Duas sereias ao sol na praia” (1982), além de ser parecido

«”Duas sereias ao sol na praia” (1982), além de ser parecido, nas serenas figuras abraçadas, com o dramático guache de 1942-43 “Duas mulheres abraçadas”, é um acrílico sobre tela de grandes dimensões […], onde se evidenciam os impressionísticos contrastes de complementares roxo-amarelo, azul-laranja, verde-rosa, além de certo revivalismo pós-simbolista.

O mesmo se diria de “Está calor em Évora” (1983), com amarelo-vivo e roxo-pálido, e friso de valores contrastantes (orientalizante?). “Pós de perlimpimpim” (1983), fantasia com mulher e macaco, parece libertar-nos de uma dor que nos ficara de “Serenata Açoriana” (1940). […]

A série “Fontes de Sintra” (1980-1982) é só “metáfora amorosa”, diz-me o pintor numa carta, onde esclarece também a força das reminiscências nos signos mais simples, e onde se confirma que, nele, o pensamento visual precede o pensamento discursivo pois antes de tudo mais, António Dacosta é pintor.»

(GONÇALVES, 1983, p. 7)


Bibliografia


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