Rui Sanches. Retrospectiva
Dez anos depois de o Centro de Arte Moderna expor os trabalhos de Rui Sanches sobre papel, inaugurou, em abril de 2001, uma exposição individual retrospetiva que mostrava a relação da escultura com o desenho na obra deste artista. Leonor Nazaré foi a curadora desta exposição.
A exposição ocupava três espaços do Centro de Arte Moderna, começando pelo hall de entrada, que apresentava um conjunto de trabalhos recentes. Prolongava-se então por toda a extensão do piso 1, organizando-se de forma cronológica, com o primeiro núcleo dedicado à produção da década de 1980.
Também foi exposta uma seleção de desenhos, na galeria do piso 0, numa zona da exposição permanente dedicada aos trabalhos sobre papel. A Coleção do CAM encontrava-se representada pelas obras A Marat e Natureza Morta II, no piso 1, e pela escultura Sem título, instalada no hall.
Inicialmente com data de fecho para 19 de julho de 2001, foi prolongada até 2 de setembro por ter sido um grande êxito, com várias referências na imprensa. A exposição foi acompanhada por um catálogo bilingue (PT/EN) com apresentação de Jorge Molder e textos de Leonor Nazaré, Aurora Garcia e Nuno Faria. O catálogo contava também com a reprodução de todas as obras expostas e uma antologia de entrevistas a Rui Sanches.
História das Exposições
No catálogo digital, pode explorar as 1343 exposições de arte organizadas pela Fundação entre 1957 e 2016.
Saber mais