Sem título (Fonte de Sintra)

N.º Inv.
ADD603
Data
1990
Materiais e técnicas
Caneta hidrográfica sobre cartão-convite [exposição James Brown] (frente e verso)
Medidas
18 x 29,5 cm
Proveniência
Col. José Luis Porfírio
Inscrições

Sem inscrições

Desenho realizado por António Dacosta, em 1990, sobre um convite para a inauguração da exposição de James Brown na Galerie Lelong, em Paris. Esta obra, na qual observamos um elemento que se repete em várias obras de Dacosta, a Fonte de Sintra, pertence ao museólogo e crítico de arte José Luís Porfírio.

Esta é uma das mais marcantes séries do pintor da década de 1980, onde o diferimento espacial e temporal da memória, enquanto evocação poética, é uma questão central. A série também foi das primeiras a incorporar elementos ou sinais de teor mais figurativo, como também uma maior assimilação da picturalidade, e menos da colagem, sendo decisiva na gestação da mitografia dessa década. A série desenvolveu-se enquanto evocação de um lugar de onde advém a memória e a saudade, sendo recorrente até aos finais da sua produção. A fonte, cujo jato de água se firmava como o verdadeiro signo identificador da série, através de um brasão simplificado num arabesco simétrico, convoca dimensões de purificação e origem. Para Dacosta, as Fontes de Sintra «são metáforas amorosas», e Sintra o «lugar onde melhor senti a magia do jato das águas… o amor em suma» (António Dacosta, declaração no filme António Dacosta – Pintor Europeu das Ilhas, 1984). Sobre o convite, António Dacosta experimentou a caneta hidrográfica ou de feltro em algumas variações da série, uma delas articulando com dois triângulos numa alusão à série Memórias.


Antologia Crítica


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