Casa Comum. Obras da Colecção do CAM

Exposição coletiva que reuniu uma seleção de obras da coleção do Centro de Arte Moderna em torno da noção de «casa» e suas diversas aceções. Comissariada por Leonor Nazaré, esta mostra punha em confronto trabalhos em diferentes media, de artistas de gerações distintas, abrangendo um vasto arco temporal, do início do século XX até a atualidade.
Collective exhibition of works on the concept of home and all its meanings selected from the collection of the Modern Art Centre. Curated by Leonor Nazaré, the show contrasted works using diverse media by artists from different generations and covered the beginning of the 20th century to the present day.

Exposição coletiva que reuniu uma seleção de obras da coleção do Centro de Arte Moderna em torno da noção de casa e suas diversas aceções. Comissariada por Leonor Nazaré, esta mostra punha em confronto trabalhos em pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo de artistas de diferentes gerações, abrangendo um vasto arco temporal, do início do século XX até à atualidade.

Ao longo do piso 1 do Centro de Arte Moderna, formavam-se diferentes núcleos, suficientemente abertos e dialogantes para promoverem uma reflexão sobre as dimensões e abordagens que o tema suscita.

A exposição começava com um conjunto de trabalhos de António Areal (1934-1978), José Pedro Croft (1957) e Gil Heitor Cortesão (1967), que remetiam para o arquétipo da casa associado à ideia de contentor, construção que estabelece uma separação entre mundo exterior, espaço público, e ambiente interior, espaço privado. As obras de Croft e Cortesão definem-se como estruturas, ainda que de forma distinta; a de Areal representa uma construção mental; no entanto, todos eles deixam a descoberto o seu interior, vazio, que não é mais que espaço dentro do espaço. Na escultura de Croft – uma estrutura retilínea em ferro galvanizado, com paredes de espelho – assiste-se a uma duplicação do espaço exterior, absorvido para o interior da construção.

A questão dos limites e daquilo que está para além do visível era aprofundada através de um conjunto de pinturas e fotografias de paisagens urbanas e rurais, de artistas como Nadir Afonso (1920-2013), Thomaz de Mello/Tom (1906-1990), António Carneiro (1872-1930), João Abel Manta (1928), José Domingos Alvarez (1906-1942), Pedro Gomes (1972), Thomas Weinberger (1964), entre outros. O que escondem as paredes das casas? O que escondem as fachadas dos prédios, nas quais a padronização apaga a individualidade dos seus moradores? Lugares despersonalizados, onde, aqui e ali, escapam sinais de intimidade, representados na exposição por uma fotografia de Fernando Lemos (1926-2019). Por outro lado, a vida que fervilha no seu interior, que transforma aqueles blocos de cimento em organismos vivos, é expressa nos desenhos a esferográfica de Pedro Gomes.

Com este núcleo de trabalhos era também levantada a questão da casa como elemento transformador da paisagem, mais ou menos dominante, consoante os casos, ao ponto de nas áreas urbanas se tornar definidor da paisagem. A este propósito foram também apresentadas pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1917), Sarah Affonso (1899-1983), Júlio Resende (1917-2011) e Rui Filipe (1928-1997), jogos de formas e volumes que servem as suas pesquisas pictóricas. Estas jogam especialmente com as aberturas, janelas e portas, dando o mote para uma seleção de outros trabalhos como Pintura (série Porta Etrusca) (1989), de Graça Pereira Coutinho (1949), Amazônia (1992), de Julião Sarmento (1948), e outra escultura, em mármore, de José Pedro Croft, que consiste num volume paralelepipédico, irregular, espécie de nicho retangular. Importa ainda notar que estes trabalhos permitiram inserir no discurso expositivo leituras de cariz antropológico. Todas as esculturas, pela sua tridimensionalidade, distribuídas pelo espaço expositivo, reforçam a ideia de abrigo, mais ou menos personalizado, ou de contentor.

