Exposição Internacional de Instrumentos Antigos

Festival Gulbenkian de Música

Exposição integrada no V Festival Gulbenkian de Música e organizada pelo Serviço de Música e pelo Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, com a colaboração do crítico e musicólogo Santiago Kastner, professor do Conservatório Nacional. Para divulgar a investigação musicológica, foram apresentados instrumentos de várias épocas e proveniências.
Exhibition of musical instruments, spanning several eras and of various origins, included in the 5th Gulbenkian Music Festival. The show intended to promote musicological research and was organised by the Calouste Gulbenkian Foundation’s Music Department and Museum in collaboration with critic, musicologist and professor at the Conservatório Nacional, Santiago Kastner (1908-1992).

Exposição organizada em conjunto pelo Serviço de Música, então dirigido por Maria Madalena de Azeredo Perdigão, e pelo Serviço de Museu da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), dirigido por Maria Teresa Gomes Ferreira, no âmbito do V Festival Gulbenkian de Música. 

Concebida como uma realização cultural que visava «dar a conhecer e a valorizar a música de tempos idos» (Exposição Internacional…, 1961), esta mostra integrou-se numa linha de atuação da FCG cujo objetivo era estimular e divulgar a investigação musicológica. Pretendia-se, então, apresentar «uma visão panorâmica da história da música», através da exibição sistemática de instrumentos musicais representativos de várias épocas (do século XVI ao século XIX) e proveniências (Ibid.).

A narrativa desta exposição centrava-se na apresentação da evolução dos instrumentos, «importante contributo para facilitar a compreensão da música […] e o conhecimento do estilo dos autores». Era ainda dado destaque à sua valorização enquanto objetos, uma vez que «a beleza artística de muitos deles [é] fonte segura de enriquecimento estético e cultural» (Ibid.).

Além de instrumentos, foram expostas tapeçarias e pinturas alusivas à música, «de maneira a documentar a forma por que os instrumentos eram utilizados, o tipo de pessoas que deles se serviam e os géneros de música que nas respectivas épocas se cultivaram, e ainda, nalguns casos, as características de certos instrumentos de que não foi possível conseguir exemplares» (Ibid.). O alargamento da exposição a estas manifestações artísticas foi aplaudido pela crítica, por avolumar «grandemente o interesse visual» da mostra (Ribeiro, Colóquio. Revista de Artes e Letras, n.º 15, out. 1961).

Os instrumentos expostos foram cedidos por várias instituições, nacionais e estrangeiras, e ainda por alguns particulares. As tapeçarias e os quadros foram cedidos, na sua maioria, por museus nacionais.

Refira-se que, no intuito de «contribuir para a valorização do património nacional» e de «prolongar os benefícios culturais da Exposição para além do período da sua abertura ao público», o Conselho de Administração da FCG deliberou promover o restauro de um clavicórdio pertencente ao Museu Regional de Aveiro, de um pequeno órgão pertencente ao Conservatório Nacional e ainda de vários instrumentos de corda e arco (Exposição Internacional…, 1961).

No decorrer da exposição, foram executadas obras de autores antigos nos instrumentos para os quais foram compostas, numa iniciativa intitulada «Quartos de Hora Musicais».

Para a organização desta iniciativa, a FCG recorreu aos serviços de consultadoria do crítico e musicólogo Santiago Kastner (1908-1992), professor do Conservatório Nacional.

Joana Baião, 2015


Ficha Técnica


Eventos Paralelos

Concerto

[Exposição Internacional de Instrumentos Antigos]

9 jun 1961
Palácio Foz
Lisboa, Portugal
Visita oficial

[Exposição Internacional de Instrumentos Antigos]

jun 1961
Palácio Foz
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

As Colecções do Museu Instrumental do Conservatório de Música de Bruxelas

1962
Palácio Foz
Lisboa, Portugal
Programa cultural

V Festival Gulbenkian de Música

12 jun 1961
Teatro-Circo
Braga, Portugal
13 jun 1961 – 26 jun 1961
Teatro Avenida
Coimbra, Portugal
26 jun 1961
Praça Sá da Bandeira
Santarém, Portugal
27 jun 1961
Paço dos Duques de Bragança
Guimarães, Portugal
27 jun 1961
Teatro Aveirense
Aveiro, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Visita à exposição no âmbito da vinda a Portugal do compositor Olivier Messiaen. José de Azeredo Perdigão, Carl Kastner e Olivier Messiaen (da dir. para a esq.)
Visita à exposição no âmbito da vinda a Portugal do compositor Olivier Messiaen. José de Azeredo Perdigão e Olivier Messiaen (da esq. para a dir.)
Visita à exposição no âmbito da vinda a Portugal do compositor Olivier Messiaen. Madalena Perdigão e Olivier Messiaen (da esq. para a dir.)
Visita à exposição no âmbito da vinda a Portugal do compositor Olivier Messiaen. Yvonne Loriod e Olivier Messiaen  (da esq. para a dir.)
Visita à exposição no âmbito da vinda a Portugal do compositor Olivier Messiaen. Yvonne Loriod, Olivier Messiaen  e Carl Kastner (ao fundo)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00099

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência com o Victoria & Albert Museum. 1961 – 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00100

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência sem retorno. 1961 – 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00101

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência relativa a pedidos recusados. 1961 – 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00102

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação relativa aos contactos com o Conservatoire Royal de Bruxelles. 1960 – 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00103

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações sobre contactos estabelecidos com várias instituições portuguesas, assim como fotografia do «Realejo de Mahuha», cedido pela Academia das Ciências de Lisboa, e programa do concerto inaugural da exposição. 1961 – 1961

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03142

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém listagens de obras e materiais, estudo prévio de planificação e desmontagem da exposição, seguros e correspondência variada com instituições parceiras. 1961 – 1961

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT003.8557-75

6 provas, p.b.: aspetos (Palácio Foz, Lisboa) 1961

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT003.28956 a CFT003.29031

76 negativos, p.b.: aspetos (Palácio Foz, Lisboa) 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/012/07-D00947

31 provas, p.b.: aspetos (Palácio Foz, Lisboa) 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0304-D00959

53 provas, p.b.: aspetos (Palácio Foz, Lisboa) 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS-S005-D03652

5 provas, p.b.: visita de Olivier Messiaen e Yvonne Loriod (Palácio Foz, Lisboa) 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS-S005-D03655

1 prova, p.b.: inauguração (Palácio Foz, Lisboa) 1961


Exposições Relacionadas

Gluck

Gluck

1970 / Sede Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

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