organised by the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) in cooperation with a working group led by José-Augusto França, including José Ernesto de Sousa, Jorge de Sena and Sarah Affonso. Although authorised, the exhibition was never held.
The Almada exhibition would be held 13 years later. It was part of a series of initiatives to commemorate the CAM, which also included the opening of the Children's Art Centre, set up as part of ACARTE, marked by an exhibition, Escrever Comunicar [Writing Communicating], in which several writers and artists took part.
In the catalogue for the Almada Negreiros exhibition, Sommer Ribeiro wrote: this exhibition does not aim to be anything more than a dress rehearsal for the one that shall be held on the centenary of his birth since, as Almada said in the catalogue for II Exposição dos Humoristas Portugueses [Second Exhibition of Portuguese Humourists] in 1913, 'the most memorable date for me will certainly be 1993, when the centenary of my birth will be universally celebrated' (Almada, 1984).
So this dress rehearsal, considered to be a very important initiative by FCG president Azeredo Perdigão (Order of the President, 15 Feb. 1984, Gulbenkian Archives, CAM 00091), aimed to be as complete as possible, bringing together multidisciplinary works by the artist. In total, roughly 400 pieces were exhibited.
The exhibition occupied the two (upper and lower) galleries at the CAM. The management of the CAM argued that a large exhibition should be held at the higher and lower galleries of the CAM, with the latter used to exhibit drawings and other materials sensitive to natural light. The Temporary Exhibition Gallery and the Multipurpose Room were to be used for exhibiting other types of pieces.
José-Augusto França, invited by the exhibition's general curator, argued at the beginning of the project that the exhibition should be held at the Temporary Exhibition Gallery of the Foundation's Main Building so that all of the great exhibition could begin with the central panel Começar and also because the gallery would be able to include historical landmarks in the evolution of the painter's work (Note by the Modern Art Centre, 1 Feb. 1984, Gulbenkian Archives, CAM 00091). The president decided, however, that the exhibition would be held at the CAM, guided by José Sommer Ribeiro. The upper gallery of the CAM therefore housed the paintings and the lower gallery exhibited drawings and graphic material.
One of the areas of the exhibition space (the upper gallery), dedicated to friends of Almada, displayed works by Dórdio Gomes, Santa Rita, Amadeo de Souza-Cardoso, Pacheko, Delaunay, Eduardo Viana and Sarah Affonso. Some of the pieces by Almada Negreiros were being exhibited for the first time. The upper floor displayed oil paintings, gouaches, the panels from Madrid, photomontages and mural studies; drawings, the few prints he made, advertising works, book covers and other graphic works were displayed on the lower floor. At the same time, the entrance to the permanent exhibition of the CAM's Portuguese collection was modified to create a connection with the Almada Negreiros exhibition.
Collector Jorge de Brito played a central role in this exhibition, giving the CAM the painting that Almada made in 1925 for the Café A Brasileira in Chiado, and lending around 122 works.
Commissioned by the FCG, a diaporama about the artist was made and presented. Video projections were also included in the proposal for the exhibition, such as the RTP programme Zip-Zip, in which Almada had taken part, and the film O Homem que não sabia escrever, by Eduardo Geada, lent by the Cinemateca Portuguesa. Sommer Ribeiro also asked Radiodifusão Portuguesa for recordings of the national anthem, the anthems of the Portuguese youth organisation Mocidade Portuguesa and Maria da Fonte (the anthem of the people's uprising of 1846) so they could also be played.
A postmark was designed by the Portuguese postal service, Correios de Portugal (CTT), to commemorate the CAM's first birthday, and CTT participated in the Almada exhibition with philatelic materials dedicated to the artist.