O interior da casa como reflexo do indivíduo que aí habita, espaço de liberdade e de sonho, mas também de refúgio e descanso, é descrito ou sugerido em trabalhos de Pedro Cabrita Reis (1956), Pedro Calapez (1953), Mário Eloy (1900-1951), Emmerico Nunes (1888-1968), Manuel Amado (1938-2019), Carlos Botelho (1899-1982) ou Bernardo Marques (1898-1962). Por sua vez, a vida dos objetos, as movimentações e deslocações insignificantes, as sombras e reflexos, que marcam o quotidiano daquele espaço, habitado ou não, eram propostas de reflexão apresentadas através dos trabalhos de Joaquim Bravo (1935-1990) e de Lourdes Castro (1930). Estes, por seu turno, podiam também ser encarados como alusões à morte e ao transcendente, à passagem do tempo, ao fim, à casa como testemunho que permanece, reforçadas pela série Vita Brevis (2000-2001), de Maria Beatriz (1940-2020).

Depois de ter estado patente no Centro de Arte Moderna, esta mostra foi apresentada no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Para acompanhar a exposição foram produzidas duas publicações de diferente alcance. Um catálogo, no qual, além do texto da curadora, são reproduzidas todas as obras expostas, e um caderno de exposição, que apresenta um excerto do texto da curadora e uma seleção de imagens dos trabalhos expostos.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

(Janellas do pescador)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Janellas do pescador), Inv. 77P16

A  casita clara            paysagem

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A casita clara paysagem, Inv. 77P15

Janellas e postigos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Janellas e postigos, Inv. 91P223

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1540

Paisagem: no primeiro plano uma casa numa colina. Ao fundo, no lado direito, chove copiosamente

António Areal (1934-1978)

Paisagem: no primeiro plano uma casa numa colina. Ao fundo, no lado direito, chove copiosamente, 1969 / Inv. 79E1129

Aspecto de rua

António Carneiro (1872-1930)

Aspecto de rua, Inv. 83P980

Alfama

Bernardo Marques (1898-1962)

Alfama, Anos 50 / Inv. 06DP2642

Lisboa

Bernardo Marques (1898-1962)

Lisboa, Anos 50 / Inv. 06DP2657

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, c.1950 / Inv. DP1667

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, c.1953 / Inv. DP1668

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP14

Costa do Castelo

Carlos Botelho (1899-1982)

Costa do Castelo, 1930 / Inv. 92P212

Interior

Carlos Botelho (1899-1982)

Interior, 1937 / Inv. 83P237

Nova York, Rua 53

Carlos Botelho (1899-1982)

Nova York, Rua 53, 1939 / Inv. 80P92

Rua 53, Nova Iorque

Carlos Botelho (1899-1982)

Rua 53, Nova Iorque, 1939 / Inv. 89P180

Porta Rústica

Emmerico Nunes (1888-1968)

Porta Rústica, 1917 / Inv. 80P1494

s/título

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título, 1913 / Inv. 84P48

Janela

Fernando Lemos (1926-2019)

Janela, 1949-52 / Inv. FP210

Product Displacement

Filipa César (1975-)

Product Displacement, Inv. IM19

S/Título

Gil Heitor Cortesão (1967- )

S/Título, 1998 / Inv. 99P776

S/Título

Gil Heitor Cortesão (1967- )

S/Título, 1998 / Inv. 99P777

Pintura (série Porta Etrusca)

Graça Pereira Coutinho (1949-)

Pintura (série Porta Etrusca), 1989 / Inv. 90P185

Lisboa - Casal Ventoso

João Abel Manta (1928-)

Lisboa - Casal Ventoso, 1978 / Inv. 86P1443

Casas Assombradas

Joaquim Bravo (1935-1990)

Casas Assombradas, 1976 - 1985 / Inv. 86P471

Casa antiga

Jorge Barradas (1894-1971)

