Instrumentos Musicais Populares Portugueses

Exposição resultante do projeto etnomusicológico de recolha de instrumentos musicais populares portugueses, elaborado por Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Teve duas edições, e contou com o primeiro documentário realizado para a Fundação de que há registo, com autoria de António Campos.
Exhibition resulting from an ethnomusicological project involving the collection of folk instruments, supported by the Calouste Gulbekian Foundation and carried out by Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990). The show, which was staged twice, included the first recorded documentary shot for the Foundation, produced by filmmaker António Campos.

Com o objetivo de fazer uma recolha de instrumentos musicais populares portugueses, o etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) coordenou o projeto etnomusicológico apoiado pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Deste levantamento e sistematização, resultaram, além da importante monografia consagrada ao tema, duas edições de uma exposição dedicada aos instrumentos musicais populares portugueses. A primeira edição, crendo nos dados que conseguimos obter, realizou-se em 1962, e a segunda, dois anos mais tarde, em 1964, por ocasião do Congresso Nacional do Turismo (Instrumentos Musicais Populares Portugueses I; Instrumentos Musicais Populares Portugueses II).

Sabe-se, pela troca de correspondência entre a diretora do Serviço de Música, Madalena de Azeredo Perdigão, e Ernesto Veiga de Oliveira, que, em março de 1962, foi decidido adiar a exposição até data que não foi possível apurar. Contudo, pela datação do material fotográfico e audiovisual relativo à exposição, ter-se-á realizado ainda nesse ano a sua primeira edição (Arquivos Gulbenkian, MUS 00135). 

Esta mesma ideia é reforçada em informação presente no Relatório e Contas referente ao biénio 1960-1962, em que se menciona que a exposição é organizada por ocasião da reunião, em Lisboa, do Comité Internacional do ICOM para os Museus e Coleções de Instrumentos Musicais, em finais de 1962.

Como não foi localizada a documentação de arquivo sobre a organização e produção destas duas exposições, não é possível o estudo detalhado dos eventos. Há, contudo, documentação fotográfica, datada, do espaço expositivo das duas edições e da conferência proferida por Ernesto Veiga de Oliveira (1964), que terá possivelmente colaborado no comissariado da exposição.

Tratou-se, pois, de pôr «à disposição o material que representa uma das facetas mais ricas, significativas e pitorescas da nossa cultura original», revelando a sua multiplicidade de formas (Oliveira, Colóquio. Revista de Artes e Letras, jul. 1963, p. 27).

O subsídio da FCG, proposto por Jorge Dias (1907-1973) e desenvolvido no terreno por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira (1928), resultou na formação da coleção de instrumentos musicais populares portugueses do Museu Nacional de Etnologia, que já em 1963 contava com um total de 400 peças.

A documentação audiovisual associada a esta exposição reveste-se da maior importância, uma vez que terá sido este o primeiro filme/documentário a ser realizado para a FCG de que há registo (1962), da autoria de António Campos (1922-1999).

Em abril de 1997, foi celebrado um protocolo entre a FCG e a Cinemateca Portuguesa, em que a FCG cedeu a esta instituição pública, em regime de depósito, um conjunto de películas, do qual este filme é parte integrante.

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Música Popular Portuguesa

20 out 1964
[Desconhecido]
Lisboa, Portugal
Congresso / Simpósio

Reunião ICOM. Comissão Internacional para os Museus e Coleções de Instrumentos Musicais (CIMCIM)

nov 1962
Fundação Calouste Gulbenkian / Pavilhão Temporário – Auditório
Lisboa, Portugal

Publicações


Fotografias

Reunião do Grupo de Trabalho do CIMCIM/ICOM
Reunião do Grupo de Trabalho do CIMCIM/ICOM

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00135

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas a transporte, bilhetes de agradecimento dos convidados, brochuras, boletins de inscrição e correspondência. 1960 – 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0306-D00963

8 provas, p.b.: conferência (FCG, Lisboa) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0306-D00964

29 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0312-D00973

40 provas, p.b.: objetos (FCG, Lisboa) 1964

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0312-D00974

12 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1964

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / I04-016

Álbum com provas fotográficas das exposições «Arte Britânica no Século XX» (Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto; SNBA, Lisboa; Associação Académica de Coimbra); «Exposição Documentos e Manuscritos da Música de Minas Gerais» (não estudada); «Exposição Comemorativa do Centenário de Claude Debussy» (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa); «Arte Portuguesa Contemporânea. Pintura, Desenho e Gravura da Colecção Calouste Gulbenkian» (Museu Regional de Angra do Heroísmo e Museu Carlos Machado, Ponta Delgada); «Instrumentos Musicais Populares Portugueses» (FCG, Lisboa); «Temas Musicais nas Obras de Arte do Museu de Arte Antiga» (MNAA, Lisboa); Exposição Itinerante Arte Portuguesa Contemporânea (Sociedade Amor da Pátria) 1962


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