While the exhibition was being set up, a need was detected to build a timeline so visitors could better understand the route through the exhibition and some important events in the artist's life. It was placed in the tapestry hall to mark the starting point of the exhibition.
This and other research work was carried out by the CAM's Documentation and Research Department, the support of which was fundamental for carrying out the project. José-Augusto França made himself available to supervise the research work, but the project was eventually guided by Margarida Acciaiuolli, in cooperation with Raquel Henriques da Silva and Helena de Freitas.
As a result of this research, it was possible to bring together pieces distributed among private collectors, documents published in Portuguese and Spanish periodicals that were also dispersed, carry out a survey of the humoristic drawings published in the O Sempre Fixe newspaper, show works that had never previously been exhibited, and even draw up an inventory and restore 1,000 pieces for future exhibitions and publications.
In the document containing the draft estimate for the exhibition plan, Sommer Ribeiro highlighted catalogues, posters, slides, post cards, insurance, assembly, research work and fees as the main areas of investment for the exhibition. He also noted that the catalogue was intended to be a leading publication that could also serve as a sample of the standard the Centre aims to set for its work (Note by the Modern Art Centre, 14 Feb. 1984, Gulbenkian Archives, CAM 00091).
The catalogue was therefore given special attention by researchers and staff, which was reflected in the press' positive reviews.
The extensive research carried out by the Documentation and Research Department resulted in very thorough, much longer texts than foreseen, which led to a change to the initial outline for the catalogue. Foreseeing that it would be expensive (due to the numerous texts and images to be published), it was decided that, as was the case for some exhibitions held at the FCG Temporary Exhibitions Gallery, a short newspaper would be published and sold at an affordable price.
As part of the exhibition, the Department of Artistic Creation and Art Education (ACARTE) held a conference, a multimedia show called Almada, Nome de Guerra ([Almada, Combat Name]) and presented three pieces: Deseja-se Mulher, Antes de Começar and Almada, Dia Claro.
In the end, many articles were written in periodicals containing reviews of the exhibition. Some of these articles highlighted the difficulty in understanding the museum discourse chosen and the limited connections between the works on display.
Nonetheless, despite the reviews, the exhibition was well received by the public and was seen as a surprising phenomenon, the number of visitors to the exhibition (...). Entire families went to the Gulbenkian's Modern Art Centre, leading to an unexpected total of 64,413 people. On the day it closed, 14 October, the CAM recorded the highest number of visitors seen since the day it opened to the public, totalling 2,000 people (A Capital, 29 Dec. 1984).
So, Sommer Ribeiro said: The CAM was born 50 years late and so we had to start at the beginning. But having seen Amadeo and Almada, that doesn't mean we're going to do Viana and then Botelho... That would mean providing a poor service to a generation that deserves to be seen today, such as Lanhas, Pomar, Sá Nogueira, people that the current generation needs to see. The things that will be done may, therefore, seem disorganised, but we must walk together so as not to wait for years (Expresso. Actual Cultura. Suplemento, 14 Jul. 1984).
Once the exhibition was over, the the National Federation of Teachers (FENPROF) suggested that the exhibition travel to the Chanceller's Building at the University of Coimbra. This proposal arose as part of the I Conferência Nacional do Ensino Superior [higher education conference], with the aim of (...) shaking up the cultural stagnation of this area (Letter from the National Federation of Teachers, FENPROF to the president of the Calouste Gulbenkian Foundation, 20 Sept. 1984, Gulbenkian Archives, CAM 00091). The proposal was rejected, however, citing difficulties in extending the loans of the private collectors' works, among other reasons (Internal note no. 321/84 of the Modern Art Centre, 15 Oct. 1984, Gulbenkian Archives, CAM 00091).

