Arte Popular Polaca

Exposição organizada pelo National Etnographic Museum de Varsóvia, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Embaixada da Polónia em Portugal. Com incidência na arte popular polaca, a mostra reuniu cerca de mil peças, em variados suportes, do século XVIII ao século XX.
Exhibition on Polish folk art, featuring approximately one thousand pieces dating from between the 18th and 20th centuries. The show was held at the Calouste Gulbenkian Foundation's Temporary Exhibitions Gallery and was organised by the National Ethnographic Museum, in Warsaw, in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation and the Polish Embassy in Portugal.

Exposição etnográfica sobre a arte popular polaca, com raízes que remontam ao início da Idade Média e cuja salvaguarda passou a ser um imperativo nacional após a Segunda Guerra Mundial.

Organizada pelo Museu de Estado e Etnografia de Varsóvia, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e a Embaixada da Polónia em Portugal, a exposição, nas palavras do pintor Fernando de Azevedo, «teve o grande mérito de nos dar a conhecer, através da escolha de um amplo número de peças, os variados e surpreendentes aspectos em que se expande uma cultura de raiz popular» (Azevedo, Colóquio/Artes, dez. 1977, p. 94).

Com o objetivo de dignificar as artes populares e as práticas artesanais, amiúde subalternizadas nos circuitos institucionais, foram apresentadas na Galeria de Exposições Temporárias (piso 01) da FCG cerca de mil peças dos séculos XVIII a XX, nos mais variados suportes e técnicas, incluindo a pintura, a escultura, a gravura, a tecelagem, a cerâmica, as ferragens ou os acessórios e trajes. A acompanhar estes objetos foram também apresentadas algumas recriações de cerimónias e tradições populares polacas.

Comissariada por Halina Oledzka e com projeto museográfico do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, a exposição foi organizada em três partes, que compreenderam «a arte popular destinada ao próprio meio», «a arte produzida para uso de outros meios sociais» e as «inspirações, […] motivos populares na arte académica e em outros ramos da arte oficial».

O crítico de arte Mário de Oliveira afirmaria publicamente a importância da arte polaca e desta exposição num artigo publicado no jornal O País: «A magnífica exposição de Arte popular polaca que está patente ao público na Gulbenkian é bem reveladora, em alguns aspectos, da sensibilidade do Povo rural polaco, por vezes numa criatividade de uma enorme pureza, bem vincada em algumas esculturas e pinturas que nos fazem sentir em cada obra todo o seu sentimento ou configurações próprias. […] A arte popular que tem servido, tantas vezes, de inspiradora à arte erudita, tem de ser espontânea, sincera e pura e não pode admitir nenhuma espécie de dirigismo.» (Oliveira, O País, 25 nov. 1977)

A receção crítica desta exposição foi muito positiva, contando com uma efetiva divulgação por parte dos meios de comunicação nacionais, em especial da imprensa escrita.

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00111

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência recebida e expedida, orçamentos, recortes de imprensa, elementos para o catálogo, lista de obras e transportes. 1977 – 1978

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01981

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00162

12 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0416-D01216

38 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1977


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.