Fonte de Sintra

N.º Inv.
ADD251
Data
c. 1986
Materiais e técnicas
Tinta acrílica e colagem sobre papel
Medidas
17,7 x 7,2 cm
Proveniência
Col. Cartaxo Mano
Inscrições

Sem inscrições

Esta obra, de 1986, foi exposta pela primeira vez na Fundação Cupertino Miranda em 1999, na exposição «António Dacosta “O Trabalho das Nossas Mãos”», pertencendo na altura à Galeria Ratton. Posteriormente, em outubro de 2006, foi adquirida à galeria por Jorge Bio Mano e Leonor Cartaxo Moreira, passando a integrar a coleção Cartaxo Mano.

Esta é uma das mais marcantes séries do pintor da década de 1980, onde o diferimento espacial e temporal da memória, enquanto evocação poética, é uma questão central. A série também foi das primeiras a incorporar elementos ou sinais de teor mais figurativo, bem como uma maior assimilação da picturalidade, e menos da colagem, sendo decisiva na gestação da mitografia dessa década. A série desenvolveu-se enquanto evocação de um lugar de onde advém a memória e a saudade, sendo recorrente até aos finais da sua produção. A fonte, cujo jato de água se firmava como o verdadeiro signo identificador da série, através de um brasão simplificado num arabesco simétrico, convoca dimensões de purificação e origem. Para Dacosta, as Fontes de Sintra «são metáforas amorosas», e Sintra o «lugar onde melhor senti a magia do jato das águas… o amor em suma» (António Dacosta, declaração no filme António Dacosta – Pintor Europeu das Ilhas, 1984). Neste pequeno estudo o signo surge num formato vertical e esguio, raro na série enquanto modo de composição, sobre um fundo que anunciava a mudança cromática da segunda metade da década de 1980, no caso dominado por azuis escurecidos, entre o azul índigo e o azul da prússia.


Exposições


Bibliografia


Antologia Crítica


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