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

"O sempre fixe"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"O sempre fixe", Inv. DP189

"Os Dois Sempre Fixes"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"Os Dois Sempre Fixes", Inv. DP209

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P57

[Autorretrato]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Autorretrato], Inv. DP220

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P58

Autorretrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Autorretrato, Inv. DP195

Carta enviada de Paris ao Club das Cinco Cores

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Carta enviada de Paris ao Club das Cinco Cores, Inv. DP167

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928), Inv. 83P1424

Comme vous j'aime une Marie qu'avec elle je me marie

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Comme vous j'aime une Marie qu'avec elle je me marie, Inv. DP176

Desenho para a capa da revista "Contemporânea" nº 2

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Desenho para a capa da revista "Contemporânea" nº 2, Inv. DP210

Domingo lisboeta

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Domingo lisboeta, Inv. TP4 B

Domingo lisboeta

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Domingo lisboeta, Inv. TP5 B

Domingo lisboeta

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Domingo lisboeta, Inv. TP6 B

Duplo retrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Duplo retrato, Inv. 62P260

Five O'Clock Tea

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Five O'Clock Tea, Inv. DP204

Greta Garbo en "El beso"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Greta Garbo en "El beso", Inv. DP155

Homenagem a Luca Signorelli

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Homenagem a Luca Signorelli, Inv. 83P61

Maternidade

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Maternidade, Inv. 83P60

Nu (Pintura para o Bristol Club)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Nu (Pintura para o Bristol Club), Inv. 83P59

O Beijo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Beijo, Inv. DP223

O Ponto de Bauhütte

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Ponto de Bauhütte, 1957 / Inv. 83P64

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, Inv. TP1 A

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, Inv. TP2 A

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, Inv. TP3 A

Porta da harmonia

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Porta da harmonia, Inv. 83P65

Quadrante I

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Quadrante I, Inv. 83P63

Relação 9/10

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Relação 9/10, Inv. 83P62

Retrato de Agostinho Fernandes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Agostinho Fernandes, Inv. DP175

Retrato de Fernando Pessoa

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Fernando Pessoa, Inv. 64P66

Retrato de Gonçalo de Mello Breyner

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Gonçalo de Mello Breyner, Inv. DP166

Retrato de José Pacheco

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de José Pacheco, Inv. DP174

Retrato de Manuel de Lima

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Manuel de Lima, Inv. DP198

Retrato de Sarah Affonso

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Sarah Affonso, Inv. DP222

Rondel do Alentejo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Rondel do Alentejo, Inv. DP154

s/título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

s/título, Inv. DP156

Santa Mulher

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Santa Mulher, Inv. DP193

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP216

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP218

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP181

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), Inv. 83P55

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), Inv. 83P56

Sem título [Manicure]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título [Manicure], c. 1928-1930 / Inv. DP219

Sem título [Manicure]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título [Manicure], c. 1928-1930 / Inv. DP219

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP184

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP151

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP169

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP170

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP191

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP194

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP197

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP201

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP203

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP205

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP207

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP208

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP159

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP161

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP162

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP164

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP165

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP213

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP214

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP185

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP173

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP182

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP202

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP199

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP212

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP183

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP206

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP150

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP163

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP171

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP160

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP186

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP187

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP178

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP179

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP226

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, c. 1911-1913 / Inv. DP224

Um homem casado

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Um homem casado, Inv. DP200

Uma senhora muito magrinha

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Uma senhora muito magrinha, Inv. DP177

"O sempre fixe"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"O sempre fixe", Inv. DP189

"Os Dois Sempre Fixes"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"Os Dois Sempre Fixes", Inv. DP209

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P57

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P58

Autorretrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Autorretrato, Inv. DP195

Carta enviada de Paris ao Club das Cinco Cores

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Carta enviada de Paris ao Club das Cinco Cores, Inv. DP167

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928), Inv. 83P1424

Comme vous j'aime une Marie qu'avec elle je me marie

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Comme vous j'aime une Marie qu'avec elle je me marie, Inv. DP176

Desenho para a capa da revista "Contemporânea" nº 2

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Desenho para a capa da revista "Contemporânea" nº 2, Inv. DP210

Five O'Clock Tea

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Five O'Clock Tea, Inv. DP204

Greta Garbo en "El beso"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Greta Garbo en "El beso", Inv. DP155

Maternidade

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Maternidade, Inv. 83P60

Nu (Pintura para o Bristol Club)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Nu (Pintura para o Bristol Club), Inv. 83P59

O Beijo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Beijo, Inv. DP223

O Ponto de Bauhütte

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Ponto de Bauhütte, 1957 / Inv. 83P64

Porta da harmonia

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Porta da harmonia, Inv. 83P65

Quadrante I

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Quadrante I, Inv. 83P63

Relação 9/10

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Relação 9/10, Inv. 83P62

Retrato de Agostinho Fernandes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Agostinho Fernandes, Inv. DP175

Retrato de Gonçalo de Mello Breyner

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Gonçalo de Mello Breyner, Inv. DP166

Retrato de José Pacheco

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de José Pacheco, Inv. DP174

Retrato de Sarah Affonso

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Sarah Affonso, Inv. DP222

s/título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

s/título, Inv. DP156

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP216

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP217

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP218

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP152

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP221

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP181

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), Inv. 83P55

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), Inv. 83P56

Sem título [Manicure]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título [Manicure], c. 1928-1930 / Inv. DP219

