Almada Negreiros. Desenhos de Par e Ímpar

Exposição individual de desenhos de Almada Negreiros (1893-1970), pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna. Comissariada por Ana Vasconcelos, esta mostra reuniu um conjunto de trabalhos produzidos ao longo de cinco décadas de atividade, entre 1919 e 1963.
Solo exhibition of drawings by Almada Negreiros (1893-1970) belonging to the Modern Art Centre’s collection. Curated by Ana Vasconcelos, the show brought together a selection of works produced over five decades, between 1919 and 1963.

Exposição de desenhos de José de Almada Negreiros (1893-1970), organizada pelo Centro de Arte Moderna (CAM), em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar.

Apresentada na galeria de exposições do Centro de Arte de Ovar, esta mostra reuniu um conjunto relevante de obras pertencentes à coleção do CAM ou aí em depósito, percorrendo cinco décadas – entre 1919 e 1963 – da produção gráfica de Almada Negreiros.

O título da exposição é explicado pela curadora Ana Vasconcelos nos seguintes termos: «Este conjunto de desenhos apresenta uma parte do léxico almadiano sobre o corpo humano, na sua representação individual, ímpar, e na sua representação mínima coletiva, isto é par.» (Almada Negreiros. Desenhos de Par e Ímpar, 2015, p. 2)

Assim, as obras selecionadas eram reveladoras de diferentes propostas gráficas desenvolvidas por Almada ao longo do seu percurso, centrando-se na representação individual (masculina ou feminina) ou de pares, que denotam uma revisitação constante de certas personagens ou cenas. A figura masculina surgia representada encarnando a personagem de Pierrot ou de Arlequim, mas também do ginasta e do bailarino. Entre estes trabalhos expostos encontrava-se Sem Título (Figura de Homem) (s.d.) (Inv. DEP-AN40), uma figura estilizada de um jovem ginasta, com formas curvilíneas criadas através de um desenho linear simples, conciso e seguro, ao qual se contrapunha, por exemplo, o dinâmico S/ Título (Arlequim) (1925) (Inv. DP151), que revela uma construção bastante distinta, com características cubistas, que o aproximam de alguns desenhos de Picasso.

Tendo em consideração a atividade de Almada no campo da dança, e apoiando-se em algumas das suas afirmações («uma vez é o Pierrot que sonha, outras vezes é o Arlequim que salta, e outras vezes são os dois que não se entendem» – Ibid.), a curadora propunha que estes desenhos fossem também encarados como autorrepresentações do artista multifacetado e seus conflitos internos.

No que dizia respeito à mulher, esta também assumia diversas personagens ou refletia diferentes estereótipos, desde as meninas bem-comportadas – Sem Título (Menina à Varanda) (1933) – à femme fatale sofisticada, passando pelas mulheres que se despiram e serviram de modelo ao artista – Sem Título (Duas Figuras Femininas) (1915) –, ou pelas prostitutas e artistas de circo. Trata-se de figuras construídas com linha sinuosa, conjugada, em alguns casos, com sombreados mais ou menos intensos. Muitas destas personagens, que surgem representadas isoladamente, integram, noutros desenhos expostos, cenas de enamoramento e paixão, fazendo par com arlequins ou marinheiros, estes com forte presença nos desenhos de Almada.

Os numerosos pares apresentados representam relações amorosas entre casais heterossexuais – Sem Título (Par) (1948) (Inv. DEP-AN1), Sem Título (Par Abraçado) (1948) (Inv. DEP-AN85) – e, de forma mais ou menos explícita, homossexuais – «Os Dois Sempre Fixes» (1926) (Inv. DP209), Rondel do Alentejo (1922) (Inv. DP 154) –, mas também relações de trabalho – S/ Título (Manicure) (c. 1928-1930) (Inv. DP219) ou Sem Título (Par de bailarinos) (s.d.) (DEP-AN74). O conjunto de desenhos selecionados mostra uma tendência da representação figurativa para a geometrização, que chega quase à abstração – cf. S/ Título (Par de Bailarinos) ou S/ Título (Par Enlaçado sobre Fundo Alaranjado) (1963) (Inv. GP1009). Entre os desenhos fortemente figurativos encontravam-se composições simples com formas estilizadas, linearmente desenhadas, a par de outras mais complexas e pormenorizadas, que datam do mesmo período.

Por fim, dois exemplos de «um Par de Ímpares», como os designa Ana Vasconcelos. Estes trabalhos – Duplo Retrato (1934-36) (Inv. 62P260) e Sem Título (Lendo Orpheu 2), (s.d.) (Inv. DEP-AN139) – destacavam-se dos restantes, desde logo pelo uso da cor.

Em Duplo Retrato (1934-36), única pintura na exposição, Almada autorretrata-se, na linha de desenhos anteriores, e retrata a sua mulher Sarah Affonso, estabelecendo, como aponta a curadora, «a iconografia […] do seu par». No entanto o seu gesto protecionista, envolvendo-a nos seus braços, é representativo da sua imagem de casal. Diferente é Sem Título (Lendo Orpheu 2), em que cada uma das personagens está imersa na sua leitura e, portanto, em lugares distintos, ainda que fisicamente se encontrem no mesmo local.

Esta exposição foi acompanhada por uma pequena publicação que incluiu um texto da curadora e reproduções de algumas das obras expostas.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

"Os Dois Sempre Fixes"

José de Almada Negreiros (1893-1970)

"Os Dois Sempre Fixes", Inv. DP209

Duplo retrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Duplo retrato, Inv. 62P260

Retrato de Sarah Affonso

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Sarah Affonso, Inv. DP222

Rondel do Alentejo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Rondel do Alentejo, Inv. DP154

s/título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

s/título, Inv. DP156

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. GP1009

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP217

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP218

Sem título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título, Inv. DP221

Sem título [Manicure]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Sem título [Manicure], c. 1928-1930 / Inv. DP219

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP151

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP170

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP172

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP191

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP192

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP197

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP203

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP207

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP208

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP159

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP164

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP190

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP213

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP214

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP1600

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP150

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP157

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP186

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP178

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP226


Publicações


Material Gráfico


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