As Casas na Coleção do CAM

Exposição que reunia uma seleção de obras da coleção do Centro de Arte Moderna em torno do conceito de casa/habitação/intimidade, cocomissariada por Isabel Carlos e Patrícia Rosas. O discurso expositivo dividia-se em três linhas, que se intersetavam no espaço e correspondiam a diferentes aceções do conceito de casa.
Exhibition of works on the theme of houses/housing/intimacy from the Modern Art Centre’s collection. Curated by Isabel Carlos and Patrícia Rosas, the show was divided into three intersecting lines, each corresponding to a different facet of the concept “house”.

Reunindo uma seleção de obras da coleção do Centro de Arte Moderna (CAM) em torno do conceito de casa como refúgio, espaço arquitetónico ou lugar de intimidade, esta exposição, cocomissariada por Isabel Carlos e Patrícia Rosas Prior, ocupou e transformou o espaço da Nave através da construção de uma espécie de casa coletiva, composta por um conjunto de instalações e esculturas, como Avoiding the Mistral Wind II (2013), de Leonor Antunes (1972), Objecto – Porta (1975), de Ana Vieira (1940-2016), D(OOR), D(AM) (1990), de Pedro Cabrita Reis (1956), e S/Título (2007/08), de Heimo Zobernig (1958), que remetiam para elementos físicos, definidores e modeladores dos espaços domésticos.

O discurso expositivo apoiava-se numa seleção de textos de autores de diferentes épocas e distintas áreas disciplinares e artísticas, como Vitrúvio, Pierre Nora, Marc Augé e Ruy Belo, dividindo-se em três grandes linhas de reflexão: a casa enquanto construção, definidora da fronteira entre mundo exterior e interior. Nas palavras de Ruy Belo: «Só as casas explicam que exista / uma palavra como intimidade» (Belo, Todos os Poemas, Círculo de Leitores, 2000, pp. 212-213). A casa como elemento estrutural das cidades: «Sem casas não haveria ruas / as ruas onde passamos pelos outros / mas passamos principalmente por nós» (Ibid.), e a casa enquanto organismo vivo, mutável, reflexo do seu proprietário, e, portanto, «lugar de memória», na formulação de Pierre Nora, por oposição aos «não-lugares», na designação de Marc Augé, espaços de passagem, com os quais não se estabelece nenhuma ligação (As Casas na Coleção do CAM, 2015, pp. 2, 8-9). Cada uma destas linhas de reflexão foi desdobrada em diferentes abordagens, que refletiam problemáticas diversas.

A exposição iniciava-se no Hall do CAM, com um conjunto de obras de Carlos Botelho (1899-1982), paisagens de Lisboa que mostram a cidade com as suas ruas sinuosas e colinas cobertas de casario colorido, implantado de modo desordenado. Nestas, é quase inexistente a presença humana, reduzida a pequenos apontamentos figurativos, realidade que se estende a muitas das obras pictóricas ou fotográficas expostas neste núcleo.

Referências à cidade, à construção em altura, aos seus «não-lugares», e às relações impessoais que esses contextos potenciam, eram, ao longo da grande Nave, intercaladas com ambientes interiores, íntimos, acolhedores que retratavam os seus moradores ausentes. O confronto de obras dicotómicas como 10 Fotografias (1989-90), de Augusto Alves da Silva (1963), e Al Kantara (2008), de Thomas Weinberger (1964), com Quarto Interior (1993), de Manuel Amado (1938), e Tiempo Sosegado (1985), de Esperanza Huertas (1925-2014), salientava as suas especificidades. As fotografias de Alves da Silva mostram a transformação da paisagem através da arquitetura; a de Weinberger, edifícios ou complexos habitacionais desprovidos de identidade local. As pinturas de Amado e Huertas representam, por sua vez, ambientes confortáveis, moldados aos seus moradores, através de objetos e pertences, sinais de ocupação e marcas de identidade. As relações afetivas que daí advêm eram abordadas através das esculturas Penélope (2000), de Ana Vidigal (1960), ou Yellow Leaf (1989), de Rachel Whiteread (1963).

