Ourivesaria Popular Italiana

Exposição dedicada à ourivesaria popular italiana, realizada por iniciativa da Embaixada de Itália em Portugal e pelo Museo Nazionale delle Arti e Tradizioni Popolari, em Roma. Esta mostra itinerante reuniu 615 peças e incluiu um evento etnográfico, uma vez que as obras expostas refletiam uma ampla recolha proveniente de toda a Itália.
Travelling ethnographic exhibition on Italian folk jewellery featuring an extensive selection of 615 pieces representative of all of Italy's regions. The show was an initiative of the Italian Embassy in Portugal together with the Museo Nazionale delle Arti e Tradizioni Popolari, in Rome, in a proposal made to the Calouste Gulbenkian Foundation.

Exposição temporária e itinerante, dedicada à ourivesaria popular italiana, proposta à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) pela Embaixada de Itália em Portugal e pelo Museu Nacional de Arte e Tradição Popular de Roma, a partir do acervo deste último, que contou com a organização do Serviço de Exposições e Museografia da FCG.

O conjunto apresentado foi selecionado entre um total de 3000 peças, que constituem a coleção de ourivesaria popular italiana do Museu Nacional de Arte e Tradição Popular de Roma, tendo sido apresentado em Lisboa, no piso 01 da Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG, um total de 615 peças de ourivesaria, com exemplares de vários modelos de brincos, colares, anéis, pulseiras, alfinetes, espadas, adornos para a cabeça, adornos para vestuário, filigranas, ourivesaria com pedras policromas e pérolas e de ourivesaria de caráter religioso, como amuletos, cruzes e ex-votos.

Além de se assumir como uma exposição de ourivesaria, a mostra apresentava-se também como um evento etnográfico, uma vez que os exemplares apresentados refletiam uma ampla recolha empreendida em todo o território italiano, desde a Lombardia à Sicília, capaz de mostrar a diversidade e a unidade da produção artesanal e do trabalho dos ourives, mesmo que a localização da produção fosse, por vezes, imprecisa.

Na introdução do catálogo, o público é alertado para lapsos metodológicos e informado dos critérios que orientaram a recolha e o registo das fichas de cada objeto, produzidas para a Mostra Etnográfica de 1911, realizada por ocasião do cinquentenário da unificação de Itália. No mesmo catálogo é igualmente confirmada a pertinência da exposição: «Expostas as dificuldades e as consequentes lacunas do trabalho, devidas também a uma total ausência de estudos históricos sobre a ourivesaria popular italiana, queremos agora expor o que não desejámos fazer e o que pelo contrário tivemos intenção de fazer. […] O que quisemos foi situar historicamente todos os tipos que nos foi possível; a partir do estudo da ourivesaria grega, etrusca, romana, bizantina, longobarda, árabe, carolíngia, saxónica, sueva, normanda, da alta e baixa Idade Média em geral, renascentista, barroca, setecentista, oitocentista […]. Eles são sobretudo documentos históricos importantes que testemunham o lento desenvolvimento das classes populares relativamente às classes hegemónicas.» (Ourivesaria Popular Italiana, 1977)

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (à esq.)
Madalena de Azeredo Perdigão, Pedro Tamen e José Blanco (atrás, ao centro)
Exposição «Ourivesaria Popular Italiana»
Exposição «Ourivesaria Popular Italiana»

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00098

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, vigilância, correspondência recebida e expedida, ofícios internos e recortes de imprensa. 1976 – 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01984

6 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00103

9 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0413-D01206

10 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1977


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