Casa antiga, Inv. 83P331

O Ponto de Bauhütte

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Ponto de Bauhütte, 1957 / Inv. 83P64

Porta da harmonia

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Porta da harmonia, Inv. 83P65

Casario e Figuras de um Sonho

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Casario e Figuras de um Sonho, Inv. 68P299

Sem título (Aspecto de rua com figuras)

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Sem título (Aspecto de rua com figuras), Inv. 83P664

Sem título (Rua ao Sol)

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Sem título (Rua ao Sol), Inv. 83P83

S/ Título

José Pedro Croft (1957-)

S/ Título, 1986 / Inv. 86E846

Sem título

José Pedro Croft (1957-)

Sem título, 1998 / Inv. 98E673

Amazônia

Julião Sarmento (1948-2021)

Amazônia, Inv. 92E1284

Figuras à mesa

Júlio Resende (1917-2011)

Figuras à mesa, 1956 / Inv. 71P919

Pintura Nº 2

Júlio Resende (1917-2011)

Pintura Nº 2, 1959 / Inv. 83P931

s/título

Júlio Resende (1917-2011)

s/título, (1949) / Inv. 83P672

Sombra deitada de Umberto Spínola

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra deitada de Umberto Spínola, Inv. 84TXP1

Quarto Interior

Manuel Amado

Quarto Interior, 1993 / Inv. 97P529

Paisagem - Casas

Manuel Bentes (1885-1961)

Paisagem - Casas, Inv. 80P757

Homenagem a Almada

Maria Beatriz (1940-2020)

Homenagem a Almada, 1983 / Inv. 84E580

Vita Brevis (série)

Maria Beatriz (1940-2020)

Vita Brevis (série), 2000/1 / Inv. 02FP367

Vita Brevis (série)

Maria Beatriz (1940-2020)

Vita Brevis (série), 2000/1 / Inv. 02FP368

Vita Brevis (série)

Maria Beatriz (1940-2020)

Vita Brevis (série), 2000/1 / Inv. 02FP371

Komposição - Natureza morta

Mário Eloy (1900-1951)

Komposição - Natureza morta, Inv. 83P315

Clérigos

Nadir Afonso (1920-2013)

Clérigos, 1941 / Inv. 83P700

A Casa do Esquecimento

Pedro Cabrita Reis (1956-)

A Casa do Esquecimento, Inv. 93E301

Meus pais deram-me aquilo que podiam, alma da sua diversa

Pedro Cabrita Reis (1956-)

Meus pais deram-me aquilo que podiam, alma da sua diversa, Inv. 95E352

Sem título

Pedro Calapez (1953-)

Sem título, 1982 / Inv. DP1404

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1703

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1704

Casas

Rui Filipe (1928-1997)

Casas, c.1957 / Inv. 58P1114

Prédios e Janela

Sarah Affonso (1899-1983)

Prédios e Janela, Inv. 83P359

Al Kantara

Thomas Weinberger (1964-)

Al Kantara, 2008 / Inv. FE96

New York

Thomaz de Mello (Tom) (1906-1990)

New York, 1950 / Inv. P1518


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

jan 2011 – mar 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Curso

A Obra de Arte Como Lugar. O Conceito de Espaço na Arte Contemporânea

12 mar 2011 – 13 mar 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Galeria Piso 1
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

fev 2011 – mar 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

fev 2011 – mar 2011
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Leonor Nazaré (à esq.)
Emílio rui Vilar (ao centro) e Leonor Nazaré (à dir.)
Graça Morais (à esq.)
Teresa Patrício Gouveia (à esq.), Emílio Rui Vilar (centro, atrás), Leonor Nazaré (ao centro), João Mota Amaral (centro, dir.) e Isabel Carlos (à dir.)

Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00633

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém apólices de seguro, listas de obras para efeitos de seguro, formulário de empréstimos e convite. 2010 – 2011

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / ID: 7545

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2011

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / ID: 7544

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2011


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