Por outro lado, a casa como repositório de memórias levou à seleção de um conjunto de trabalhos nos quais o museu (do grego mouseion, que significa «templo» ou «morada das musas»), em particular os museus da Fundação Gulbenkian – Museu Gulbenkian, 2008, de Thomas Weinberger (1964), Albers. Seidler Establishing. Shots, 2012-13, de Narelle Jubelin (1960) –, tem uma presença forte, enquanto lugar de história e da memória coletiva.

Por último, as ruínas – representadas na fotografia Threshold (from «Tenements and Temples» series) (1986), de Deanna Petherbridge (1939) – remetiam para a passagem do tempo, para o fim da casa e o que resta da sua história («as casas nascem vivem e morrem / Enquanto vivas distinguem-se umas das outras / […] / elas morrem não só ao ser demolidas / Elas morrem com a morte das pessoas» – As Casas na Coleção do CAM, 2015, p. 9), mas também para o início, para os alicerces e elementos primordiais. Uma casa sem paredes não é casa, não serve de abrigo. A elementaridade da «cabana primitiva» de Vitrúvio era evocada através de obras como Chão de Cimento (1) (1972), de Ângelo de Sousa (1938-2011), S/Título (1997), de Ana Vidigal (1960), Espelho C (2005), de Waltercio Caldas (1946) ou S/Título (1998), de José Pedro Croft (1957). Nestes trabalhos estão igualmente subjacentes as ideias de cheio e vazio. O elemento do espelho, que é comum às esculturas de Croft e de Carlos Nogueira (1947) (desenho de construção com casa. e céu, 2005), capta para o interior destas a realidade envolvente, enchendo-as de vida.

A vida que anima o interior das casas, isto é, as interações humanas, ou o vazio que o silêncio intensifica, foram outros dos aspetos aprofundados através de trabalhos muito distintos, como as pinturas de Jorge Varanda, um vídeo de Filipa César (1975) (Product Displacement, 2002) e uma escultura de Ana Vidigal (1960) (Penélope, 2000).

Esta exposição não recorria a formas de organização cronológica ou a núcleos temáticos. Partia do ambiente cenográfico formado pelas obras instalativas dispostas ao centro da Nave e desdobrava-se nas referidas linhas de reflexão, que se cruzavam no espaço, potenciando diferentes leituras da mesma obra.

Após o encerramento da exposição «O Círculo Delaunay», esta mostra foi ampliada, estendendo-se às salas A e B do CAM. Aí, foram apresentados trabalhos de Pedro Gomes (1972), Pedro Casqueiro (1959), Pedro Cabrita Reis (1956), Gil Heitor Cortesão (1967), Pedro Calapez (1953), Graça Pereira Coutinho (1949) e Mark Wallinger (1959). Esta alteração terá motivado o prolongamento da exposição por mais dois meses. Para a acompanhar, foi produzida uma pequena publicação, que inclui o texto de Patrícia Rosas Prior e algumas reproduções das obras expostas.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Penélope

Ana Vidigal (1960-)

Penélope, 2000 / Inv. 10E1619

Sem título

Ana Vidigal (1960-)

Sem título, 1997 / Inv. 10P1615

Objecto - Porta

Ana Vieira (1940-2016)

Objecto - Porta, Inv. 89E609

Chão de Cimento (1)

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Chão de Cimento (1), 1972 / Inv. IM1

10 Fotografias

Augusto Alves da Silva (1963-)

10 Fotografias, 1989-90 / Inv. 15FP582 1-10

Entrada da Barra

Carlos Botelho (1899-1982)

Entrada da Barra, 1964 / Inv. 85P377

Interior

Carlos Botelho (1899-1982)

Interior, 1937 / Inv. 83P237

Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa, 1969 / Inv. 68P93

Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa, 1946 / Inv. 83P373

Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa, 1962 / Inv. 62P256

Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa, 1957 / Inv. 64P233

O Tejo

Carlos Botelho (1899-1982)

O Tejo, 1967 / Inv. P974

Tejo e a ponte

Carlos Botelho (1899-1982)

Tejo e a ponte, 1968 / Inv. 85P378

desenho de construção com casa. e céu

Carlos Nogueira (1947-)

desenho de construção com casa. e céu, Inv. 14E1775

Threshold (from "Tenements and Temples" series)

Deanna Petherbridge (1939-)

Threshold (from "Tenements and Temples" series), Inv. 95DE145

Tiempo Sosegado

Esperanza Huertas (1925-2014)