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP184

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP151

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP169

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP170

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP172

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP191

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP192

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP194

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP197

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP201

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP203

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP205

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP211

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP215

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP158

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP159

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP161

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP162

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP164

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP165

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP188

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP190

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP213

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP168

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP153

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP173

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP182

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP202

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP199

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP212

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP183

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP206

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP150

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP163

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP171

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP160

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP186

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP187

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP178

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP179

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP226

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, c. 1911-1913 / Inv. DP224

Uma senhora muito magrinha

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Uma senhora muito magrinha, Inv. DP177


Eventos Paralelos

Programa cultural

Ciclo Almada Negreiros

27 set 1984 – 14 out 1984
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Colóquio

Almada

10 out 1984 – 12 out 1984
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Lançamento editorial

Almada [atas]

20 jul 1986
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Exibição audiovisual

Almada. Um Nome de Guerra


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». Eduardo Lourenço
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». José Lima de Freitas
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». Vítor Pavão dos Santos
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». José Saasportes
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». Fernando de Guimarães
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». José-Augusto França e Joel Serrão
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». António Pedro Vicente
Colóquio realizado no âmbito do «Ciclo Almada Negreiros». Rui Mário Gonçalves
António Ramalho Eanes (à esq.), José Sommer Ribeiro (ao centro/ao fundo)
José Sommer Ribeiro (à esq.), António Ramalho Eanes (ao centro), Luís Guimarães Lobato (à dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), António Ramalho Eanes (ao centro), José Azeredo Perdigão (à dir.)
António Ramalho Eanes (à esq.), José Azeredo Perdigão (à esq.), Roberto Gulbenkian (atràs, à dir.), José Sommer Ribeira (à dir.)
José Sommer Ribeiro (ao centro), António Ramalho Eanes (à dir.)
Roberto Gulbenkian (à esq.), Mário Soares (à dir.) e José Blanco (à dir)
António Ramalho Eanes (à esq.), Madalena Azerdo Perdigão (ao centro), José Azeredo Perdigão (à dir.)
Manuela Ramalho Eanes, José Azeredo Perdigão (atrás, à esq.), António Ramalho Eanes (atrás, à dir.)
Manuela Ramalho Eanes, Luís Guimarães Lobato, José Azeredo Perdigão, António Ramalho Eanes, Madalena Azeredo Perdigão, José Sommer Ribeiro (da esq. para dir.)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00051

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência diversa sobre o colóquio «Almada» (publicação). 1984 – 1989

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00822

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém assuntos diversos sobre a publicação «Almada». 1986 – 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00990

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém assuntos diversos sobre a peça de teatro «Almada, Dia Claro». 1984 – 1984

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00899

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém assuntos diversos sobre a peça de teatro «Almada, Dia Claro». 1984 – 1985

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00780

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém assuntos diversos sobre a peça de teatro «Almada, Dia Claro». 1984 – 1985

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00997

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém assuntos diversos sobre a peça «Almada, um Nome de Guerra». 1984 – 1984

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01001

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém assuntos diversos sobre a peça de teatro «Deseja-se Mulher». 1984 – 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00042

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém propostas/resumos das conferências a proferir por cada orador no colóquio «Almada». 1984 – 1984

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00052

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém troca de correspondência com oradores sobre colóquio «Almada». 1985 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15511

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Troca de correspondência com oradores sobre colóquio «Almada». 1970 – 1976

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00092

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém troca de correspondência acerca de convites para a exposição e de empréstimos privados de obras – onde se inclui lista com título, dimensões, técnica e em alguns casos valores de seguros. 1984 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00091

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém troca de correspondência (nomeadamente sobre cartazes, catálogo, fotografias, montagem, seguros, jornais, slides, postais, trabalho de investigação) e recortes de imprensa. 1983 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 00440

Pasta com documentação referente à produção do evento «Almada, Dia Claro». Contém textos para convite e programa. 1984 – 1990

Espólio do CAM, Lisboa / FTD50 a FTD123

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1984

Espólio do CAM, Lisboa / FTD28 a FTD47

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00472

Coleção fotográfica, p.b.: evento associado (FCG-CAM, Lisboa) 1984


Exposições Relacionadas

Botelho

Botelho

1989 / Sede Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

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