Tiempo Sosegado, 1985 / Inv. 88PE278

Product Displacement

Filipa César (1975-)

Product Displacement, Inv. IM19

Party Room

Gil Heitor Cortesão (1967- )

Party Room, 2012 / Inv. 14P1772

S/Título

Gil Heitor Cortesão (1967- )

S/Título, 1998 / Inv. 99P776

S/Título (Manifestação)

Gil Heitor Cortesão (1967- )

S/Título (Manifestação), 2004 / Inv. 04P1262

Pintura (série Porta Etrusca)

Graça Pereira Coutinho (1949-)

Pintura (série Porta Etrusca), 1989 / Inv. 90P185

S/Título

Heimo Zobernig (1958-)

S/Título, 2007/08 / Inv. EE72

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1660

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1661

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1650

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1655

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1657

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1662

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1647

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1648

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1659

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, Inv. 12P1658

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1651

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1652

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1653

S/Título

Jorge Varanda (1953-2008)

S/Título, 1990 / Inv. 12P1646

Sem título

José Pedro Croft (1957-)

Sem título, 1998 / Inv. 98E673

avoiding the mistral wind II

Leonor Antunes (1972-)

avoiding the mistral wind II, Inv. 14E1766

Villa Mallet Stevens #1#2

Leonor Antunes (1972-)

Villa Mallet Stevens #1#2, Inv. 14E1767

Villa Mallet Stevens #3#4

Leonor Antunes (1972-)

Villa Mallet Stevens #3#4, Inv. 14E1768

Villa Mallet Stevens #5

Leonor Antunes (1972-)

Villa Mallet Stevens #5, Inv. 14E1769

Lace

Lisa Milroy (1959-)

Lace, Inv. 87PE70

In the Café

Lourdes Castro (1930-2022)

In the Café, Inv. 92P300

Letras e duas casas

Lourdes Castro (1930-2022)

Letras e duas casas, Inv. 10P1622

Letras e Pente

Lourdes Castro (1930-2022)

Letras e Pente, Inv. 10P1623

Casa de Banho

Manuel Amado

Casa de Banho, 1982 / Inv. 83P728

Quarto Interior

Manuel Amado

Quarto Interior, 1993 / Inv. 97P529

School - Classroom

Mark Wallinger (1959-)

School - Classroom, 1990 / Inv. 91PE79

Albers. Seidler Establishing. Shots, 2012-13

Narelle Jubelin (1960- )

Albers. Seidler Establishing. Shots, 2012-13, 2012-13 / Inv. 14IM69

Vaisselier Rouge

Patrick Raynaud (1946-)

Vaisselier Rouge, 1979 / Inv. PE43

A Casa do Esquecimento

Pedro Cabrita Reis (1956-)

A Casa do Esquecimento, Inv. 93E301

D(OOR), D(AM)

Pedro Cabrita Reis (1956-)

D(OOR), D(AM), Inv. 94E343

Sem título

Pedro Calapez (1953-)

Sem título, 1986 / Inv. 86P779

Galeria

Pedro Casqueiro (1959 - )

Galeria, 1997 / Inv. 97P527

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1703

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1704

Yellow Leaf

Rachel Whiteread (1963-)

Yellow Leaf, Inv. 91EE43

Al Kantara

Thomas Weinberger (1964-)

Al Kantara, 2008 / Inv. FE96

Museu Gulbenkian

Thomas Weinberger (1964-)

Museu Gulbenkian, 2008 / Inv. FE95

West

Thomas Weinberger (1964-)

West, 2008 / Inv. FE97

Botânica#11

Vasco Araújo (1975-)

Botânica#11, Inv. 15E1793

Botânica#3

Vasco Araújo (1975-)

Botânica#3, Inv. 15E1790

Botânica#5

Vasco Araújo (1975-)

Botânica#5, Inv. 15E1791

Botânica#6

Vasco Araújo (1975-)

Botânica#6, Inv. 15E1792

Espelho C

Waltercio Caldas (1946-)

Espelho C, 2005 / Inv. 13EE80


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Artur Santos Silva, Isabel Carlos e Teresa Patrício Gouveia
Artur Santos Silva (à esq.). Isabel Carlos (ao centro) e Teresa Gouveia (à dir.)

Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 3904

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2015

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 3864

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2015


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